A Deliveroo, companhia em que a Amazon (AMZN) possui participação minoritária, estreou nesta quarta-feira (31) na Bolsa de Londres (London Stock Exchange) em queda de aproximadamente 28,5 por cento.
A precificação da companhia na oferta já dava indícios de um possível arrefecimento no interesse do mercado europeu pelas ações. Ela acabou sendo precificada no piso da faixa indicativa, que ia de 3,90 libras por ação a 4,60 libras por ação. Com a queda na estreia, a Deliveroo é avaliada agora em aproximadamente 8 bilhões de dólares.
A companhia busca replicar o sucesso de algumas companhias de delivery de comidas no mundo, como a DoorDash (DASH) nos Estados Unidos, a Uber Eats (UBER), que possui forte atuação na capital inglesa, entre outras. A Just Eatakeway também é uma forte concorrente da Deliveroo, mas ainda não possui capital aberto.
A oferta, que também era vista como uma espécie de teste para a bolsa de Londres competir com a Nasdaq e a bolsa de Hong Kong na atração de companhias “tech”, que parece não ter atraído o interesse esperado.
Em 2020 a companhia apresentou uma receita líquida superior a 1,7 bilhão de euros, crescimento de 54 por cento na comparação anual. Enquanto isso, o prejuízo líquido foi de 223 milhões de euros, menor que os 317 milhões de euros do ano anterior. A companhia opera em mais de 12 países, incluindo países asiáticos e o Oriente Médio.
E Eu Com Isso?
Acreditamos que a notícia é levemente negativa para a Amazon, mas sem impactos relevantes no preço das ações (AMZN) devido à posição minoritária na companhia. Outros fatores devem prevalecer nas oscilações dos preços no curto prazo.
As decisões judiciais no campo trabalhistas em prol dos motoristas da Uber (UBER) no país podem ter atrapalhado na precificação, dado que tem um potencial enorme de reduzir margens operacionais, o retorno sobre o capital e os fluxos de caixa do negócio. Há também o componente de risco, dado que é um ponto de grande incerteza de como serão as decisões contra as plataformas daqui para frente.
Outra incerteza é a recorrência das taxas de crescimento observadas nos últimos trimestres. Com a reabertura da economia, é possível que o ritmo de crescimento dos deliverys desacelere.
O IPO veio para medir o apetite de risco dos investidores europeus pela companhia com perfil “tech”, cujo modelo de negócio ainda não se paga e o valor (levando-se em consideração o critério de geração de caixa livre) está todo nas expectativas dos resultados futuros. A julgar pela estreia da Deliveroo (ROO), o europeu ainda gosta bastante do tradicionalismo na análise de ações.
Para o investidor pessoa física, fica o alerta para as operações de “flipagem” – participação em ofertas apenas e exclusivamente com a intenção de vender as ações no primeiro dia de negociação. Como observamos, embora essa estratégia pareça promissora e infalível, nem sempre o desfecho é feliz.
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