(Foto: Jose Cruz / Ag Brasil)

Expectativas sobre o veto

Após segurar o veto, à espera da aprovação do reajuste para policiais do Distrito Federal, o presidente Jair Bolsonaro deve sancionar ainda nesta quinta-feira o projeto de socorro federal a Estados e municípios para o combate ao coronavírus. 

Após mudanças na Câmara dos deputados, diversas categorias de servidores ficaram fora da contrapartida ao auxílio, que previa o congelamento de salários até o fim de 2021. A pedido do ministro da Economia, Paulo Guedes, o presidente deve vetar os reajustes. 

O atraso para sancionar a lei e o esperado veto sobre o reajuste de servidores também se dão por conta de negociações com o Centrão, novo aliado do governo, além de questões técnicas – da forma como o texto foi escrito, todas as categorias, sem exceção, seriam impedidas de ter reajustes. Nesse contexto, o Planalto estaria trabalhando para buscar alguma alternativa para liberar o reajuste a algumas categorias de seu interesse e vetar para outras. 

Assim, a equipe do governo tenta contornar a situação ou por meio de um novo projeto de lei, autorizando possíveis reajustes para policiais e para profissionais da saúde, ou por meio do pagamento de benefícios, como licença prêmio e outros recursos. 

A solução acima agradaria tanto Guedes quanto o Congresso, evitando que o veto fosse derrubado. O ministro da Economia, porém, não teria seu desejo (de congelamento de todas as categorias) 100 por cento atendido. 

Com o provável anúncio do veto hoje, restará saber qual será a estratégia que o governo deve implementar para não ter essa iniciativa derrubada posteriormente pelo Congresso. Ainda, a análise do veto será bom termômetro para inaugurar o relacionamento entre Executivo e Centrão. Diante das idas e vindas envolvendo os servidores, o veto – ainda que parcial – é positivo para a situação fiscal do País.

* Este conteúdo faz parte do nosso boletim diário: ‘E Eu Com Isso?’. Todos os dias, o time de analistas da Levante prepara as notícias e análises que impactam seus investimentos. Clique aqui para receber informações sobre o mercado financeiro em primeira mão.

Leia também: O veto de Bolsonaro

Compartilhe

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.

Recomendado para você

Votação em Senado
E eu com isso

Votação da Lei de Falências

A nova Lei de Recuperação Judicial e Falência, apelidada de Lei de Falências no Congresso, será pautada nesta quarta (25) em plenário no Senado Federal.

Read More »
Bull Market EECI
E eu com isso

Ninguém segura o touro

Os números mostram que o Ibovespa retomou seu fôlego em novembro. No mês, até a terça-feira (24), a alta acumulada é de 16,9 por cento.

Read More »
Fechar Menu

Fechar Painel