EUA - Estados Unidos

EUA: Feriado e Resultados

Como em toda 3ª segunda-feira de janeiro, os Estados Unidos param para celebrar o “Dia de Martin Luther King”. Logo, não haverá negócios no mercado de ações nesta segunda-feira (18), o que deve refletir também na redução da liquidez em outros mercados.

Nesta semana, a tendência é que a cena macroeconômica dê espaço à agenda micro, na medida em que a temporada de resultados do quarto trimestre acelere. Na última sexta-feira (15), os grandes bancos JPMorgan Chase (JPM), Wells Fargo (WFC) e o Citigroup (C) estrearam a temporada de resultados do quarto trimestre de 2020.

Os resultados foram um pouco decepcionantes na linha de cima do resultado (receitas), mas os lucros vieram bem acima das expectativas. Os principais direcionadores dos resultados foram a reversão das provisões realizadas ao longo de 2020 bem como as operações de investment banking e corretagem.

Mesmo assim, as ações JPM, WFC e C recuaram 1,8 por cento, 7,8 por cento e 6,9 por cento, respectivamente, na última sexta-feira (15).

E Eu Com Isso?

Nós acreditamos que a temporada de resultados nos Estados Unidos deve “ditar o tom” dos mercados americanos nesta semana e influenciar conjuntamente no desempenho das bolsas globais ao longo dos próximos dias.

Ao nosso ver, os bancos deixaram alguma sinalização positiva com a reversão realizada, muito embora as cifras sejam tímidas frente a todo montante “guardado” em 2020 e os seus comunicados façam questão de destacar certa prudência com os próximos trimestres.

Os executivos do JPMorgan, inclusive, fizeram questão de “datar” o “fim da crise”. Eles esperam uma melhora substancial da economia daqui 2 trimestres, durante o verão americano.

Pautas como as vacinas e os estímulos foram bastante explorados nestes resultados. Também há um certo ar de que as coisas poderiam ter sido bem piores, dado que o PIB dos Estados Unidos deve recuar “apenas” 4 por cento em 2020, “menos pior” que as estimativas realizadas ao longo dos últimos 10 meses.

Sobre o desempenho ruim das ações na sexta-feira (15), há uma certa realização de lucros após o “rally” dos últimos 3 meses: as ações do Citibank (C) sobem 50,5 por cento no período; Wells Fargo, 40,8 por cento e JPMorgan, 37,5 por cento. O S&P 500 sobe 8,1 e o Dow Jones 7,7 por cento.

Alguns fatores idiossincráticos também justificam a queda mais acentuada no caso de Wells Fargo e Citigroup. A linha de receitas abaixo do esperado pode ter sido a faísca para uma realização mais forte nestas ações na última sessão, mas bem longe de apagar os ganhos na janela de investimento de 90 dias.

Este conteúdo faz parte da nossa Newsletter ‘E Eu Com Isso’.

Para ficar por dentro do universo dos investimentos de maneira prática, clique abaixo e inscreva-se gratuitamente!

e-eu-com-isso

Leia mais: O pacote de Biden.

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook

Recomendado para você

Levante Ideias - Russia Ucrania
E eu com isso

O impacto da crise na Rússia

A tensão nos mercados internacionais de commodities e de energia segue crescendo devido às ameaças de uma invasão russa à Ucrânia. A estimativa é que

Read More »
Posto de gasolina - Levante
E eu com isso

PEC dos combustíveis

Ainda em fase de elaboração, a PEC (Proposta de Emenda à Constituição) que deve possibilitar a redução de tributos para baratear o custo dos combustíveis

Read More »
Levante Ideias - IBM
E eu com isso

Resultados da IBM (IBM) do 4T21

A IBM (IBM), uma das maiores empresas de TI do mundo, apresentou nesta segunda-feira (24), após o fechamento do mercado, seus resultados do 4T21. Os

Read More »
Levante Ideias - Embraer
E eu com isso

Novas vendas da Embraer

Na manhã desta segunda-feira (24), a fabricante de aviões Embraer (EMBR3) anunciou a assinatura de contrato para a venda de 20 aeronaves da família E2

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.