havan eeci

Havan: Suspensão do IPO

Segundo fontes do mercado, a Havan, que teria suas ações listadas no mercado pelo código HVAN3, suspendeu nesta terça-feira (6) a sua oferta de distribuição pública inicial de ações (IPO), conforme aconselhado pelos seus assessores financeiros.

Alguns fatores colaboraram com esta decisão, como: i) elevado grau de incerteza que predomina nos mercados internacionais neste fim de ano devido às eleições nos EUA e a Covid-19 na Europa, ii) risco fiscal doméstico relevante, iii) baixa necessidade de capitalização da companhia no momento, iv) valuation da companhia considerado caro (70 bilhões a 100 bilhões de reais) e v) redução no apetite a risco dos investidores no geral.

Em 2019 a companhia fechou o ano com 140 lojas, receita líquida de 7,9 bilhões de reais e lucro líquido ajustado de 756 milhões de reais. Ao final do 2T20, a companhia contava com 147 lojas em operação, registrou uma receita líquida de 3,2 bilhões de reais e um lucro líquido ajustado de 86 milhões de reais.

A notícia traz poucos impactos em termos de preços no mercado, mas é um termômetro (sinal) de que nem todas aquelas 40 empresas com prospecto registrado na Comissão de Valores Mobiliários (CVM) conseguirão emplacar as suas ofertas públicas iniciais (IPO).

Além da exigência do mercado em termos de qualidade do negócio, há o componente de preço, que certamente pesou na decisão da suspensão do IPO da Havan. O mercado não está disposto a “pagar qualquer preço”, mesmo que seja em negócios sólidos e promissores.

O que também “joga contra” os IPOs neste momento são os preços das empresas já disponíveis no mercado, que em alguns setores estão notadamente descontados.

Seguimos com uma visão construtiva para as ofertas de ações no Brasil. Contudo, acreditamos que a seletividade é fundamental. Assim como nós, mercado passou a adotar critérios mais seletivos após o “oba-oba” das ofertas no início deste ano.

* Este conteúdo faz parte do nosso boletim diário: ‘E Eu Com Isso?’. Todos os dias, o time de analistas da Levante prepara as notícias e análises que impactam seus investimentos. Clique aqui para receber informações sobre o mercado financeiro em primeira mão.

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook

Recomendado para você

Pepsico - Levante Investimentos
E eu com isso

Resultados da PepsiCo

A PepsiCo (PEP) apresentou nesta quinta-feira (15), antes da abertura dos mercados, os seus resultados do primeiro trimestre de 2021. Os números vieram acima do

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.

Fechar Menu

Fechar Painel