Discovery Inc. - Ações - Ibovespa

Fusão entre AT&T e Discovery

Segundo informações de mercado, a AT&T (T) irá anunciar nesta segunda-feira (17), uma combinação de negócios envolvendo seus ativos de mídia. A WarnerMedia (subsidiária da companhia de telecomunicações) deve se juntar à Discovery Inc (DISCA), em um acordo que avalia a primeira em aproximadamente 50 bilhões de dólares.

Acredita-se que a subsidiária de mídia será desmembrada da empresa-mãe, criando, então, uma companhia combinada à parte, com uma estrutura tributária mais eficiente. Os atuais acionistas receberão a sua devida participação na nova companhia.

Em 2015 a companhia adquiriu a DirecTV, uma provedora de pacotes de televisão via satélite por 49 bilhões de dólares. Recentemente, a companhia vendeu 30 por cento da sua participação a um fundo de private equity por 1,8 bilhão de dólares. Em 2018, a companhia adquiriu a Warner, em um acordo superior a 81 bilhões de dólares. A transação elevou o nível de endividamento da companhia, que chegou a operar com uma relação dívida líquida sobre Ebitda (métrica de geração de caixa das operações) acima de 3,5 vezes.

E Eu Com Isso? 

Acreditamos que o acordo pode ser engrandecedor para ambas as companhias, e suas respectivas ações “T” e “DISCA” devem ser positivamente impactadas na sessão desta segunda-feira (17).

Há um claro movimento de consolidação no setor de mídia, diretamente associado às perdas que as companhias com canais de TV por assinatura começam a experimentar nos seus negócios. Segundo dados de consultorias especializadas do setor de telecomunicações, mais de 35 milhões de famílias cancelaram seus planos de televisão por assinatura nos últimos 12 anos.

Neste contexto, há uma corrida rumo ao “streaming”, a nova galinha dos ovos de ouro do setor. Porém, com alguns serviços já consolidados, as companhias mais tradicionais de mídia parecem buscar parcerias, combinações, para ganhar “corpo” e tentar correr contra o tempo. A Netflix e a Amazon, por exemplo, já contam com mais de 200 milhões de assinantes. Estima-se que nos Estados Unidos a penetração (relação entre assinaturas e casas com acesso à internet) é superior a 60 por cento.

A AT&T já conta com um serviço de streaming através do HBO Max, bem como a Discovery, com o Discovery+. Porém, o número de assinantes ainda é baixo, de 44 milhões e 15 milhões, respectivamente. O streaming necessita de alguma escala para diluir o custo da biblioteca e do desenvolvimento/manutenção da tecnologia e da plataforma. Nos primeiros movimentos, então, o negócio é detrator de resultados e uma combinação de negócios pode gerar algum atalho nesta corrida.

Este conteúdo faz parte da nossa Newsletter ‘E Eu Com Isso’.

Para ficar por dentro do universo dos investimentos de maneira prática, clique abaixo e inscreva-se gratuitamente!

e-eu-com-isso

Leia também: Resultado do Banco Pan (BPAN4) do 1T21.

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook

Recomendado para você

Política sem Aspas, por Felipe Berenguer
Política Sem Aspas

Qual Terceira Via? | Política sem Aspas

Expressão largamente utilizada nos noticiários e na política brasileira, especialmente nesta última década, a “Terceira Via” foi consagrada a partir de teoria elaborada por um

Read More »
Levante Ideias - Câmara dos Deputados
E eu com isso

Rumo ao plenário

Na esteira do que antecipamos nesta quinta-feira (23), a comissão especial da Câmara dos Deputados aprovou a PEC (Proposta de Emenda à Constituição) 32/2020, que

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.