Levante Ideias - Engie-Div

Engie Brasil: resultados 3T20

A Engie Brasil (EGIE3) apresentou nesta quinta-feira (5), após o fechamento dos mercados, o seu resultado do terceiro trimestre. O resultado veio regular, com receita um pouco abaixo do esperado e Ebitda e lucro líquido em linha com as estimativas.

A receita líquida total foi de 3,2 bilhões de reais, 28,7 por cento a mais que no 3T19. Contudo, quase a totalidade do aumento se deve a um ajuste contábil no registro das receitas com construção do segmento de transmissão de energia. Excluindo as receitas deste segmento (considerando apenas geração de energia, trading e painéis), a receita líquida foi de 2,4 bilhões de reais, estável em relação ao 3T19.

O Ebitda, métrica normalmente utilizada para medir o potencial de geração de caixa operacional da companhia foi de 1.432 milhões de reais, 9,4 por cento a menos que no 3T19. Porém, no resultado do ano passado houve ganhos não recorrentes na ordem de 321 milhões de reais. Desconsiderando-os, o Ebitda da Engie aumentou 13,6 por cento.

Por fim o lucro líquido foi de 490 milhões de reais, 34 por cento a menos que no 3T19. Desconsiderando o não-recorrente do 3T19, a queda foi menor, de 7,7 por cento.

O resultado da Engie foi regular, em linha com as expectativas. Por conta disso, esperamos um desempenho próximo ao Ibovespa na sessão desta sexta-feira (5), dado que as ações (EGIE3) apresentaram desempenho acima do índice setorial de energia elétrica e do Ibovespa na semana (alta de 8,6 por cento contra 7,9 por cento e 7,2 por cento, respectivamente).

A respeito das operações, a energia vendida foi de 9.617 GWh (4.355 MW médio de potência), 4,3 por cento a menos que no 3T19 e um pouco abaixo do esperado. Já o preço médio dos contratos (líquidos de tributos sobre a receita) foi de 196,6 reais por MWh, 3,8 por cento a mais que na comparação anual.

Na parte do resultado operacional (Ebitda), a Engie começa a se beneficiar dos resultados da Transportadora de Gás (TAG), que passou, por meio da equivalência patrimonial, 102 milhões de reais no resultado.

Na última linha, o resultado foi afetado pelo aumento nas despesas financeiras de 95,4 por cento devido, principalmente, na variação da linha de concessões a pagar, afetada pelo reajuste do IGP-M de 9,3 por cento no trimestre.

Apesar do resultado mediano, destacamos a resiliência da Engie e das suas linhas de negócio. No ano a sua energia vendida, por exemplo está estável, enquanto o Ebitda e lucro líquido apresentam alguma variação positiva. O resultado parcial de 2020, em especial considerando o aspecto da pandemia no nível de produção e consequentemente na demanda por energia elétrica no Brasil deve ser destacado pelo mercado.

Acreditamos que o desempenho das ações no ano (queda de 13,2 por cento contra queda de 12,9 por cento do Ibovespa e de 1,5 por cento do índice setorial de energia) não refletem os bons fundamentos da empresa.

* Este conteúdo faz parte do nosso boletim diário: ‘E Eu Com Isso?’. Todos os dias, o time de analistas da Levante prepara as notícias e análises que impactam seus investimentos. Clique aqui para receber informações sobre o mercado financeiro em primeira mão.

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook

Recomendado para você

Levante Ideias - Selic
E eu com isso

Fim de festa ou ponto de compra?

As decisões do Copom (Comitê de Política Monetária) e do Federal Reserve (Fed, o banco central americano) divulgadas na quarta-feira (16) vieram ao encontro das

Read More »
Levante Ideias - Dinheiro
E eu com isso

Reajuste para servidores

Na contramão do que foi acordado com o ministério da Economia e de olho nas eleições de 2022, o presidente Bolsonaro pediu ao ministro Paulo

Read More »
Levante Ideias - Tik Tok
E eu com isso

ByteDance (TikTok): Dados Financeiros

Segundo informes financeiros enviados aos empregados e divulgados pelo Wall Street Journal, a ByteDance, dona do aplicativo TikTok e outros, apresentou forte crescimento de resultados

Read More »
Levante Ideias - Banco Inter
E eu com isso

Inter na disputa das corretoras

Em meio a um acirramento da disputa no mundo das corretoras, com XP (XP:NASDAQ) e BTG Pactual (BPAC11) competindo pelos escritórios de agentes autônomos (AAIs), o

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.

Fechar Menu

Fechar Painel