Levante Ideias - Construção

Eztec: prévia do 4T20

Na noite de sexta-feira (15), a Eztec, uma das maiores construtoras do país, divulgou suas prévias operacionais para o último trimestre de 2020, após o fechamento de mercado.

Os principais destaques positivos foram:

i) Volta do crescimento de lançamentos no 4T20 em relação à paralisação em meados de 2020, alcançando 381 milhões de reais em VGV (Valor Geral de Vendas) neste trimestre, contra 0 no 2T20 e 206 milhões de reais no 3T20, totalizando 1,15 bilhão de reais em 2020.

ii) Os distratos continuam em níveis baixos em comparação ao ano de 2019, que já obteve números baixos, alcançando apenas 118 milhões de reais no acumulado de 12 meses no 4T20.

Os destaques negativos foram:

i) Patamar de vendas líquidas menor que o ano de 2019, chegando a 1,193 bilhão de reais em 2020, contra 1,56 bilhão de reais no ano anterior, com o ritmo de vendas que foi afetada de maneira significativa principalmente no 2T20, com o fechamento dos estandes de vendas devido à pandemia.

ii) Índice VSO (Vendas Sobre Oferta), que indica a velocidade de vendas dos empreendimentos, de 37,8 por cento em 2020, contra 45,2 por cento do ano anterior, mesmo com lançamentos acumulados da companhia em menor patamar que 2019.

A companhia divulgou seu guidance de lançamentos para os anos 2020-21 em Fato Relevante, no começo de Outubro/20, indicando cerca de 4,5 bilhões de reais em VGV para o acumulado dos dois anos, o que indica uma previsão de lançamentos em forte ritmo para este ano de 2021, no intervalo de 2,8 a 3,3 bilhões de reais, cerca de 70 por cento maior que o ano de 2019.

E Eu Com Isso?

Os números de 2020 não indicam um grande resultado para a companhia que, pelo guidance projetado de lançamentos, aposta no período de 2021 em diante mais promissor que 2020.

A Eztec tem um histórico de foco na rentabilidade, com disciplina de alto nível, acima dos demais concorrentes do segmento de média e alta renda, de modo que a retomada forte de lançamentos, após anos sem grandes investimentos, é um bom indicativo de aquecimento do setor imobiliário, especialmente na região metropolitana de São Paulo.

Apesar do desempenho sem grandes surpresas e velocidade de vendas ainda baixa em relação a seus pares de mercado, a companhia conseguiu uma redução no valor de seus estoques, medidos pela metragem total disponível em relação a 2019. Além disso, a Eztec, por conservadorismo, contabiliza as vendas relacionadas ao programa habitacional (a Casa Verde Amarela / Minha Casa Minha Vida) apenas após o repasse integral na planta, o que ajusta para baixo o seu nível de vendas.

Esperamos impacto positivo no preço das ações (EZTC3) no curto prazo, com o entendimento de que, apesar do ritmo das vendas mais lenta que 2019, a disciplina histórica da companhia, novos formatos de financiamento oferecidas atuando no segmento mais resiliente (média e alta renda) possam trazer resultados positivos nos períodos subsequentes para a Eztec.

Continuamos a preferir as empresas o setor de média e alta renda no segmento imobiliário na B3, em detrimento das empresas expostas ao segmento de baixa renda e ao programa Minha Casa, Minha Vida.

Este conteúdo faz parte da nossa Newsletter ‘E Eu Com Isso’.

Para ficar por dentro do universo dos investimentos de maneira prática, clique abaixo e inscreva-se gratuitamente!

e-eu-com-isso

Leia também: Mitre Realty (MTRE3) divulga prévia do 4T20.

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook

Recomendado para você

Levante Ideias - Totvs
E eu com isso

Totvs capta 1,44 bi em follow-on

A Totvs (TOTS3) anunciou na manhã desta quarta-feira (22) a aprovação de seu conselho de administração para a realização de oferta pública restrita (follow-on), anunciado

Read More »
Levante Ideias - Banco Central
E eu com isso

As incertezas do Copom

Nesta quarta-feira (22), os organismos encarregados de calibrar os juros no Brasil e nos Estados Unidos vão divulgar dois comunicados decisivos. Por aqui, o Banco

Read More »
Levante Ideias - Congresso Nacional
E eu com isso

Seguindo adiante

Governo e Congresso finalmente chegaram a um acordo com relação ao pagamento de precatórios em 2022, resolvendo o imbróglio que ameaçava o rompimento do teto

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.