urna-eletronica-mao

E Eu Com Isso? Semanal (27 a 31 de agosto)

Semana de tensões nos mercados globais

A semana começa com os mercados em leva alta com a liquidez reduzida em função do feriado no Reino Unido. Além disso, com a volta do feriado na Turquia, a lira voltou a se desvalorizar. No mercado de commodities, destaque para o minério de ferro, que caiu 1 por cento nos mercados chineses na segunda-feira.

Na manhã de quarta-feira, os sinais foram mistos nas principais Bolsas do mundo. Os mercados digeriram a fala dos membros do governo chinês sobre o risco de crescimento menor para o segundo semestre de 2018. Entretanto, o principal ponto de atenção ficou por conta do PIB do segundo trimestre dos EUA que foi divulgado pela manhã e mostrou alta de 4,2 no segundo trimestre – acima do esperado.

No dia seguinte (30), o clima foi novamente de cautela com a tensão entre Estados Unidos e China se acirrando. Com isso, as Bolsas ao redor do mundo recuam e o dólar volta a se fortalecer ante as moedas, principalmente dos países de emergentes.

Depois da forte queda do 30, os mercados tiveram mais um dia negativo de olho nas novas ameaças de Donald Trump. O presidente americano afirmou que pode intensificar a guerra comercial com a China e colocar mais 200 bilhões de dólares de tributos contra produtos de origem chinesa. Aliado a tal fator, a crise que passa a nossa vizinha Argentina (que aumentou a taxa de juros no país) também interfere no humor, principalmente nos mercados emergentes da América Latina.

No mercado local, o destaque ficou com o PIB segundo trimestre divulgado pela manhã, que mostrou alta de 0,2 por cento no período, levemente acima do esperado pela Levante, fator que corrobora nossa expectativa de um crescimento na janela de 1,5 a 2 por cento em 2018.

E Eu Com Isso?

A semana foi marcada por tensão e indefinições, principalmente por conta de mais um capítulo da guerra comercial entre EUA e China. Com isso, o mercado interno foi impactado com o aumento da aversão ao risco e mau humor externo. A Bovespa também foi impactada pelo cenário eleitoral e o dólar teve mais uma semana de altas, chegando a ficar acima dos R$ 4,20 durante o pregão.

Bolsonaro no Jornal Nacional

O líder nas pesquisas sem Lula, Jair Bolsonaro, participou da sabatina do Jornal Nacional na noite desta terça-feira. O candidato bateu boca com a apresentadora Renata Vasconcellos sobre desigualdade de gênero e reiterou outros tantos pontos característicos de sua campanha, como revogação do desarmamento, redução de direitos trabalhistas e combate ao “kit gay”. Dada a importância do jornal, a repercussão foi grande.

E Eu Com Isso?

Jair Bolsonaro pode comemorar sua participação na sabatina. O militar da reserva se mostrou seguro, rebateu bem as críticas e ainda teve o tom certo para desferir suas provocações ácidas. É difícil afirmar que o candidato do PSL ganhou votos ontem, mas certamente agradou seu eleitorado.

Haddad acusado de enriquecimento ilícito

O Ministério Público de São Paulo moveu nesta segunda-feira (27) uma ação de improbidade administrativa contra o ex-prefeito da capital Fernando Haddad. O órgão entendeu que o ex-prefeito tinha total conhecimento sobre um pagamento via caixa 2 de uma dívida de 2,6 milhões de reais pela UTC Engenharia na campanha de 2012.

E Eu Com Isso?

É a segunda denúncia sobre o mesmo caso de caixa 2. A primeira foi feita pela Justiça Eleitoral em maio. Haddad nega que tenha cometido irregularidades na campanha. O possível candidato à presidência pelo PT pode se queimar por causa das acusações, principalmente por estar na tentativa de conquistar os votos de Lula.

 

Energisa (ENGI11) vence o leilão das distribuidoras do Acre e Rondônia

A Energisa foi a única interessada e a vencedora do leilão das distribuidoras do Acre (Eletroacre) e de Rondônia (Ceron), realizado na última quinta-feira (30) pela Eletrobras e pelo BNDES.

As empresas foram vendidas por um valor simbólico de 50 mil reais em função da precária situação financeira que passam. Nos próximos cinco anos, as distribuidoras devem exigir um alto investimento pelo lado da Energisa, o valor será superior a 1,3 bilhão de reais.

E Eu Com Isso?

A notícia é positiva para as ações da Energisa (ENGI11) no curto prazo, porém as ações acabaram fechando em ligeira queda de 0,14 por cento nesta quinta-feira (30) em um dia muito negativo para o Ibovespa, que caiu 2,5 por cento.

