Levante Ideias - eletrobras

Eletrobras (ELET3/ELET6): Pagamento de dividendos intermediários

Em 29 de janeiro, o conselho de administração da Eletrobras (ELET3) anunciou um pagamento de dividendos intermediários de 2,3 bilhões de reais a ser efetuado em 19 de fevereiro aos acionistas que constarem na base acionária de 03 de fevereiro de 2021 (“data de corte”).

Nesta data, serão pagos os seguintes proventos por ação, respeitando essa ordem de prioridade de pagamento: 2,07 reais por ação preferencial classe A (ELET5); 1,57 reais por ação preferencial da classe B (ELET6); e 1,43 reais por ação ordinária (ELET3). A partir de 04 de fevereiro, as ações da companhia serão negociadas sem o direito a esses dividendos intermediários (“ex-direito”).

O montante é referente ao resultado do exercício encerrado em 31 de dezembro de 2018. A companhia não realizou a distribuição de dividendo no período com o objetivo de constituir reservas para desalavancagem e preservação de caixa. Dessa forma, a decisão de distribuição dos dividendos intermediários hoje decorre da revisão da situação financeira da companhia e de sua liquidez.

E Eu Com Isso? 

Acreditamos que a notícia é positiva para os acionistas da Eletrobras. Desse modo, esperamos uma reação positiva para as ações da companhia (ELET3/ELET6) no curto prazo, justificada pelo com retorno em dividendos (dividend yield) de aproximadamente de 5 por cento.

Conforme o comunicado da Eletrobras, a distribuição de dividendos é uma sinalização de confiança da diretoria na atual saúde financeira da companhia. Nos últimos anos, como reflexo da gestão responsável e acertada do ex-CEO Wilson Ferreira, a Eletrobras conseguiu revitalizar seu balanço, recuperar seus resultados e equilibrar sua geração de caixa. Como elemento desse processo, houve retenção de lucros registrados no período para constituição de reservas e capitalização da companhia, limitando os proventos distribuídos.

A Eletrobras tem endividamento controlado, com relação dívida líquida/EBITDA de 1,9 vezes ao final de setembro de 2020.

Nessa nova fase vivenciada pela Eletrobras, com seu quadro financeiro equacionado, a empresa poderá aproveitar as reservas acumuladas para distribuições extraordinárias. Esse mecanismo será útil para otimização da estrutura de capital e realização das distribuições que ficaram represadas em 2018 e 2019 em decorrência da estratégia financeira comentada anteriormente.

Este conteúdo faz parte da nossa Newsletter ‘E Eu Com Isso’.

Para ficar por dentro do universo dos investimentos de maneira prática, clique abaixo e inscreva-se gratuitamente!

e-eu-com-isso

Leia mais sobre a empresa: Eletrobras (ELET3/ELET6): Wilson Ferreira Júnior diz que terá papel ativo no Conselho.

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Recomendado para você

Crypto 101

Altcoins: A melhor opção para o Halving? | Crypto 101

Participe da Comunidade Levante Crypto agora mesmo e fique por dentro das principais notícias desse mercado: https://lvnt.app/uvwfup

Hoje em dia, com o Bitcoin já tendo ocupado seu espaço de mercado, muitas pessoas buscam outras moedas digitais para investir.

Afinal, criptos mais baratas – e fora do radar – possuem um potencial muito maior que o vovô das criptos.

É aí que entram as Altcoins, que cada vez mais vêm ganhando espaço no mercado cripto.

Read More »
Crypto 101

3 Criptos de Inteligência Artificial com alto potencial em 2024 | Crypto 101

Atualmente, é necessário ir além do Bitcoin e do Ethereum para conseguir lucrar de verdade no mercado Cripto, que já começa a se movimentar como uma indústria cada vez mais robusta.
Neste contexto, o setor de Inteligência Artifical em Criptomoedas se apresenta como um dos mais promissores na nova indústria, e projetos como $OCEAN (Ocean Protocol), $FET (Fetch.ai) e $PAAL (Pluto Protocol) emergem como líderes na integração dessas tecnologias de ponta.

Participe da Comunidade Levante Crypto agora mesmo e fique por dentro das principais notícias desse mercado: https://lvnt.app/uvwfup

Read More »
Crypto 101

Ganhe Criptomoedas DE GRAÇA: Conheça os Airdrops de Criptos | Crypto 101 

Airdrops de Criptomoedas é o assunto que vem parando o mercado cripto. Como assim, é possível ganhar criptomoedas DE GRAÇA?!

Basicamente, Airdrops são caracterizados pela distribuição gratuita de tokens para detentores de uma determinada criptomoeda ou membros de uma comunidade específica.

Pela importância que o assunto vem tomando, no Crypto 101 de hoje, vamos abordar as principais características dos airdrops em artigo exclusivo.

Read More »
Crypto 101

O que é Staking de Criptomoedas e como fazer na prática? | Crypto 101

Staking de criptomoedas é um processo pelo qual os detentores de determinadas moedas digitais participam da validação e do consenso das transações em suas respectivas redes blockchain. Em essência, é a prática de bloquear uma certa quantidade de criptomoedas em uma carteira específica para apoiar as operações da rede.

Hoje em dia, para quem busca novas maneiras de operar Cripto, o Staking de Criptomoedas é uma maneira inovadora e com alto potencial.

Participe da Comunidade Levante Crypto agora mesmo e fique por dentro das principais notícias desse mercado: https://lvnt.app/uvwfup

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.