Analisando dados no computador

Estudo sobre ações Small Caps

Estudo sobre ações Small Caps

Um estudo elaborado por Frederico Mesnik, CEO da gestora de recursos Trígono Capital, comparou o desempenho do Ibovespa e do índice Small Caps nos últimos 10 anos.

A principal conclusão do estudo é que as ações Small Caps, companhias de menor valor de mercado e liquidez das ações, têm risco menor: volatilidade de 22 por cento no período, comparado a 27 por cento para o Ibovespa.

Outra conclusão importante é que o índice de Small Caps (SMLL) tem mais consistência: superou o Ibovespa em 68 por cento do tempo em termos de desempenho trimestral no período de 10 anos.

Uma terceira conclusão é que as ações Small Caps precisam de menos tempo para se recuperar das grandes crises no mercado, como por exemplo o “Joesley Day”, quando ambos os índices caíram 10 por cento, mas o SMLL precisou de apenas 44 pregões para se recuperar, enquanto o Ibovespa levou 58 sessões para atingir o mesmo patamar.

Por último, as 74 ações do índice Small Caps (SMLL) possuem menor liquidez que o Ibovespa: 1 bilhão de reais por dia comparado ao volume de 12,2 bilhões do Ibovespa, mas tem liquidez considerável para o investidor pessoa física.

E Eu Com Isso?

O desempenho do índice SMLL é bem positivo em 2019: alta de 50,1 por cento, comparado à valorização de 28,1 por cento para o Ibovespa no ano.

Acreditamos que essas ações são uma das melhores classes de ativos em termos de relação risco e retorno nos investimentos.

Os três motivos para o nosso otimismo com as ações Small Caps são: maior potencial de crescimento de lucros das empresas, teses de investimento que estão fora do radar dos grandes fundos de investimento e maior potencial de valorização das ações.

A gestão ativa é muito importante para uma carteira de ações, pois através da escolha certa de ativos e da diversificação, possibilita um retorno superior ao índice de referência (SMLL).

A carteira Small Caps da Levante, sob a responsabilidade do especialista de ações, Eduardo Guimarães, apresenta valorização de 77,4 por cento desde o início (12/02/2019), comparado à valorização de 17,05 por cento do Ibovespa no período.

Clique aqui para conhecer mais sobre a estratégia de Small Caps da Levante.

Leia também: Saiba a diferença entre ações e fundos de ações

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook

Recomendado para você

Assinatura de documento - fechamento
E eu com isso

Acordo no Orçamento

Após semanas de intensa discussão, o governo e o Congresso fecharam um acordo para solucionar o impasse envolvendo o Orçamento de 2021, aprovado com despesas

Read More »
Linx (LINX3) - Levante Investimentos
E eu com isso

Resultado da Linx (LINX3) do 4T20

A empresa de softwares Linx (LINX3) apresentou nesta segunda-feira (19), após o fechamento do mercado, os resultados do último trimestre de 2020. Como regra, as

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.

Fechar Menu

Fechar Painel