Levante Ideias - Vacina Moderna

E se as vacinas não funcionarem mais?

As declarações de Stéphane Bancel, principal executivo do laboratório americano Moderna, estão provocando fortes solavancos nos mercados internacionais na manhã desta terça-feira (30). Em média, os principais índices europeus recuam 1,5%.

Em uma entrevista ao jornal “Financial Times”, Bancel disse que a vacina desenvolvida pelo laboratório para a variante Delta do coronavírus mostrou uma “forte queda na eficácia” contra a variante Ômicron. Traduzindo, a nova cepa pode provocar ondas de contaminação equivalentes às causadas pela cepa Alfa, que deu origem à pandemia no início de 2020.

Quando a pandemia surgiu, há quase dois anos, o principal problema era que não havia remédios. A única solução para impedir milhões de mortes foram as medidas de restrição. Seus impactos são sentidos até agora. Por exemplo, nos resultados das seguradoras e das empresas de saúde, na alta dos preços dos carros usados e nas alterações na oferta e na demanda globais devido à interrupção das correntes de comércio.

O desenvolvimento de várias vacinas não ocorreu a tempo para salvar todas as vidas e todas as empresas, mas fez as economias caminharem para algo parecido com a normalidade.

Agora, a nova variante surgida na África do Sul ameaça fazer a situação regredir aos primeiros tempos da pandemia, com lockdown e desabastecimento. Com vários agravantes, dentre eles a exaustão psicológica e econômica das pessoas.

As incertezas aumentam. Bancel disse à rede de notícias econômicas CNBC que pode levar “meses” até o Moderna começar a produzir vacinas destinadas a combater a nova cepa. E a OMS (Organização Mundial da Saúde) informou que pode demorar algumas semanas até que a comunidade científica conclua qual a letalidade da variante Ômicron.

Os cientistas estão convencidos de que ela é bem mais contagiosa do que as anteriores. Então, há uma “esperança” de que, em função disso, ela seja menos letal, o que vai dispensar as autoridades de baixar novas medidas de restrição.

No entanto, enquanto há apenas incertezas, os investidores embutem a incerteza adicional nos preços, movendo cotações de ações, de moedas e de títulos do governo.

Indicadores

A taxa de desocupação recuou para 12,6% no terceiro trimestre deste ano, uma redução de 1,6 ponto percentual frente ao segundo trimestre.

Com isso, o número de pessoas em busca de emprego no país caiu para 13,5 milhões (-9,3%). Já os ocupados chegaram a 93,0 milhões, com crescimento de 4,0%.

Os dados são da PNAD Contínua (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua), divulgada nesta terça-feira (30) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

E Eu Com Isso?

A terça-feira começa marcada pela volatilidade devido às declarações do presidente do laboratório Moderna e às indefinições com relação à variante Ômicron do coronavírus.

As notícias são negativas para o mercado em um cenário de volatilidade.

Este conteúdo faz parte da nossa Newsletter ‘E Eu Com Isso’.

e-eu-com-isso

Leia também: Qual o risco do “novo” novo coronavírus?

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook

Recomendado para você

Levante Ideias - Congresso Nacional
E eu com isso

Federações partidárias

Após minirreformas eleitorais, instituídas entre 2015 e 2017 pelo Congresso Nacional e sancionadas pelos respectivos governos presidenciais, algumas características do sistema eleitoral brasileiro foram modificadas

Read More »
Levante Ideias - BRF
E eu com isso

Incertezas no follow-on da BRF

A BRF (BRFS3), dona das marcas Sadia e Perdigão, anunciou na manhã desta terça-feira (18) que seus acionistas aprovaram o aumento de capital (follow-on) pretendido

Read More »
Levante Ideias - Juros
E eu com isso

Juros sobem na Europa e nos EUA

Três notícias movimentam os mercados internacionais de títulos na manhã desta quarta-feira (19). A primeira foi o fato de que os juros dos títulos referenciais

Read More »
Levante Ideias - Sinqia
E eu com isso

Sinqia adquire LOTE45

A Sinqia (SQIA3) anunciou, nesta terça-feira (18), após o fechamento dos mercados, a sua segunda aquisição neste novo ciclo de crescimento inorgânico, iniciado após o

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.