Levante Ideias - Bolsonaro

E Eu Com Isso? Semanal (3 a 6 de setembro)


Trump sendo Trump

Mesmo com o feriado do Dia do Trabalho nos EUA na segunda (3), mais uma vez Trump foi destaque no cenário mundial, agora com discussões comerciais envolvendo o vizinho ao norte, o Canadá. O presidente americano resumiu a relação comercial entre os países pelo termo “décadas de abuso”.

A sessão de quarta, por outro lado, teve os mercados repercutindo a crise no comércio mundial e as novas articulações do governo Trump. A notícia que derrubou os ativos é a de que o presidente americano estaria cogitando realizar um shutdown na economia (paralisar o governo) com objetivo de conseguir dinheiro com o Congresso para a construção do muro na fronteira com o México.

E Eu Com Isso?

Como sempre, as polêmicas de Trump continuaram movimentando os mercados externos, aumentando a aversão ao risco e derrubando as moedas dos mercados emergentes. A proposta de paralisação do governo americano para viabilizar a construção do muro na fronteira com o México promete dar muito o que falar nos próximos dias.

Rejeitada a candidatura de Lula

Na madrugada do último sábado (1), o TSE julgou a candidatura do ex-presidente e a negou com base na Lei da Ficha Limpa. O placar ficou em 6 votos pela impugnação e somente 1 contrário. O PT afirmou que irá recorrer nas duas instâncias cabíveis, no STF e novamente no TSE. O partido tem 11 dias para substituir a chapa.

O ministro Edson Fachin, relator da Lava Jato no STF, negou na quarta-feira (5) o pedido de defesa do ex-presidente Lula para garantir sua participação nas eleições com base no pedido do comitê da ONU. O ministro entendeu que não existem elementos suficientes para que a inelegibilidade do candidato seja suspensa.

E Eu Com Isso?

Após certa apreensão com o sorteio de Fachin para julgar a decisão, que votou a favor da aceitação de Lula como candidato no TSE, a lógica entra em cena e confirma que é extremamente improvável que Lula consiga reverter as decisões contra ele no meio jurídico. Ainda há outro recurso que a defesa apresentou ao STF. O pedido é para suspender a decisão do TSE que barrou a candidatura do petista e está nas mãos do ministro Celso de Mello.

Ibope sai com atraso; Datafolha cancelado

As pesquisas mais esperadas para essa semana – Ibope e Datafolha – não foram divulgadas nas datas previstas. O Ibope, programado para sair na noite de terça (4), suspendeu sua divulgação por conta de uma mudança na pesquisa com relação à registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O instituto afirmou que iria pesquisar dois cenários — um com Lula e outro sem —, mas devido à inelegibilidade do petista, acabou somente pesquisando o segundo cenário. Se fosse um jogo de futebol, o instituto estaria pedindo o famoso árbitro de vídeo que ficou consagrado após a Copa da Rússia.

Na quarta-feira (05), o Ibope divulgou o resultado da pesquisa de intenção de voto que tinha sido adiada. Após o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) afirmar que não poderia responder à consulta do grupo, foram divulgados os números. A pesquisa tem margem de erro de 2 pontos percentuais e foram ouvidos 2.002 eleitores. Em primeiro na pesquisa, Jair Bolsonaro tem 22 por cento dos votos, seguido por Marina e Ciro Gomes, ambos com 12, Geraldo Alckmin com 9, Haddad com 6 e Álvaro Dias e João Amoêdo com 3 cada.

Já o Datafolha, frente à mudança na corrida presidencial, resolveu cancelar o registro e entrar com outra pesquisa, que deve ser divulgada na próxima segunda-feira (10).

E Eu Com Isso?

A um mês das eleições, as pesquisas tendem a afunilar as possibilidades reais de alguns candidatos. Entre eles, Geraldo Alckmin, nome favorito do mercado e que ainda precisa de um retorno nos votos tendo em vista o tempo de propaganda política que dispõe.

A pesquisa Ibope pode ser considerada uma vitória para dois candidatos: Amoêdo saltou no último Ibope de 1 para 3 por cento, e Ciro pulou de 9 para 12. Geraldo Alckmin também melhorou seu desempenho, crescendo 2 por cento – de 7 para 9 pontos percentuais. Uma parcela da população ainda parece indecisa, representando 7 por cento da amostra. Tudo indica que dificilmente Bolsonaro perderá a vaga do segundo turno e que a segunda vaga poderá ser decidida nas casas decimais.

Marfrig (MRFG3) – Mudança na diretoria executiva

A Marfrig anunciou uma ampla reorganização no quadro dos seus principais executivos, inclusive a troca do seu presidente.

