Levante Ideias - Helbor HBOR3

Helbor (HBOR3) – Resultado do primeiro trimestre de 2020

A Helbor (HBOR3) divulgou nesta terça-feira (16), após o fechamento dos mercados, o resultado do primeiro trimestre de 2020. Os números foram positivos, com destaque para o primeiro lucro líquido registrado após 13 trimestres consecutivos de resultados negativos. Já a receita líquida e a geração de caixa vieram dentro do esperado.

Os principais destaques positivos foram: i) redução do estoque pronto; ii) geração de caixa pelo oitavo trimestre consecutivo de 49,1 milhões de reais; iii) aumento significativo na margem bruta ajustada e; iv) melhora no resultado financeiro reflexo da redução no nível de endividamento.

Do lado negativo, foi possível perceber um aumento considerável no cancelamento de vendas (distratos). Porém, esta informação já era pública desde a divulgação da prévia operacional.

Como a empresa antecipou seus lançamentos para o quarto trimestre de 2019, não houve novos lançamentos no primeiro trimestre deste ano.

Esperamos um impacto positivo no preço das ações da Helbor (HBOR3) no curto prazo. 

Como a Helbor já havia divulgado um resultado operacional em meados de abril, as notícias ruins como o aumento dos cancelamentos de vendas (distratos), por exemplo, já haviam sido absorvidas pelo mercado. O resultado trimestral, porém, trouxe novidades positivas.

A prévia operacional já havia mostrado bons números de vendas contratadas, especialmente vendas de estoques prontos, e volume de entregas, o que de fato impulsionou a geração de caixa no trimestre (49,1 milhões de reais). O volume de vendas atingiu 242 milhões (parte Helbor), o maior volume de vendas dos últimos seis anos, mesmo em um trimestre sem lançamentos.

Apesar disso, os distratos representaram 23,4 por cento das vendas brutas no trimestre, bem acima dos 9,8 por cento registrados no trimestre anterior. O lado positivo é que 72 por cento do forte volume de vendas correspondem a unidades concluídas, o que deve se traduzir em geração de caixa para a companhia.

A receita líquida atingiu 259 milhões de reais no trimestre, aumento de 11 por cento em relação ao primeiro trimestre de 2019. A margem bruta ajustada ficou em 36,8 por cento, significativamente superior aos 30,5 por cento no mesmo período de 2019 e aos 16,4 por cento no quarto trimestre de 2019.

A empresa também conseguiu reduzir as despesas gerais e administrativas no primeiro trimestre, redução de 8 por cento em relação ao primeiro trimestre de 2019.

Na última linha, houve reversão de prejuízo para lucro líquido. No primeiro trimestre de 2020, o resultado líquido do controlador ficou positivo em 5,4 milhões de reais. A melhora foi expressiva se comparado ao primeiro e ao quarto trimestres de 2019, quando foi registrado resultado negativo de 39,2 milhões e 26,9 milhões, respectivamente.

O endividamento bruto total da Helbor era de 1,41 bilhão de reais, dos quais 321 milhões com vencimento nos próximos 12 meses. Entretanto, a companhia declarou ter um caixa de 538,8 milhões, reforçado pelos recursos provenientes de sua oferta pública subsequente de ações (follow-on) realizada em outubro de 2019. A relação dívida líquida sobre patrimônio líquido era de 69 por cento em março deste ano.

Em um primeiro momento, a foto dos números da companhia pode não impressionar, mas a sequência dos resultados deixa claro o processo de retomada operacional que a empresa vive. Embora não tenha havido paralisação no setor de construção e as obras continuem em ritmo normal, a empresa informou que os lançamentos seguem suspensos até que se desenhe um cenário mais claro da atual situação econômica do país e da pandemia do coronavírus.

O segundo trimestre de 2020 deverá ser bem fraco em termos de vendas contratadas, pois os estandes de vendas foram abertos apenas em junho, com queda mais forte nas vendas no segmento de média e alta renda, pois a compra do imóvel “upgrade” foi adiada devido à pandemia da Covid-19.

—— ——

Este conteúdo faz parte da nossa Newsletter ‘E Eu Com Isso’.

Para ficar por dentro do universo dos investimentos de maneira prática, clique abaixo e inscreva-se gratuitamente!

e-eu-com-isso

—— ——

Leia mais sobre a empresa: Números da Helbor.

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook

Recomendado para você

Política sem Aspas, por Felipe Berenguer
Política Sem Aspas

Qual Terceira Via? | Política sem Aspas

Expressão largamente utilizada nos noticiários e na política brasileira, especialmente nesta última década, a “Terceira Via” foi consagrada a partir de teoria elaborada por um

Read More »
Levante Ideias - Câmara dos Deputados
E eu com isso

Rumo ao plenário

Na esteira do que antecipamos nesta quinta-feira (23), a comissão especial da Câmara dos Deputados aprovou a PEC (Proposta de Emenda à Constituição) 32/2020, que

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.