Discovery Inc. - Ações - Ibovespa

Fusão entre AT&T e Discovery

Segundo informações de mercado, a AT&T (T) irá anunciar nesta segunda-feira (17), uma combinação de negócios envolvendo seus ativos de mídia. A WarnerMedia (subsidiária da companhia de telecomunicações) deve se juntar à Discovery Inc (DISCA), em um acordo que avalia a primeira em aproximadamente 50 bilhões de dólares.

Acredita-se que a subsidiária de mídia será desmembrada da empresa-mãe, criando, então, uma companhia combinada à parte, com uma estrutura tributária mais eficiente. Os atuais acionistas receberão a sua devida participação na nova companhia.

Em 2015 a companhia adquiriu a DirecTV, uma provedora de pacotes de televisão via satélite por 49 bilhões de dólares. Recentemente, a companhia vendeu 30 por cento da sua participação a um fundo de private equity por 1,8 bilhão de dólares. Em 2018, a companhia adquiriu a Warner, em um acordo superior a 81 bilhões de dólares. A transação elevou o nível de endividamento da companhia, que chegou a operar com uma relação dívida líquida sobre Ebitda (métrica de geração de caixa das operações) acima de 3,5 vezes.

E Eu Com Isso? 

Acreditamos que o acordo pode ser engrandecedor para ambas as companhias, e suas respectivas ações “T” e “DISCA” devem ser positivamente impactadas na sessão desta segunda-feira (17).

Há um claro movimento de consolidação no setor de mídia, diretamente associado às perdas que as companhias com canais de TV por assinatura começam a experimentar nos seus negócios. Segundo dados de consultorias especializadas do setor de telecomunicações, mais de 35 milhões de famílias cancelaram seus planos de televisão por assinatura nos últimos 12 anos.

Neste contexto, há uma corrida rumo ao “streaming”, a nova galinha dos ovos de ouro do setor. Porém, com alguns serviços já consolidados, as companhias mais tradicionais de mídia parecem buscar parcerias, combinações, para ganhar “corpo” e tentar correr contra o tempo. A Netflix e a Amazon, por exemplo, já contam com mais de 200 milhões de assinantes. Estima-se que nos Estados Unidos a penetração (relação entre assinaturas e casas com acesso à internet) é superior a 60 por cento.

A AT&T já conta com um serviço de streaming através do HBO Max, bem como a Discovery, com o Discovery+. Porém, o número de assinantes ainda é baixo, de 44 milhões e 15 milhões, respectivamente. O streaming necessita de alguma escala para diluir o custo da biblioteca e do desenvolvimento/manutenção da tecnologia e da plataforma. Nos primeiros movimentos, então, o negócio é detrator de resultados e uma combinação de negócios pode gerar algum atalho nesta corrida.

Este conteúdo faz parte da nossa Newsletter ‘E Eu Com Isso’.

Para ficar por dentro do universo dos investimentos de maneira prática, clique abaixo e inscreva-se gratuitamente!

e-eu-com-isso

Leia também: Resultado do Banco Pan (BPAN4) do 1T21.

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook

Recomendado para você

Levante Ideias - Banco Central
E eu com isso

O Copom endurece o jogo

O Banco Central (BC) divulgou, nesta terça-feira (22), a Ata da reunião de número 239 do Copom (Comitê de Política Monetária), realizada nos dias 15

Read More »
Levante Ideias - Dinheiro
E eu com isso

Tributação de dividendos

O ministério da Economia bateu o martelo sobre a proposta de tributação de dividendos, a ser enviada dentro das alterações no sistema tributário de renda,

Read More »
Levante Ideias - Google
E eu com isso

Google investigado na Europa

A Comissão Europeia abriu mais uma investigação antitruste para avaliar se o Google (GOOG) violou as regras de concorrência da União Europeia ao favorecer seus

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.

Fechar Menu

Fechar Painel