reforma da previdência

Finalmente, a reforma administrativa

Finalmente, a reforma administrativa

O presidente Jair Bolsonaro afirmou na segunda-feira (17) que a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da reforma administrativa está pronta para ser enviada ao Congresso. Fez coro à sua declaração o ministro da Secretaria de Governo, Luiz Eduardo Ramos, prevendo que a reforma deve ser entregue aos deputados e senadores na próxima quinta-feira (20).

O ministro Ramos é responsável pela articulação política do Executivo com o Congresso e deve se reunir nesta terça-feira com os outros ministérios para alinhar a entrega do texto. Ele afirmou que a PEC deve trazer novidades na área de avaliação de desempenho e de capacitação de servidores, entre outras. O presidente Bolsonaro, por sua vez, destacou a necessidade de extinção de profissões do setor público consideradas “ultrapassadas” – reforçando, mais uma vez, que nada mudará para os atuais quadros do funcionalismo público.

A proposta de Guedes é entregar uma PEC com princípios mais abrangentes sobre a reforma da administração pública, deixando o detalhamento das normas para a legislação infraconstitucional.

Há uma grande expectativa acerca da entrega da proposta do governo. O setor público precisa urgentemente de uma reformulação de carreiras, além de representar o segundo maior gasto de governos (em todas as esferas), atrás apenas da Previdência. Apesar de considerar extremamente improvável a aprovação da reforma administrativa em 2020, a entrega do projeto é um avanço para que o tema possa começar a ser debatido entre Legislativo, grupos da sociedade civil e governo.

* Esse conteúdo faz parte do nosso boletim diário: ‘E Eu Com Isso?’. Todos os dias, o time de analistas da Levante prepara notícias e análises que impactam seus investimentos. Clique aqui para receber informações sobre o mercado financeiro em primeira mão.

Leia também: Propostas de reformas até o Carnaval

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook

Recomendado para você

Levante Ideias - Congresso Nacional
E eu com isso

Não olhe para Brasília

Agosto, mês de desgosto. Esse velho ditado indica que os prognósticos para o oitavo mês do ano não são dos melhores. Há várias explicações para

Read More »
Levante Ideias - Congresso Nacional
E eu com isso

Terreno perigoso

Após o diagnóstico sobre a cifra elevada de pagamento de precatórios no Orçamento de 2022, os dois principais articuladores do governo (Ciro Nogueira, do PP

Read More »
Levante Ideias - Petróleo
E eu com isso

Resultados da BP do 2T21

A gigante do petróleo BP (BP) apresentou nesta segunda-feira (2), após o fechamento dos mercados, seus resultados do 2T21. Os números vieram fortes, bem acima

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.