Levante Ideias - Congresso Nacional

Fusão encaminhada

As conversas entre o DEM e o PSL já estão avançadas para a criação de um novo partido, resultante da fusão das duas siglas. Em reunião ocorrida, nesta quarta-feira (29), dirigentes de ambas as legendas definiram o nome do partido e seu número de urna – respectivamente, União Brasil e 44.

Nesta última semana, ambas as executivas partidárias aprovaram o avanço do processo de fusão. Na próxima quarta (6), diretórios nacionais irão se reunir em Brasília para chancelar o acordo de maneira definitiva e bater o martelo sobre a nova legenda da política brasileira.

Espera-se que o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) oficialize a fusão até fevereiro de 2022, possibilitando que o 44 já esteja presente nas urnas em outubro do ano que vem.

A nova sigla será presidida pelo atual presidente do PSL, Luciano Bivar (PE), e a secretaria-geral ficará com o atual presidente do DEM, ACM Neto (BA).

A tesouraria, por sua vez, será ocupada pelo atual vice do PSL, Antonio Rueda (DF). No âmbito estadual, o DEM deve ficar com o comando de 17 diretórios e o PSL ficará com o restante (12) – tendo, porém, os diretórios do Rio de Janeiro e de São Paulo, considerados os mais fortes da federação.

Uma vez confirmada a fusão, o novo partido terá a maior quantia dos fundos eleitoral e partidário, assim como o maior tempo de rádio e televisão para o pleito do ano que vem.

A bancada ficaria com 81 deputados e se tornaria, de longe, a maior da Câmara dos Deputados – além de quatro governadores e sete senadores.

Dificilmente, contudo, os 81 deputados ficarão na legenda nesta próxima legislatura, uma vez que o PSL acabou rompendo com Bolsonaro e uma parte considerável dos deputados eleitos pela ex-sigla do presidente ainda faz parte dos quadros do partido.

Na próxima janela partidária, que se inicia em março, deve haver uma debandada de bolsonaristas.

Ressalta-se, por fim, que a nova sigla pretende lançar pré-candidatura presidencial, contando, atualmente, com dois nomes de peso: o ex-ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta (DEM-MS) e o atual presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG).

E Eu Com Isso?

A fusão deve ser confirmada já na semana que vem.

No curto prazo, não há efeitos práticos relevantes para o mercado, mas a entrada de uma sigla com caciques de peso e uma bancada legislativa grande pode ser diferencial tanto na corrida eleitoral quanto para os próximos quatro anos de mandato legislativo.

Este conteúdo faz parte da nossa Newsletter ‘E Eu Com Isso’.

e-eu-com-isso

Leia também: Alternativa custosa.

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Recomendado para você

Crypto 101

Altcoins: A melhor opção para o Halving? | Crypto 101

Participe da Comunidade Levante Crypto agora mesmo e fique por dentro das principais notícias desse mercado: https://lvnt.app/uvwfup

Hoje em dia, com o Bitcoin já tendo ocupado seu espaço de mercado, muitas pessoas buscam outras moedas digitais para investir.

Afinal, criptos mais baratas – e fora do radar – possuem um potencial muito maior que o vovô das criptos.

É aí que entram as Altcoins, que cada vez mais vêm ganhando espaço no mercado cripto.

Read More »
Crypto 101

3 Criptos de Inteligência Artificial com alto potencial em 2024 | Crypto 101

Atualmente, é necessário ir além do Bitcoin e do Ethereum para conseguir lucrar de verdade no mercado Cripto, que já começa a se movimentar como uma indústria cada vez mais robusta.
Neste contexto, o setor de Inteligência Artifical em Criptomoedas se apresenta como um dos mais promissores na nova indústria, e projetos como $OCEAN (Ocean Protocol), $FET (Fetch.ai) e $PAAL (Pluto Protocol) emergem como líderes na integração dessas tecnologias de ponta.

Participe da Comunidade Levante Crypto agora mesmo e fique por dentro das principais notícias desse mercado: https://lvnt.app/uvwfup

Read More »
Crypto 101

Ganhe Criptomoedas DE GRAÇA: Conheça os Airdrops de Criptos | Crypto 101 

Airdrops de Criptomoedas é o assunto que vem parando o mercado cripto. Como assim, é possível ganhar criptomoedas DE GRAÇA?!

Basicamente, Airdrops são caracterizados pela distribuição gratuita de tokens para detentores de uma determinada criptomoeda ou membros de uma comunidade específica.

Pela importância que o assunto vem tomando, no Crypto 101 de hoje, vamos abordar as principais características dos airdrops em artigo exclusivo.

Read More »
Crypto 101

O que é Staking de Criptomoedas e como fazer na prática? | Crypto 101

Staking de criptomoedas é um processo pelo qual os detentores de determinadas moedas digitais participam da validação e do consenso das transações em suas respectivas redes blockchain. Em essência, é a prática de bloquear uma certa quantidade de criptomoedas em uma carteira específica para apoiar as operações da rede.

Hoje em dia, para quem busca novas maneiras de operar Cripto, o Staking de Criptomoedas é uma maneira inovadora e com alto potencial.

Participe da Comunidade Levante Crypto agora mesmo e fique por dentro das principais notícias desse mercado: https://lvnt.app/uvwfup

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.