Levante Ideias - Escada do dólar

Estímulos para a alta

O terceiro trimestre se encerrou com o pregão brasileiro em um clima otimista, algo que deve continuar na primeira sessão do quarto trimestre de 2020. Na véspera, o Ibovespa fechou com uma forte alta devido à desistência, por parte do governo, de financiar o Renda Cidadã com recursos dos títulos precatórios (LEIA MAIS ABAIXO, EM POLÍTICA). Nesta quinta-feira (1), os contratos futuros do índice americano S&P 500 estão em alta. O que sustenta os preços é a possibilidade de o Congresso americano aprovar o pacote de estímulo de 1,5 trilhão de dólares cuja tramitação encontra-se emperrada há várias semanas.

O secretário do Tesouro, Steven Mnuchin, disse que teve discussões “produtivas” com a presidente da Câmara, Nancy Pelosi, em meio a relatos de que a discordância entre os republicanos e a oposição democrata agora é de “apenas” 600 bilhões de dólares em sua visão do tamanho do pacote. Porém, ambos os lados concordam que o pacote deve conter uma nova rodada de cheques de auxílio para as famílias, que os analistas veem como a chave para sustentar os gastos do consumidor. Não é a única notícia positiva. Também está em discussão uma ajuda específica de 20 bilhões de dólares para as empresas aéreas americanas, importantes para a manutenção da atividade econômica, o que garantiu um fôlego extra aos pregões.

A alta ocorreu apesar de problemas pontuais na Bolsa de Tóquio, que foi obrigada a interromper os negócios nesta quinta-feira, e apesar do fechamento dos mercados de Xangai e de Hong Kong devido a um feriado nacional. Essas suspensões de negócios reduziram a liquidez, mas a perspectiva de um acordo e a divulgação de indicadores econômicos positivos melhoraram o humor.

INDICADORES 1 – os gastos do consumidor nos EUA subiram 1,0 por cento em agosto, confirmando as projeções de que os consumidores continuaram a aumentar os gastos em agosto. No entanto, a renda caiu em termos agregados, principalmente por causa do fim da ajuda governamental para trabalhadores desempregados. Os gastos do consumidor são o principal impulsionador do crescimento na maior economia do mundo, fornecendo dois terços da demanda econômica. Os fortes gastos do consumidor ajudaram a impulsionar a economia no terceiro trimestre, encerrado na quarta-feira.

INDICADORES 2 – os pedidos iniciais de seguro-desemprego caíram para 837 mil na semana encerrada em 26 de setembro, uma diminuição de 36 mil pedidos em relação ao resultado revisado da semana anterior. A média móvel de quatro semanas foi 867,25 mil pedidos, uma diminuição de 11,75 mil pedidos em relação à média revisada da semana anterior. A taxa de desemprego caiu para 8,1 por cento na semana encerrada em 19 de setembro, diminuição de 0,6 ponto percentual em relação à taxa revisada da semana anterior.

Enquanto a economia global não dá sinais sustentáveis e inequívocos de recuperação, os investidores ficarão à espera de notícias positivas, como a aproximação de um acordo no Congresso americano e a retirada de propostas errôneas como a do uso de dinheiro de precatórios, no Brasil. Como essas notícias vieram, espera-se um pregão positivo no início do quarto trimestre. Os contratos futuros do S&P 500 estão abrindo em alta de quase 1 por cento e os contratos futuros de Ibovespa operam levemente negativos, perto da estabilidade.

* Este conteúdo faz parte do nosso boletim diário: ‘E Eu Com Isso?’. Todos os dias, o time de analistas da Levante prepara as notícias e análises que impactam seus investimentos. Clique aqui para receber informações sobre o mercado financeiro em primeira mão.

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook

Recomendado para você

Política sem Aspas, por Felipe Berenguer
Política Sem Aspas

Qual Terceira Via? | Política sem Aspas

Expressão largamente utilizada nos noticiários e na política brasileira, especialmente nesta última década, a “Terceira Via” foi consagrada a partir de teoria elaborada por um

Read More »
Levante Ideias - Câmara dos Deputados
E eu com isso

Rumo ao plenário

Na esteira do que antecipamos nesta quinta-feira (23), a comissão especial da Câmara dos Deputados aprovou a PEC (Proposta de Emenda à Constituição) 32/2020, que

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.