Levante Ideias - B3-Bolsa-de-Valores

Foco nos resultados

Os resultados das grandes empresas americanas começaram a sair. Como é de praxe, as primeiras divulgações relevantes foram as dos bancos. Na terça-feira (13), JP Morgan e Citigroup divulgaram resultados. O Citi apresentou um faturamento de 17,3 bilhões de dólares no trimestre, em linha com as expectativas, que eram de 17,2 bilhões. O lucro, porém, subiu para 3,23 bilhões de dólares ante 1,3 bilhão no segundo trimestre. O resultado esperado para o terceiro trimestre era de cerca de 2,1 bilhões de dólares.

Os bons números continuaram a sair nesta quarta-feira. Os resultados do banco de investimentos Goldman Sachs apresentaram um desempenho semelhante. O lucro por ação no terceiro trimestre foi de 9,68 dólares, bastante acima da expectativa, que era de 5,50 dólares. Outras empresas também vão divulgar seus resultados nesta quarta-feira e nos próximos dias. Os números que serão observados com mais atenção são os das empresas aéreas, vistas como um indicador da velocidade de movimentação da economia.

Em um momento como o atual, em que o mercado mais importante do mundo está indefinido esperando o resultado da eleição presidencial, o trabalho de traçar uma estratégia de investimentos fica muito mais difícil. Especialmente neste ano. Além de ser a mais polarizada em décadas e com a ameaça de ter seus resultados contestado na Justiça, a eleição americana coloca frente a frente dois candidatos com visões bastante diferentes sobre o mercado. O republicano Donald Trump é favorável a impostos baixos para empresas e investidores, e também defende pouco Estado e uma política monetária frouxa. Já o democrata Joe Biden quer mais intervenção, em linha com o que alguns economistas vêm defendendo para compensar os efeitos nocivos da pandemia.

Ambas as visões são conflitantes. E o mercado, que funciona como uma caixa de ressonância das expectativas, vê um aumento da volatilidade. Por isso, é essencial prestar atenção aos resultados das empresas, que são, em última análise, o indicador da saúde da economia.

INDICADORES – O volume de serviços cresceu 2,9 por cento em agosto, na comparação com julho, e chegou à terceira alta seguida, acumulando crescimento de 11,2 por cento no período. Esse resultado, porém, ainda não foi suficiente para recuperar as perdas de 19,8 por cento entre fevereiro e maio. Já em relação a agosto de 2019, o volume de serviços recuou 10 por cento, sexta taxa negativa seguida nessa base de comparação. No acumulado em 2020, a queda é de 9 por cento. Em 12 meses, o recuo é de 5,3 por cento. Os dados são da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), divulgada nesta quarta-feira (14) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

INDICADORES 2 – A prévia do Indicador de Incerteza da Economia (IIE-Br) da Fundação Getulio Vargas sinaliza uma queda de 1,8 ponto em outubro, para 144,0 pontos. O resultado representaria uma desaceleração da tendência de queda em relação ao mês passado. Após o sexto mês em queda, o IIE-Br devolveria 70 por cento da alta de 95,4 pontos observada no bimestre março-abril.

O dia promete ser volátil devido ao vencimento dos contratos de índice na B3, evento que eleva o volume de negócios e que tende a ampliar as oscilações de preços. Nos primeiros momentos, os contratos futuros de Ibovespa operam perto da estabilidade, em leve alta.

Importante lembrar que a partir de 03/11 a Bolsa passa a negociar das 10 às 18 horas, sem ter aftermarket.

* Este conteúdo faz parte do nosso boletim diário: ‘E Eu Com Isso?’. Todos os dias, o time de analistas da Levante prepara as notícias e análises que impactam seus investimentos. Clique aqui para receber informações sobre o mercado financeiro em primeira mão.

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook

Recomendado para você

Levante Ideias - Votação
E eu com isso

Reforma eleitoral

Nesta quarta-feira (23), chega à Câmara dos Deputados uma das três frentes do projeto de reforma eleitoral, liderado pela deputada Margarete Coelho (PP-PI), que promove

Read More »
Levante Ideias - Selic
E eu com isso

A Selic ameaça a bolsa?

Está lá, em todos os livros-texto que tratam de investimentos. Juros e bolsa apresentam movimentos opostos. Quando os juros sobem, a atividade econômica desacelera. O

Read More »
Levante Ideias - 3R Petroleum
E eu com isso

Aquisição da 3R Petroleum

A 3R Petroleum (RRRP3) anunciou, na manhã desta terça-feira (22), a aquisição da Duna Energia, detentora e operadora dos campos de Ponta do Mel e

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.

Fechar Menu

Fechar Painel