Hypera Pharma HYPE3

Hypera (HYPE3): venda da marca Neocopan

A Hypera (HYPE3) fechou nesta semana um acordo com o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) para a venda da sua marca Neocopan para a União Química, de maneira a aprovar a compra da Buscopan.

De acordo com a consultoria do setor farmacêutico IQVA, as receitas obtidas com a Neocopan no ano passado foram próximas a 30 milhões de reais e, como os negócios do segmento farmacêutico costumam ser fechados pelo múltiplo de duas a três vezes o valor das vendas, a expectativa é que a transação deve ter valor de 60 milhões a 90 milhões de reais.

A Neocopan fazia parte da NeoQuímica, segmento da Hypera que trabalha com medicamentos isentos de prescrição (OTC). A sua manipulação costuma estar associada a cólicas e desconfortos abdominais no geral, assim como o Buscopan, remédio mais utilizado pelo brasileiro para esta finalidade.

O negócio foi motivado pela sugestão do Cade para facilitar a aprovação da compra que a Hypera realizou no ano passado da marca Buscopan, e que movimentou cerca de 1,3 bilhão de reais.

A preocupação do órgão é que haja uma concentração neste segmento de medicamentos, visto que o Buscopan detém cerca de 60 por cento deste mercado enquanto a Neocopan é a segunda colocada, com fatia de 8 por cento.

A notícia é positiva para os acionistas e esperamos impacto positivo no preço das suas ações (HYPE3) no curto prazo. Embora seja pouco relevante em termos de tamanho e composição no “portfolio” de marcas, a transação significa um passo adiante na aprovação do Cade no negócio envolvendo a marca Buscopan.

Aqui estamos falando de um pequeno ajuste para que o Cade aprove a transação bem relevante para a Hypera que foi a aquisição da Buscopan.

No ano, as ações da Hypera (HYPE3) recuam 7,7 por cento, desempenho superior ao do Ibovespa que tem perdas de 15,5 por cento em 2020.

A marca Buscopan fatura em média 300 milhões de reais por ano e tem mais de 65 anos de mercado. A Hypera comprou a marca da Boehringer Ingelheim por 1,3 bilhão de reais ainda no fim de 2019.

* Este conteúdo faz parte do nosso boletim diário: ‘E Eu Com Isso?’. Todos os dias, o time de analistas da Levante prepara as notícias e análises que impactam seus investimentos. Clique aqui para receber informações sobre o mercado financeiro em primeira mão.

Leia também: Hypera (HYPE3): Comitê Independente identifica pagamentos indevidos

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook

Recomendado para você

Levante Ideias - Eletrobras
E eu com isso

Medida Provisória aprovada

Foi com um placar apertadíssimo, mas a Medida Provisória 1.031/21, que trata da desestatização da Eletrobras, foi aprovada no Senado Federal. Teve atraso na entrega

Read More »
Levante Ideias - Commodities
E eu com isso

Commodities em alta

A semana se encerra com os investidores refazendo as contas sobre o comportamento dos preços dos ativos físicos, especialmente as commodities. O que está em

Read More »
Levante Ideias - Eletrobras
E eu com isso

Senado aprova MP da Eletrobras

Nesta quinta-feira (17), foi aprovada no Senado a medida provisória (MP) 1.031, que viabiliza a privatização da Eletrobras (ELET3/ELET6). A votação foi apertada, tendo 42

Read More »
Levante Ideias - JBS
E eu com isso

JBS faz aquisição na Europa

Na tarde desta quinta-feira (16), após o fechamento de mercado, a JBS (JBSS3), maior produtora de proteína animal e alimentos processados do mundo, anunciou em

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.

Fechar Menu

Fechar Painel