Levante Ideias - eletrobras

Eletrobras (ELET3/ELET6): Pagamento de dividendos intermediários

Em 29 de janeiro, o conselho de administração da Eletrobras (ELET3) anunciou um pagamento de dividendos intermediários de 2,3 bilhões de reais a ser efetuado em 19 de fevereiro aos acionistas que constarem na base acionária de 03 de fevereiro de 2021 (“data de corte”).

Nesta data, serão pagos os seguintes proventos por ação, respeitando essa ordem de prioridade de pagamento: 2,07 reais por ação preferencial classe A (ELET5); 1,57 reais por ação preferencial da classe B (ELET6); e 1,43 reais por ação ordinária (ELET3). A partir de 04 de fevereiro, as ações da companhia serão negociadas sem o direito a esses dividendos intermediários (“ex-direito”).

O montante é referente ao resultado do exercício encerrado em 31 de dezembro de 2018. A companhia não realizou a distribuição de dividendo no período com o objetivo de constituir reservas para desalavancagem e preservação de caixa. Dessa forma, a decisão de distribuição dos dividendos intermediários hoje decorre da revisão da situação financeira da companhia e de sua liquidez.

E Eu Com Isso? 

Acreditamos que a notícia é positiva para os acionistas da Eletrobras. Desse modo, esperamos uma reação positiva para as ações da companhia (ELET3/ELET6) no curto prazo, justificada pelo com retorno em dividendos (dividend yield) de aproximadamente de 5 por cento.

Conforme o comunicado da Eletrobras, a distribuição de dividendos é uma sinalização de confiança da diretoria na atual saúde financeira da companhia. Nos últimos anos, como reflexo da gestão responsável e acertada do ex-CEO Wilson Ferreira, a Eletrobras conseguiu revitalizar seu balanço, recuperar seus resultados e equilibrar sua geração de caixa. Como elemento desse processo, houve retenção de lucros registrados no período para constituição de reservas e capitalização da companhia, limitando os proventos distribuídos.

A Eletrobras tem endividamento controlado, com relação dívida líquida/EBITDA de 1,9 vezes ao final de setembro de 2020.

Nessa nova fase vivenciada pela Eletrobras, com seu quadro financeiro equacionado, a empresa poderá aproveitar as reservas acumuladas para distribuições extraordinárias. Esse mecanismo será útil para otimização da estrutura de capital e realização das distribuições que ficaram represadas em 2018 e 2019 em decorrência da estratégia financeira comentada anteriormente.

Este conteúdo faz parte da nossa Newsletter ‘E Eu Com Isso’.

Para ficar por dentro do universo dos investimentos de maneira prática, clique abaixo e inscreva-se gratuitamente!

e-eu-com-isso

Leia mais sobre a empresa: Eletrobras (ELET3/ELET6): Wilson Ferreira Júnior diz que terá papel ativo no Conselho.

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook

Recomendado para você

Levante Ideias - Totvs
E eu com isso

Totvs capta 1,44 bi em follow-on

A Totvs (TOTS3) anunciou na manhã desta quarta-feira (22) a aprovação de seu conselho de administração para a realização de oferta pública restrita (follow-on), anunciado

Read More »
Levante Ideias - Banco Central
E eu com isso

As incertezas do Copom

Nesta quarta-feira (22), os organismos encarregados de calibrar os juros no Brasil e nos Estados Unidos vão divulgar dois comunicados decisivos. Por aqui, o Banco

Read More »
Levante Ideias - Congresso Nacional
E eu com isso

Seguindo adiante

Governo e Congresso finalmente chegaram a um acordo com relação ao pagamento de precatórios em 2022, resolvendo o imbróglio que ameaçava o rompimento do teto

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.