Levante Ideias - Evergrande

Evergrande ameaça bancos internacionais

O fantasma da crise de 2008 começa a aparecer com o avanço da crise da gigante imobiliária chinesa, a Evergrande. A companhia tem mais de US$ 300 bilhões de dívida, e já declarou que não vai conseguir cumprir alguns de seus compromissos de curto prazo.

A escala do problema é quase inimaginável para nós. Atualmente, a companhia tem mais de 800 projetos em mais de 300 cidades chinesas, e precisa entregar quase 1 milhão de apartamentos já vendidos.

À medida que a crise se desenvolve, começam a sair notícias relacionadas. Possivelmente, BlackRock, UBS e HSBC são grandes detentores de títulos da companhia, posto que todas têm divisões que investem em mercados emergentes de maior risco ou créditos asiáticos.

Além disso, o PCC (Partido Comunista Chinês) começa a tomar atitudes de ordem macroeconômica. Só na semana passada, o Banco Central da China injetou 90 bilhões de yuans na economia em apenas um dia, o equivalente a quase US$ 14 bilhões, a fim de minimizar os efeitos da possível crise desencadeada pelo default na Evergrande.

E Eu Com Isso?

O problema de ordem operacional da gigante da construção civil reacendeu a preocupação com o tamanho da dívida privada chinesa.

O principal medo é que um possível calote da companhia gere um “efeito-dominó” em toda a economia, transbordando a preocupação para os diversos outros setores da matriz produtiva do país.

No ano, as ações da Evergrande já recuam mais de 84% na Bolsa de Hong Kong.

Este conteúdo faz parte da nossa Newsletter ‘E Eu Com Isso’.

e-eu-com-isso

Leia também: A incógnita da China.

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook

Recomendado para você

Levante Ideias - Congresso Nacional
E eu com isso

Auxílio aprovado

A Medida Provisória 1.061/21, publicada no início de agosto para instituir o programa Auxílio Brasil, foi aprovada nesta quinta-feira (25) na Câmara dos Deputados, por

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.