Post---Conte-me-mais-sobre-a-queda-do-Ciro---site

E Eu Com Isso? Semanal (25 a 29 de junho)

EUA seguem no foco

Mais uma vez os americanos estiveram no foco dos mercados globais. Primeiro, pela continuação da guerra comercial com a China, já que o presidente Trump segue fazendo ameças de sanções ao país asiático e também endurecendo a relação com o Irã por conta do petróleo. O segundo ponto importante foi a divulgação do PIB do primeiro trimestre dos EUA, que cresceu 2%, abaixo dos 2,2% que eram esperados.

E Eu Com Isso?

Por um lado, a guerra comercial entre EUA e China movimenta os mercados em um sentido de queda. Por outro, a notícia do PIB dos EUA menor do que era esperado tem o efeito contrário, reduzindo a pressão de alta de juros na economia americana, fato que é positivo para o dólar e os juros futuros aqui no Brasil.
 

Pesquisas eleitorais apontam cenário positivo

A pesquisa Ibope encomendada pela CNI sobre as intenções de voto para a presidência apontou um cenário mais positivo para o mercado. Realizada com 2 mil eleitores em 128 municípios, a pesquisa apontou Jair Bolsonaro (PSL) liderando com 17%, seguido de Marina Silva (Rede) com 13%, Ciro Gomes (PDT) com 8% e Geraldo Alckmin (PSDB) com 6% em um cenário sem Lula no primeiro turno. Com isso, Bolsonaro e Marina estão tecnicamente empatados.

E Eu Com Isso?

O número de indecisos no cenário sem o petista é grande, mas é sinal de que há muita coisa para acontecer até as eleições de fato chegarem. O ponto positivo para o mercado é que Jair Bolsonaro está estacionado nos 15-17% e Ciro Gomes caiu nas pesquisas. A possibilidade de vitória de um candidato reformista anima os mercados e faz com que a Bolsa tenha movimentações positivas. Por isso, a tendência das ações é de valorização.

Lula sem tapetão

O ministro do STF e relator da Lava Jato na corte, Edson Fachin, decidiu levar para julgamento no plenário do STF o recurso da defesa de Lula para que os efeitos da condenação sejam suspeitos até o processo se esgotar em todas as instâncias. O ministro havia arquivado um pedido de liberdade de Lula, mas a defesa recorreu. Quem deve escolher a data da votação será a ministra Cármen Lúcia, o que deve reduzir o risco de uma manobra política pelo PT.

E Eu Com Isso?

Após o parecer da PGR, os onze ministros devem julgar o pedido assim que a ministra Carmen Lúcia colocar data para o julgamento. Fachin levou a questão ao plenário pois entendeu que o TRF-4 negou enviar um recurso de Lula ao STF, o que é processualmente incorreto.

Lewandowski proíbe venda de ações estatais sem aval do Congresso

Ricardo Lewandowski decidiu acatar um pedido de liminar e proibiu que o governo venda o controle de estatais sem o Congresso dar o aval. Segundo o ministro, a venda de ações exige prévia autorização legislativa por levar em consideração que “os processos de desestatização são conformados por procedimentos peculiares”. A decisão foi vista com muita desconfiança pelo mercado financeiro, que observou uma queda nas ações de Eletrobras, Cemig e Cesp.

E Eu Com Isso?

Na prática, a decisão de Lewandowski vai dificultar processos de privatização de empresas públicas e de economia mista, já que o poder legislativo terá de ser convencido dos benefícios das negociações. É mais um entrave político para questões econômicas. A notícia é negativa para as empresas estatais listadas na Bolsa, principalmente as que estão em vias de privatização.
​Gostou do conteúdo? Aproveite para receber diretamente na sua caixa de e-mails, de segunda a sexta, as notícias e opiniões que impactam os seus investimentos. É super fácil: se você colocar seu e-mail na barra que aparece abaixo deste texto, a partir do próximo dia útil já vai passar a receber ;).

Compartilhe

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.

Recomendado para você

Logo Gestora Pátria
E eu com isso

Gestora Pátria avalia IPO

Uma das maiores gestoras de Private Equity brasileiro, o Pátria, avalia uma abertura de capital (IPO) na B3. A listagem seria um meio de saída

Read More »
E eu com isso

 O avanço das vacinas

Gradualmente, o que era uma esperança transforma-se em realidade, e a perspectiva de uma vacinação em massa contra do coronavírus passa a ficar mais próxima.

Read More »
E eu com isso

Leilão da CEB

Na sexta-feira (04) vai ocorrer o leilão para privatização da Companhia Energética de Brasília, também conhecida como CE. Nele será vendida a subsidiária CEB-D, responsável

Read More »
E eu com isso

Reeleição no Congresso

Conforme previsto, foi só as eleições municipais chegarem ao fim para que Brasília voltasse suas atenções para as eleições das Mesas Diretoras da Câmara e

Read More »
Fechar Menu
Fechar Painel