Levante Ideias - Brasilia

Governo apresenta Plano Pró-Brasil

Governo apresenta Plano Pró-Brasil

Encabeçado pelo ministro-chefe da Casa Civil, o general Walter Braga Netto, o governo apresentou, nesta quarta (22) um programa de retomada da economia via investimentos públicos, apelidado de Plano Pró-Brasil.

Segundo Braga Netto, o objetivo é dar “sinergia” às diferentes medidas que vêm sendo implementadas pelos ministérios em resposta aos efeitos negativos da pandemia na economia brasileira. O Planalto prevê 30 bilhões de reais em investimentos públicos (no horizonte de três anos) e 250 bilhões por meio de contratos de concessão à iniciativa privada – gerando um total de cerca de 1 milhão de empregos nas duas frentes. 

Sem a participação de Paulo Guedes no anúncio, membros do Planalto não entraram em detalhes financeiros e apenas passaram uma apresentação de sete slides bastante superficiais. O ministro de Infraestrutura, Tarcísio de Freitas, afirmou que os leilões de concessões devem ser publicados no fim deste ano e também reforçou que o governo não vai dar “nenhuma pirueta fiscal”. Segundo fontes, o plano não conta com o apoio da equipe econômica – Guedes demarcou limites à iniciativa ao comunicar que o programa não poderá desrespeitar o teto de gastos. 

Apesar do suposto impacto fiscal do programa não ser alto – seriam cerca de 10 bilhões de reais por ano, em três anos –, a premissa de maior protagonismo do estado no crescimento vai de encontro com o pensamento liberal de Guedes e da equipe econômica. Na verdade, mal existe espaço no Orçamento para que o plano seja posto em prática. A proposta parece embrionária, mas merece atenção: caso seja levada adiante, o governo terá de explicar muito bem como custeará esses gastos novos sem renunciar à responsabilidade fiscal.

* Este conteúdo faz parte do nosso boletim diário: ‘E Eu Com Isso?’. Todos os dias, o time de analistas da Levante prepara as notícias e análises que impactam seus investimentos. Clique aqui para receber informações sobre o mercado financeiro em primeira mão.

Leia também: Crônica de uma morte anunciada

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook

Recomendado para você

Levante Ideias - Cosan
E eu com isso

Fundo da Cosan amplia portfólio

A Cosan (CSAN3), veículo de investimento (holding) com foco em energia, agronegócio e infraestrutura que controla empresas como Raízen (RAIZ4) e Rumo (RAIL3), anunciou via

Read More »
Levante Ideias - Dinheiro
E eu com isso

Acordo para precatórios

Após uma série de discussões de bastidor, os Três Poderes vão caminhando em direção a uma solução para os precatórios no Orçamento de 2022. A

Read More »
Levante Ideias - Evergrande
E eu com isso

A Evergrande não é tão grande

O conglomerado chinês Evergrande (3333.HK) pode, sem exagero, ser considerado um império. É a segunda maior incorporadora chinesa. Emprega 200 mil pessoas e gera 3,8

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.