home broker

Economia em crescimento – 25/02

Economia em crescimento

Nos anos de 2015 e 2016, a economia do Brasil sofreu muito com uma forte recessão, que pegou a quase todos desprevenidos. Você talvez esteja sentindo seus efeitos até hoje… O PIB desabou -7,2 por cento em 2 anos anos. Nosso desempenho foi parecido com o que ocorreu em 1930 e 1931 aqui mesmo no Brasil, com a quebra da Bolsa dos EUA e a Grande Depressão.

Depois da maior recessão da história do Brasil, o país encontrou o ponto de reversão em 2017. No primeiro semestre daquele ano, a economia já dava sinais que estava em recuperação e fechou o ano com crescimento de +1 por cento.

Para 2018, a expectativa também é de uma alta modesta (a previsão é de 1,2 por cento) quando comparamos com as expectativas. É preciso ponderar, no entanto, que o ano foi marcado por fatos que atrapalharam o nosso crescimento, como a Greve dos Caminhoneiros em maio, que parou o país, e também a conturbada eleição presidencial. O PIB oficial de 2018 será divulgado essa semana, na próxima quinta-feira (28) e nos confirmará tal visão.

O ponto mais importante é: a economia continua crescendo — e vai trazer junto a alta na Bolsa de Valores.

No cenário internacional, temos o desfecho da tão aguardada reunião iniciada na sexta-feira (22). Tudo indica que a trégua tarifária entre China e Estados Unidos se estenderá por mais tempo. Tal notícia empolga mercados, que respiram aliviados em uma semana que será cheia de divulgação de dados econômicos, que poderão apontar o ritmo e intensidade da economia mundial.

Tal notícia empolga mercados, que respiram aliviados em uma semana que será cheia de divulgação de dados econômicos, que poderão apontar o ritmo e intensidade da economia mundial.

Por aqui, este ponto somado a expectativa de aprovação da reforma da Previdência, são os gatilhos que faltam para que o Brasil tenha um excelente ano com crescimento acima do esperado e com PIB que aponte a nossa retomada econômica.

E Eu Com Isso?

Hoje o cenário externo mais positivo fará com que o dia seja positivo para os ativos locais.

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook

Recomendado para você

Levante Ideias - Eletrobras
E eu com isso

A última votação

Com a aprovação da Medida Provisória 1.031/21 no Senado Federal, na semana passada, a privatização da Eletrobras está praticamente garantida do ponto de vista legislativo,

Read More »
Levante Ideias - Banco Central
E eu com isso

Refazendo as contas dos juros

A semana se inicia com os investidores tendo de enfrentar uma dúvida: o que as sinalizações do BC (Banco Central) e do Federal Reserve (Fed,

Read More »
Levante Ideias - Banco Votorantim
E eu com isso

Venda do Banco Votorantim

Após ter seu IPO adiado pela segunda vez em 2021, o Banco Votorantim, recém rebatizado de BV, gerou especulações quanto a uma possível venda para

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.

Fechar Menu

Fechar Painel