Acreditamos que o impacto será positivo para as ações da Eletrobras (ELET3 e ELET6) no curto prazo, depois de as ações da Eletrobras terem fechado na quinta-feira em queda de 6,31 por cento (ELET6) e 6,55 para (ELET3).

A Administração da Energisa tem experiência em reestruturações financeiras e operacionais, com uma cultura empresarial e modelo de gestão voltados para resultados. Acreditamos que existem ganhos de sinergia na operação pois a empresa é responsável pela operação de distribuição de energia no Estado do Mato Grosso.

Dessa forma, acreditamos que a Energisa irá melhorar a eficiência e produtividade da operação das distribuidoras adquiridas e gerar valor para os seus acionistas no longo prazo.

CSN (CSNA3) – Pagamento de dividendo é bloqueado

No último dia 17 de agosto, a CSN anunciou um pagamento extraordinário de dividendos. A companhia pagaria 64 centavos para os detentores da ação, um dividend yield de 7,11 por cento naquele momento, um montante de 890 milhões de reais.

Entretanto, a companhia foi pega de surpresa com o bloqueio com uma decisão da 10ª Vara de Execuções Fiscais da Justiça de São Paulo que bloqueou o pagamento dos dividendos. A razão do bloqueio é que a Justiça pede a substituição de bens penhorados (imóveis e máquinas) pelo dinheiro que seria distribuído na forma de dividendos. A penhora se refere a um processo relativo a tributo de ganho de capital em 2008, valor que não teria sido pago pela companhia ao Estado.

E Eu Com Isso?

Esperamos um impacto levemente negativo, visto que no dia 28 as ações (CSNA3) fecharam em queda de 2,41 por cento como um reflexo da decisão.

A decisão é negativa para a companhia e para os acionistas, pois bloqueia os recursos que seriam recebidos na forma de dividendos.

Além disso, já existia outra polêmica em relação ao pagamento de dividendos. O mercado questionou se a decisão sobre os dividendos extraordinários de 890 milhões de reais da CSN, que ocorreria em um momento em que a empresa apresenta ainda um alto nível de endividamento, com relação dívida líquida/Ebitda de 5,3 vezes no fim do primeiro semestre era correta.

Na prática, a decisão de pagamento beneficia em grande parte os acionistas majoritários da CSN, que receberiam a maior parte do pagamento dos dividendos.

Petrobras (PETR3 e PETR4) – Refinaria retoma operação parcial

A refinaria da Petrobras localizada em Paulínia-SP (Replan) recebeu autorização da ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis) para voltar a funcionar parcialmente. A planta estava sem operação desde o último dia 20 de agosto, quando um acidente gerou um incêndio de grandes proporções em partes de suma importância no processo de refino de gasolina e diesel.

Quando a companhia planejava retomar a operação na última semana, uma decisão da ANP interditou totalmente a planta de Paulínia.

E Eu Com Isso?

A notícia não deve gerar um grande impacto no preço das ações da Petrobras (PETR3 e PETR4). Entretanto, vemos o fato como positivo dada a importância da refinaria para a estatal.

Devido ao acidente, a Petrobras teve de recorrer ao mercado externo e importar diesel para vender no mercado local, visto que a Replan é responsável por um quinto de todo o mercado doméstico de refino de gasolina e diesel e estava parada por 10 dias.

A retomada, mesmo que parcial e gradual da refinaria, retira uma dúvida de como a companhia iria suprir a demanda por combustíveis com a ausência temporária da Replan.

Mesmo com o custo adicional com importações de combustíveis, a maior parte deve ser suprida por aumento de produção de outras refinarias da companhia. Portanto, não vemos um grande impacto com maiores despesas no resultado do terceiro trimestre da companhia.

Marfrig (MRFG3) – Surpresa desagradável para os acionistas minoritários

Em abril deste ano, a Marfrig anunciou a compra de 51 por cento do frigorífico americano National Beef. Entretanto, naquele momento não foi divulgado que os acionistas minoritários da National Beef, detentores de 49 por cento das ações, receberiam o direto de vender as suas ações para a Marfrig a partir de 2023. Esta opção de venda não estava em nenhum dos documentos divulgados pela empresa.

E Eu Com Isso?

A notícia é negativa para a Marfrig e esperamos impacto negativo no preço das ações (MRFG3) no curto prazo.

Aqui destacamos novamente um exemplo ruim de transparência, governança corporativa e respeito aos acionistas minoritários da Marfrig.

