Levante Ideias - Federal Reserve

Foco nos resultados e no Fed

Os resultados das empresas americanas referentes ao terceiro trimestre estão provocando uma melhora do humor dos investidores internacionais nesta manhã.

A semana havia começado tensa devido às más notícias econômicas da China. A economia do país asiático cresceu 4,9% no terceiro trimestre em relação ao mesmo período de 2020. Em relação ao segundo trimestre deste ano, o avanço do PIB (Produto Interno Bruto) chinês foi de apenas 0,3%, um resultado abaixo do esperado.

Mesmo assim, a reação do mercado na segunda-feira (18), quando o indicador foi divulgado, não foi tão negativa quanto o esperado.

Isso deveu-se basicamente aos bons resultados das empresas americanas no terceiro trimestre, que começam a ser divulgados. Os números do segundo trimestre foram bons, mas isso decorreu de fatores exógenos às próprias companhias.

Mantendo ou não um desempenho razoável, os resultados das empresas abertas foram beneficiados pela base de comparação, tanto em relação ao primeiro trimestre de 2021 quanto em relação ao segundo trimestre de 2020, períodos ainda afetados pelas medidas de restrição.

Havia o temor de que, com uma relativa normalização da economia durante o terceiro trimestre, o desempenho das empresas abertas não fosse tão positivo.

No entanto, não é isso que está ocorrendo. Na semana passada, os resultados dos bancos americanos vieram bons, melhorando as expectativas.

Agora, o que os investidores querem saber é como foi o desempenho das empresas mais ligadas à economia real, cujas atividades são mais influenciadas pela eventual escassez de suprimentos e por restrições pontuais à movimentação.

Os prognósticos são positivos. Os resultados da Johnson & Johnson animaram os investidores, elevando as cotações nesta manhã.

Federal Reserve

Para além dos resultados das empresas, há uma questão envolvendo Jerome Powell, presidente do Federal Reserve (Fed), o banco central americano.

Powell teria vendido um valor entre US$ 1milhão e US$5 milhões em ações no fim de outubro do ano passado, dias antes de uma forte queda nas ações. A baixa deveu-se à não prorrogação de medidas de estímulo à economia, que eram esperadas pelos investidores.

Há algumas semanas, Robert Kaplan, presidente do Federal Reserve Bank de Dallas, e Eric Rosengren, presidente do Federal Reserve Bank de Boston, renunciaram a seus cargos por terem negociado com ações em um momento no qual o Fed tomou medidas de estímulo à economia, que influenciaram nas cotações.

Com isso, aumentam as dúvidas sobre uma eventual recondução de Powell para mais um mandato à frente do Fed. O cargo terá de ser entregue na semana que vem.

E Eu Com Isso?

Apesar da alta lá fora, a incerteza política e econômica no Brasil está fazendo os contratos futuros do Ibovespa recuarem nesta manhã.

As notícias são negativas para a bolsa.

Este conteúdo faz parte da nossa Newsletter ‘E Eu Com Isso’.

e-eu-com-isso

Leia também: O Fed inicia sua dieta.

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook

Recomendado para você

Levante Ideias - Congresso Nacional
E eu com isso

Auxílio aprovado

A Medida Provisória 1.061/21, publicada no início de agosto para instituir o programa Auxílio Brasil, foi aprovada nesta quinta-feira (25) na Câmara dos Deputados, por

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.