Levante Ideias - Tania Rego

Guedes desiste de enviar reforma tributária

Guedes desiste de enviar reforma tributária

O governo Jair Bolsonaro não vai mais enviar uma proposta de reforma tributária ao Congresso. Desse modo, Guedes e sua equipe delegaram a responsabilidade de construção de um texto ao Legislativo. O anúncio da desistência do Planalto foi feito pelo relator do projeto de reforma que tramita na Câmara, Aguinaldo Ribeiro (PP-PB).

Segundo Aguinaldo, a decisão foi combinada com os presidentes das Casas Legislativas, Rodrigo Maia (DEM-RJ) e Davi Alcolumbre (DEM-AP), com senadores e com o próprio ministro da Economia. As modificações devem ocorrer conforme a tramitação da proposta aconteça. Inclusive, é esperada a instalação da comissão mista ainda nesta semana no Congresso.

Ao não enviar um projeto, o governo dá muito mais poder e protagonismo aos congressistas sobre a reforma. Evidentemente, será necessária uma articulação do Executivo, mas muito menor do que se a proposta fosse própria. Por outro lado, fica facilitado o trabalho da comissão mista da reforma tributária. O colegiado agora passa a trabalhar sobre apenas duas PECs diferentes (PEC 45 e 110) e o consenso entre as propostas fica mais próximo.

* Esse conteúdo faz parte do nosso boletim diário: ‘E Eu Com Isso?’. Todos os dias, o time de analistas da Levante prepara notícias e análises que impactam seus investimentos. Clique aqui para receber informações sobre o mercado financeiro em primeira mão.

Leia também: Uma tarde movimentada em Brasília

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook

Recomendado para você

Política sem Aspas, por Felipe Berenguer
Política Sem Aspas

Qual Terceira Via? | Política sem Aspas

Expressão largamente utilizada nos noticiários e na política brasileira, especialmente nesta última década, a “Terceira Via” foi consagrada a partir de teoria elaborada por um

Read More »
Levante Ideias - Câmara dos Deputados
E eu com isso

Rumo ao plenário

Na esteira do que antecipamos nesta quinta-feira (23), a comissão especial da Câmara dos Deputados aprovou a PEC (Proposta de Emenda à Constituição) 32/2020, que

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.