Enauta - ENAT3 - Levante Investimentos

Enauta (ENAT3): Resultado do 4T20

A Enauta (ENAT3) divulgou na noite de quarta-feira (30), após fechamento do mercado, seus números referentes ao quarto trimestre de 2020. O resultado veio levemente acima das expectativas em suas linhas de receita, Ebitda e lucro líquido, apontando recuperação na margem Ebitda (métrica de geração de caixa operacional).

A receita líquida apresentou uma contração de 53,8 por cento no ano contra ano, totalizando 186,9 milhões de reais no 4T20, acima das expectativas. A receita foi impactada por uma menor produção no trimestre, com um recuo de 49 por cento na comparação anual, registrando 1,3 milhão de boe (barris de óleo equivalente).

A produção média diária do período sofreu especialmente devido a problemas operacionais no FPSO do Campo de Atlanta. Em fevereiro de 2021 houve a retomada da produção em Atlanta, com previsão de retorno de outros dois poços do Sistema de Produção Antecipada (SPA) no segundo semestre do ano.

Houve também um aumento significativo no seu custo de extração na comparação anual, de 145 por ano, totalizando 40,8 dólares por barril. No acumulado do ano, esse avanço foi mais brando, de apenas 5 por cento, contabilizando 21,7 dólares por barril.

O Ebitda da Enauta, excluindo as despesas de exploração com poços secos ou sub-comerciais, registrou um recuo de 47 por cento na comparação anual, totalizando 137,3 milhões de reais no quarto trimestre. A margem Ebitda, por sua vez, apresentou avanço de 9 pontos percentuais, encerrando o 4T20 registrando 73,5 por cento.

O lucro líquido da companhia apresentou uma queda de 68,7 por cento no ano contra ano, totalizando 38,2 milhões de reais no trimestre. No acumulado do ano, esse recuo foi de 32,6 por cento, registrando 124 milhões de reais. Esse resultado ocorreu principalmente em função de: i) redução da receita; ii) variação cambial, principalmente sobre os contratos de arrendamento; iii) incorporação de 20 por cento de participação da Dommo na Atlanta Field B.V.; e iv) crédito fiscal devido à decisão favorável para exclusão do ICMS da base de cálculo do PIS/Cofins.

Como outros destaques, a Enauta ainda realizou a aquisição de 30 por cento de participação em 4 blocos terrestres na Bacia do Paraná na Oferta Permanente da Agência Nacional do Petróleo (ANP). Adicionalmente, também firmou acordo com a Barra Energia para assumir 100 por cento de participação no Campo de Atlanta, sujeita à aprovação da Agência Nacional do Petróleo (ANP).

Por fim, para o ano fiscal de 2020, a Administração propôs uma distribuição de dividendos total de 51 milhões de reais, equivalente a aproximadamente 0,19 real por ação – um retorno em dividendos de 1,2 por cento. A proposta será ainda submetida pelo Conselho de Administração à Assembleia Geral Ordinária em 30 de abril de 2021 e contempla o valor do dividendo mínimo obrigatório estipulado no estatuto social da Companhia.

E Eu Com Isso?

A companhia apresentou números melhores que o esperado em suas principais linhas, sinalizando uma recuperação de sua operação. Dessa forma, esperamos um impacto positivo no preço das ações da Enauta (ENAT3) para o curto prazo.

O último trimestre de 2020 também foi marcado pelo início da implementação da nova estratégia da companhia, com foco em construir um portfólio de maior variedade de oportunidades. Desta forma, o investimento realizado no período aumentou de forma substancial, 300 por cento na comparação anual, totalizando 7,2 milhões de dólares no 4T20.

Em relação ao seu nível de endividamento, a Enauta reportou redução de 13,8 por cento de sua dívida total no ano contra ano, totalizando 217 milhões de reais no encerramento do ano. Devido também a um maior saldo de caixas e equivalentes, (+0,5 por cento no ano contra ano), sua dívida líquida foi negativa no período.

No tocante ao seu guidance para 2020, a companhia ficou abaixo de sua meta de produção média diária para Atlanta, com piso de 18 mil barris por dia, atingindo 17,2 mil barris por dia. Para 2021, a Enauta recalibrou suas projeções (guidance), estimando uma produção média de 14 mil barris por dia.

Adicionalmente, a companhia estima para 2021 um investimento em exploração, desenvolvimento e produção na ordem de 40 milhões de dólares, aumentando para 105 milhões de dólares para 2022. Ambas as projeções, ressalta, possuem margem de variação negativa e positiva de 20 por cento.

Este conteúdo faz parte da nossa Newsletter ‘E Eu Com Isso’.

Para ficar por dentro do universo dos investimentos de maneira prática, clique abaixo e inscreva-se gratuitamente!

e-eu-com-isso

Leia também: Petrobras virando o jogo.

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Recomendado para você

Crypto 101

Altcoins: A melhor opção para o Halving? | Crypto 101

Participe da Comunidade Levante Crypto agora mesmo e fique por dentro das principais notícias desse mercado: https://lvnt.app/uvwfup

Hoje em dia, com o Bitcoin já tendo ocupado seu espaço de mercado, muitas pessoas buscam outras moedas digitais para investir.

Afinal, criptos mais baratas – e fora do radar – possuem um potencial muito maior que o vovô das criptos.

É aí que entram as Altcoins, que cada vez mais vêm ganhando espaço no mercado cripto.

Read More »
Crypto 101

3 Criptos de Inteligência Artificial com alto potencial em 2024 | Crypto 101

Atualmente, é necessário ir além do Bitcoin e do Ethereum para conseguir lucrar de verdade no mercado Cripto, que já começa a se movimentar como uma indústria cada vez mais robusta.
Neste contexto, o setor de Inteligência Artifical em Criptomoedas se apresenta como um dos mais promissores na nova indústria, e projetos como $OCEAN (Ocean Protocol), $FET (Fetch.ai) e $PAAL (Pluto Protocol) emergem como líderes na integração dessas tecnologias de ponta.

Participe da Comunidade Levante Crypto agora mesmo e fique por dentro das principais notícias desse mercado: https://lvnt.app/uvwfup

Read More »
Crypto 101

Ganhe Criptomoedas DE GRAÇA: Conheça os Airdrops de Criptos | Crypto 101 

Airdrops de Criptomoedas é o assunto que vem parando o mercado cripto. Como assim, é possível ganhar criptomoedas DE GRAÇA?!

Basicamente, Airdrops são caracterizados pela distribuição gratuita de tokens para detentores de uma determinada criptomoeda ou membros de uma comunidade específica.

Pela importância que o assunto vem tomando, no Crypto 101 de hoje, vamos abordar as principais características dos airdrops em artigo exclusivo.

Read More »
Crypto 101

O que é Staking de Criptomoedas e como fazer na prática? | Crypto 101

Staking de criptomoedas é um processo pelo qual os detentores de determinadas moedas digitais participam da validação e do consenso das transações em suas respectivas redes blockchain. Em essência, é a prática de bloquear uma certa quantidade de criptomoedas em uma carteira específica para apoiar as operações da rede.

Hoje em dia, para quem busca novas maneiras de operar Cripto, o Staking de Criptomoedas é uma maneira inovadora e com alto potencial.

Participe da Comunidade Levante Crypto agora mesmo e fique por dentro das principais notícias desse mercado: https://lvnt.app/uvwfup

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.