Se a Marfrig tiver que comprar a participação de 49 por cento dos acionistas minoritários na National Beef, o desembolso pode ser bastante alto e coloca em risco o objetivo da companhia em reduzir o seu alto nível de endividamento, com relação dívida líquida/Ebitda (4,2 vezes em junho/2018).

Entretanto, a existência desta opção de venda da National Beef coloca em xeque a capacidade da Marfrig em reduzir o seu endividamento. Além disso, ainda é preciso saber qual será a rentabilidade da companhia após esta troca de ativos, visto que a Marfrig comprou o frigorífico americano National Beef e vendeu a Keystone.

CCR (CCRO3) – Andrade Gutierrez descarta vender sua participação na CCR

A Andrade Gutierrez descartou a venda de ativos (entre eles a sua participação de 14,86 por cento na CCR) para reduzir o seu nível de endividamento.

A empresa concluiu a renegociação de dívidas em moeda estrangeira no valor de 334 milhões de dólares com custo de 4 por cento ao ano e vencimento em 2018. O novo vencimento é 2021 com custo de 11 por cento ao ano.

E Eu Com Isso?

A notícia é positiva para a CCR, mas esperamos impacto neutro no preço das ações (CCRO3) no curto prazo.

A possível saída da Andrade Gutierrez da CCR era um peso sobre o papel e um evento negativo para a empresa.

O momento é delicado para a CCR após o seu envolvimento na Lava Jato, que ocasionou forte queda no preço das ações em 2018: baixa de 40 por cento. A empresa foi citada na delação do empresário Adir Assad.

Adicionalmente, o mercado tem questionado a renovação do portfólio de ativos da CCR, pois as principais concessões (Dutra e Autoban) serão devolvidas até 2022 e a empresa precisa renovar as suas concessões para garantir o fluxo de dividendos pagos aos seus acionistas.

A CCR acabou ficando de fora das disputas por rodovias que aconteceram no período e garantiu apenas a operação das linhas 5 e 17 do metrô de São Paulo. Ressaltamos que a empresa fez uma oferta de ações em 2017 para justamente aumentar o seu portfólio de ativos.

Por último, os principais catalisadores do preço das ações da CCR no curto prazo são: desenrolar do envolvimento da empresa na Lava Jato e a possível compra de ativos no mercado secundário, eventos que não temos visibilidade nenhuma no momento.

Em busca de proteção

Em um ano cheio de incertezas não apenas no Brasil, mas também no mundo, os investidores têm aumentando a busca por proteção. Com isso, o volume de derivativos negociados no mercado local tem aumentado. No primeiro semestre, a expansão foi de incríveis 52,3 por cento, com giro de 1,3 bilhão de contratos de opções e futuros.

E Eu Com Isso?

O movimento é tamanho que fez com que a Bolsa brasileira passasse do quinto para o terceiro lugar no ranking das maiores Bolsas de derivativos do mundo.

Neste momento, você pode estar pensando o que são os derivativos e como também proteger a sua carteira de investimentos.

Os derivativos são contratos que derivam a maior parte de seu valor de um ativo subjacente, taxa de referência ou índice. Mas a boa notícia é que é possível proteger o seu patrimônio de outra forma, com exposição ao dólar, por exemplo.

Dívida mais barata

A transferência de empréstimos de um banco para outro – a chamada portabilidade de crédito – continua em expansão. O volume de recursos movimentados por pessoa física cresceu 70 por cento no primeiro semestre deste ano na comparação com igual período do ano passado, segundo dados do Banco Central (BC).

Apenas neste ano, o volume negociado de janeiro a julho foi de 15 bilhões de reais, ante 8,8 bilhões de reais no último ano.

E Eu Com Isso?

Com a taxa Selic mais baixa, é possível que as pessoas troquem dívidas mais caras por outras com juros mais baixos. Esta transferência para outro banco pode ser realizada sem custo e é uma ótima chance para quitar empréstimos.

Na série Investidor Inteligente, ajudamos a organizar a sua vida financeira e mostramos que o mundo dos investimentos é mais simples do que você imagina.

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook

Recomendado para você

Artigos

Será que a Selic sobe?

A primeira reunião do Comitê de Política Monetária do Banco Central (Copom) de 2021 será na semana que vem. A reunião começa na terça-feira (19), mas

Read More »
MRV - E Eu Com Isso - Levante
E eu com isso

Prévia da MRV & CO. (MRVE3)

Na noite desta quinta-feira (14), a MRV & CO (MRVE3), maior construtora do país e antes denominada MRV Engenharia, divulgou sua prévia operacional do 4T20,

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.

Fechar Menu
Fechar Painel