Ministério da Economia - Levante Investimentos

Impasses sobre o Pronampe

Ao contrário do Programa Emergencial de Manutenção do Emprego e da Renda (BEm), que permite a suspensão de contratos de trabalho e corte de jornada dos trabalhadores em tempos de pandemia e que foi reeditado na última quarta (21), o Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Pronampe) segue represado por conta de divergências sobre os custos do programa.

Segundo o ministério da Economia, o volume de recursos autorizados para recriar a linha de empréstimo subsidiado está estimado em 5 bilhões de reais, mas lideranças do Congresso Nacional pedem o dobro deste valor. Com o programa ainda em compasso de espera e pequenas e médias empresas novamente com dificuldades financeiras, a tendência é que seja acordado um valor intermediário – provavelmente, entre 6 e 7 bilhões de reais.

Outra questão em aberto diz respeito à forma jurídica pela qual o Pronampe será retomado: o governo estuda se o caminho mais célere é editar uma nova Medida Provisória (MP) ou se o Projeto de Lei que tramita na Câmara dos Deputados – tendo sido já aprovado pelo Senado – é mais vantajoso. No caso do PL, porém, a iniciativa se tornaria permanente, como uma política oficial de crédito do governo e, por isso, essa alternativa enfrenta resistências da equipe econômica.

Tais impasses frustraram empresários que aguardavam a renovação do Pronampe junto com o BEm e podem, novamente, ser motivo de descontentamento caso o programa não seja renovado no fim desta semana – como havia prometido o governo.

E Eu Com Isso?

Deve haver, em breve, uma resolução sobre a questão do Pronampe até pela necessidade urgente de se prestar auxílio aos pequenos e médios empreendedores. Como já adiantamos em outras ocasiões, o valor gasto com a iniciativa, assim como no caso do BEm, ficará fora do teto de gastos e da meta primária para 2021, mas tem impacto direto no endividamento público brasileiro. Por isso, a postura mais conservadora da equipe econômica no assunto.

Ao cabo, o valor da nova rodada de crédito deve ficar em torno de 6 bilhões de reais, somente um pouco acima da previsão inicial do ministério da Economia. Com pouca distorção fiscal, o mercado não deve reagir à edição do Pronampe.

Este conteúdo faz parte da nossa Newsletter ‘E Eu Com Isso’.

Para ficar por dentro do universo dos investimentos de maneira prática, clique abaixo e inscreva-se gratuitamente!

e-eu-com-isso

Leia também: O enrosco político na questão fiscal | Denise Campos de Toledo.

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook

Recomendado para você

Levante Ideias - Bolsa de Valores
Artigos

Ibovespa sobe em dia de Copom

Mercado Local → Ibovespa 112.282 pontos +1,84% O Ibovespa fechou em forte alta nesta quarta-feira, refletindo o alívio dos mercados em relação à crise da

Read More »
Levante Ideias - Totvs
E eu com isso

Totvs capta 1,44 bi em follow-on

A Totvs (TOTS3) anunciou na manhã desta quarta-feira (22) a aprovação de seu conselho de administração para a realização de oferta pública restrita (follow-on), anunciado

Read More »
Levante Ideias - Banco Central
E eu com isso

As incertezas do Copom

Nesta quarta-feira (22), os organismos encarregados de calibrar os juros no Brasil e nos Estados Unidos vão divulgar dois comunicados decisivos. Por aqui, o Banco

Read More »
Levante Ideias - Congresso Nacional
E eu com isso

Seguindo adiante

Governo e Congresso finalmente chegaram a um acordo com relação ao pagamento de precatórios em 2022, resolvendo o imbróglio que ameaçava o rompimento do teto

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.