O novo presidente da Marfrig será Eduardo Miron, atual vice-presidente de Finanças e Relações com Investidores, que está na companhia desde 2010. Martin Secco, até então presidente, deixará a empresa. O novo executivo de Finanças e Relações com Investidores será Marco Spada, atual diretor de Tesouraria.

E Eu Com Isso?

Acreditamos que a notícia é neutra para as ações da Marfrig no curto prazo, mas o mercado sempre precisa de um tempo para digerir o impacto da troca do presidente de uma empresa, o que deve gerar uma certa volatilidade no curto prazo.

Segundo a Marfrig, a companhia busca um novo mandato que privilegiará a excelência operacional de seus negócios em detrimento da redução da alavancagem. O novo CEO tem o objetivo de adequar a estrutura de capital da Marfrig e gerar valor para os acionistas.

A operação da companhia será dividida em duas partes: América do Sul (Brasil, Argentina, Uruguai e Chile), que será comandada por Miguel Gularte (executivo oriundo das rivais JBS e Minerva) e Estados Unidos, com a liderança de Tim Klein, CEO da americana National Beef.

A existência de uma opção de compra por parte dos os acionistas minoritários na National Beef colocou em risco o objetivo da companhia em reduzir o endividamento.

Por último, ainda é preciso saber qual será a rentabilidade da companhia após esta troca de ativos, visto que a Marfrig comprou o frigorífico americano National Beef e vendeu a Keystone.

Multiplus (MPLU3) – Latam não renovará o contrato com a Multiplus

A TAM anunciou que não irá renovar o contrato com a Multiplus e pretende fechar o capital da companhia. A LATAM é o principal acionista na Multiplus, com 73 por cento de participação na companhia – o restante é negociado na Bolsa (Novo Mercado).

Para o fechamento de capital, será realizada uma oferta pública de aquisição de ações (OPA) da Multiplus com o objetivo de cancelamento do registro de companhia aberta e saída do Novo Mercado.

O preço por ação proposta na OPA é de 27,22 reais por ação, equivalente ao preço médio ponderado pelo volume negociado nos últimos 90 dias.

E Eu Com Isso?

O preço ofertado ficou 11,6 por cento acima do preço de fechamento de terça-feira (4). Com isso, é esperado um impacto positivo no preço das ações (MPLU3) no curto prazo, pois as ações devem negociar em linha com o preço da oferta de 27,22 reais.

Entretanto, a notícia é negativa para os acionistas minoritários da Multiplus no longo prazo, pois a empresa irá fechar o capital e os acionistas terão de vender suas posições.

Há pouco tempo, a empresa já havia mudado a sua política de distribuição de dividendos com redução do payout, o que causou um grande impacto negativo no preço das ações.

A oferta (OPA) para adquirir essa parcela de 27 por cento das ações em circulação no mercado deverá totalizar 1,2 bilhão de reais.

Acreditamos que está notícia não pode ser considerada uma surpresa, pois após a fusão da Tam com a Lan, a Latam passou a ter dois programas de fidelidade distintos: Latam Fidelidade, operado pela Multiplus, e Latam Pass, operado pela Latam. Assim, a empresa escolheu o caminho mais lógico e irá unificar os seus planos de fidelidade num único programa.

Petrobras (PETR3 e PETR4) – dados de produção de petróleo

A produção média de petróleo pela Petrobras no mês de julho foi de 2,014 milhões de barris de petróleo por dia, uma retração de 1 por cento referente ao mês de junho. Além disso, o preço do barril de petróleo caiu mais de 7 por cento no mês.

A menor produção no mês de julho ocorreu principalmente pela venda da fatia de 25 por cento do campo de Roncador – julho foi o primeiro mês completo em que a companhia ficou sem a produção do campo. Além disso, uma parada para manutenção na plataforma Mexilhão (Bacia de Santos) também colaborou para uma produção menor.

E Eu Com Isso?

Esperamos um leve impacto negativo no preço das ações da Petrobras (PETR3 e PETR4) no curto prazo.
As ações da estatal devem reagir negativamente ao dado de produção de mais fraco do mês de julho. A notícia se insere em um dia em que o preço do petróleo recuou, para a casa dos 69 dólares, depois do alívio com a notícia que a tempestade que rumava ao Golfo do México perdeu força.

O preço internacional do petróleo continua sendo um dos principais catalisadores para o preço das ações da Petrobras. Segundo as expectativas do mercado, se o preço do petróleo se mantiver acima dos 70 dólares por barril, a meta de redução do endividamento da estatal deverá ser atingida no final de 2018: relação dívida líquida/Ebitda de 2,5x. Outro principal catalisador é a questão política da definição do próximo presidente.

