Levante Ideias - Aeroporto

Expectativa para Leilão de Aeroportos

Hoje (21) deverá ser aprovada a abertura de consulta pública para a 7ª rodada de concessões de aeroportos pela Anac (Agência Nacional de Aviação Civil).

Segundo os termos da mesma, é estimado investimentos na ordem de R$ 8,5 bilhões para 16 terminais divididos em três blocos, incluindo Congonhas (SP) e Santos Dumont (RJ), com o contrato de operação tendo vigência de 30 anos.

O leilão terá como lance mínimo de outorga o valor R$ 897 milhões para os três lotes, montante o qual ainda poderá aumentar devido à concorrência na disputa.

Ademais, as ganhadoras do certame ainda deverão pagar ao governo uma outorga variável todos os anos, de cerca de 6,89% a 15,54% da receita de cada bloco.

Ainda, estima-se também o pagamento de 1,9 bilhão direcionado a cobertura do plano de demissões voluntárias da Infraero, uma vez que, como a mesma ficará sem grandes terminais ao final do leilão, seus atuais empregados não terão mais a possibilidade de realocação para outras unidades.

Em relação à duração da consulta pública, é estimado que esta dure cerca de 45 dias, com a Anac enviando os editais e estudos de viabilidade para o TCU (Tribunal de Contas da União) após receber as contribuições dos interessados na disputa.

Após a publicação do edital definitivo, é esperado um prazo de 70 dias para a realização do certame, com o mesmo devendo ocorrer entre abril e junho de 2022.

E Eu Com Isso?

A notícia é positiva para o setor. Entre os terminais a serem leiloados estão Congonhas (SP) e Santos Dumont (RJ), considerados últimas “joias da coroa” no controle da estatal Infraero, razão pela qual é esperada a participação de grandes investidores no leilão.

Nesse contexto, vemos como potenciais candidatos grandes operadores de infraestrutura no país, como a suíça Zurich Airport, a espanhola Aena, a alemã Fraport, a francesa Vinci Airports e a Changi Airports International, de Cingapura.

Este conteúdo faz parte da nossa Newsletter ‘E Eu Com Isso’.

e-eu-com-isso

Leia também: CCR pode investir em Cumbica.

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook

Recomendado para você

Levante Ideias - Congresso Nacional
E eu com isso

Auxílio aprovado

A Medida Provisória 1.061/21, publicada no início de agosto para instituir o programa Auxílio Brasil, foi aprovada nesta quinta-feira (25) na Câmara dos Deputados, por

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.