Ademais, a produção de petróleo será incrementada até o fim do ano com o avanço das operações do pré-sal.

Levante Ideias - Carro

Venda de veículos de agosto

As vendas de veículos novos no Brasil em agosto apresentaram crescimento de 14,8 por cento em relação ao mesmo mês no ano passado, segundo a Fenabrave. O total de licenciamentos atingiu 248,6 mil automóveis, comerciais leves, caminhões e ônibus.

Nos primeiros oito meses de 2018, 1,63 milhão de veículos novos foram vendidos, um aumento de 14,94 por cento em relação ao mesmo período de 2017.

E Eu Com Isso?

As vendas de veículos confirmaram o bom desempenho do setor no mês de agosto.

A notícia é positiva para as ações do setor automotivo, com impacto direto para Metal Leve (LEVE3), Tegma (TGMA3), Randon (RAPT4), Iochpe-Maxion (MYPK4) e Tupy (TUPY3), ações consideradas “small caps”, que se beneficiam da recuperação econômica no mercado doméstico.

O principal destaque positivo foi a forte recuperação nas vendas de caminhões no mês de agosto, com crescimento de 54,3 por cento em relação ao ano anterior, reflexo da demanda mais forte do agronegócio.

Por outro lado, o segmento de ônibus ainda apresentou no mês de agosto um crescimento mais modesto de 6 por cento em relação ao mesmo período de 2017. Esse segmento ainda depende das renovações de frotas que devem acontecer assim que forem definidas licitações em grandes cidades do país.

A previsão oficial de crescimento das vendas de veículos da Fenabrave é de apenas 10 por cento em 2018.

Acreditamos que existe uma grande possibilidade de crescimento das vendas de veículos ser maior do que a previsão.

A Levante traz as melhores ideias de investimento

Segue no vermelho

De acordo com a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), o percentual de famílias endividadas e inadimplentes aumentou de julho para agosto. A parcela de famílias com dívidas passou de 59,6 para 60,7 por cento.

O cartão de crédito é responsável por 76,8 por cento das dívidas, seguido de carnês (14,2 por cento), financiamentos de carro (10,4 por cento) e financiamentos de casa (9 por cento). O tempo médio da conta em atraso chegou a 64,4 dias.

E Eu Com Isso?

Essa é a segunda alta mensal consecutiva, apesar de termos um número menor do que o mesmo período do último ano.

A questão é que a falta de planejamento mensal dos gastos e uso desenfreado do cartão de crédito (que cobra caro lá na frente com taxas de juros quase impagáveis) faz com que mais e mais famílias não consigam chegar no azul ao fim do mês.

Novidade pronta para sair do forno

Novidades para o ETF (do inglês, Exchange Traded Funds) de renda fixa do Tesouro. A Itaú Asset Management foi a escolhida para ser a gestora do fundo de índice que era esperado há muito tempo pelo mercado. A taxa de administração será de 0,25 por cento ao ano.

E Eu Com Isso?

O edital prevê que o produto esteja no mercado em até 18 meses, mas o Itaú pretende lançar em um prazo menor, de 9 meses.

Portanto, para o primeiro semestre de 2019 já estará disponível aos investidores. Acreditamos que o produto será uma boa oportunidade, por isso, continuaremos de olho na novidade para informar aos nossos assinantes.

A Levante traz as melhores ideias de investimento

Cadê o dinheiro que deveria estar aqui?

Segundo pesquisa da Anbima (Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais), 58 por cento dos brasileiros não têm nenhum investimento financeiro. Além disso, dos 42 por cento que têm alguma aplicação, apenas 9 por cento fizeram algum aporte no ano de 2017.

E Eu Com Isso?

Como esperado, o investimento mais lembrado pelos brasileiros em respostas espontâneas (aquelas sem opções de escolha) foi a poupança, citada por 32 por cento dos entrevistados.

Por mais que a justificativa seja a de que “não sobra dinheiro no fim do mês”, sabemos que existem táticas (com boa dose de disciplina) para que você consiga investir para alcançar seus objetivos e viver melhor.

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook

Recomendado para você

Levante Ideias - Câmara dos Deputados
E eu com isso

Rumo ao plenário

Na esteira do que antecipamos nesta quinta-feira (23), a comissão especial da Câmara dos Deputados aprovou a PEC (Proposta de Emenda à Constituição) 32/2020, que

Read More »
Levante Ideias - Bitcoin China
E eu com isso

BC chinês proíbe criptomoedas

A semana está terminando como começou, com notícias da China provocando turbulências no mercado financeiro. A diferença, desta vez, é que a volatilidade está ocorrendo

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.