debate

E Eu Com Isso? Semanal (20 a 24 de agosto)

Trump e EUA no foco mais uma vez

O dia 21 foi de alta para as bolsas americanas e queda do dólar depois dos comentários de Donald Trump sobre a política monetária americana.

O presidente americano criticou o presidente do Fed sobre o aumento dos juros na economia e lamentou pelos doadores do partido Republicano, dizendo que esperava uma política monetária de “dinheiro barato”.

Os investidores também passaram a semana na espera da fala dos presidentes dos principais bancos centrais do mundo na reunião de Jackson Hole, nos EUA. O foco principal dos mercados está na fala do presidente do Fed, principalmente após as críticas de Trump.

E Eu Com Isso?

A alta dos mercados externos e o recuo do dólar com os comentários de Donald Trump, no entanto, não reduziu o impacto negativo da pesquisa de segunda, que mostrou um avanço dos candidatos antirreformistas. Na terça-feira, a Bovespa fechou em queda de 1,5 por cento.

 

Pesquisas derrubam otimismo do mercado

As duas pesquisas divulgadas na segunda-feira (20) não tiveram um resultado tão bom quanto o esperado pelos investidores. A primeira pesquisa (CNT/MDA) testou somente um cenário com Lula. Os resultados apontaram para um aumento na intenção de votos no petista (37%), Bolsonaro disparado em segundo (com 18%), e Ciro, Marina e Alckmin empatados tecnicamente. Já o Ibope, tanto no cenário com Lula quanto sem o petista, mostrou que o aumento dos votos de Alckmin foi extremamente tímido (5-6 por cento das intenções), ainda dentro da margem de erro.

E Eu Com Isso?

A CNT/MDA e o Estadão/Globo/Ibope esfriaram um possível dia de alta no mercado e a Bolsa fechou quase de lado na segunda. Isto porque a expectativa de que Geraldo Alckmin seria destaque positivo não se concretizou. O esperado é que Alckmin ainda suba nas pesquisas, uma vez que a propaganda de rádio e TV não teve início e as campanhas acabaram de começar. No entanto, o sinal amarelo volta a ficar ligado para o tucano.

 

Bolsonaro pode não participar mais de debates

O candidato à presidência da República pelo PSL, Jair Bolsonaro, pode desistir de comparecer aos debates nas principais emissoras de TV, rádio e jornalismo brasileiro. Gustavo Bebianno, seu braço direito, afirmou que estão avaliando a participação do presidenciável nos eventos – Bolsonaro estaria de saco cheio dos “debates inócuos” que nivelam os postulantes “por baixo”. Em visita ao interior de SP na última quinta (23), Bolsonaro disse, no entanto, que ‘a princípio’ participará dos debates.

E Eu Com Isso?

De fato, é muito difícil ter uma atuação destacada em um debate de pouco tempo e muitos candidatos. Como Bolsonaro já tem seu eleitorado praticamente consolidado, não haveria tanta necessidade de participação nesses espaços. No entanto, analistas avaliam que essa medida pode ser tomada após Marina Silva ter criticado o militar no último debate na RedeTV!. O episódio causou impacto negativo no candidato e repercutiu principalmente no eleitorado feminino.

 

Marfrig (MRFG3) – confirmada a venda da Keystone

Na sexta-feira (17), após o fechamento do mercado, a Marfrig confirmou a venda da subsidiária Keystone para a Tyson Foods pela quantia de 2,4 bilhões de dólares. Todos os ativos da Keystone foram vendidos, com exceção da planta de hambúrgueres em Ohio (EUA). A entrada de caixa será de 1,4 bilhão de dólares na empresa brasileira.

O anúncio ocorre depois de muitos rumores e especulações no mercado e após o jornal Valor Econômico ter divulgado a venda ainda na manhã da sexta-feira.

E Eu Com Isso?

As ações da Marfrig (MRFG3) reagiram negativamente ao anúncio da venda da Keystone, com queda de 9,3 por cento na última sexta-feira. A queda nos pareceu exagerada no curto prazo e também um reflexo da ausência do anúncio formal da companhia. Esperamos impacto levemente positivo no curto prazo.

O mercado parece ter se decepcionado com o valor da venda, pois o preço veio mais baixo do que o esperado, que era por volta de 3 bilhões de dólares. Entretanto, o preço mais baixo do que o esperado é explicado pela baixa do preço internacional de frango e pelo fato da unidade de hambúrgueres não ter entrado na transação.

Agora resta saber qual será a rentabilidade da companhia após esta troca de ativos, visto que a Marfrig comprou o frigorífico americano National Beef e vendeu a Keystone.

A nova Marfrig será focada no segmento de carne bovina, com produtos com menor valor agregado, pois a Keystone era fornecedora do Mc Donald’s.

 

CSN (CSNA3) – Dividendo extraordinário

Na última sexta-feira (17), após o fechamento dos mercados, a CSN divulgou um Fato Relevante que anunciou um pagamento extraordinário de dividendos. A companhia irá pagar 64 centavos para os detentores da ação, que atualmente está cotada a 9,01 reais. Só esse pagamento representa retorno sobre dividendos (dividend yield) de 7,11 por cento.

O mercado, no entanto, questionou o pagamento de dividendos extraordinários de 890 milhões de reais da CSN, num momento em que a empresa apresenta ainda um alto nível de endividamento, com relação dívida líquida/Ebitda de 5,3 vezes no fim do primeiro semestre.

E Eu Com Isso?

Esperamos um impacto positivo para as ações da CSN (CSNA3) no curto prazo.

Segundo a empresa, serão pagos 890 milhões de reais em dividendos. Mais que o pagamento do alto valor do dividendo, a notícia é reflexo de um bom trabalho que vem sendo feito na companhia.

O objetivo da CSN é claramente de reduzir a alavancagem. Com isso, a companhia vem readequando a sua dívida para se tornar mais saudável, já que está em busca de vender ativos não tão lucrativos (principalmente na Europa) e também com melhora na eficiência operacional.

No dia 20, as ações (CSNA3) fecharam em alta de 4,7 por cento, reflexo do retorno em dividendos anunciado de 7 por cento. As ações passaram a ser negociadas ex-dividendos a partir do dia 21.

O questionamento do mercado, no entanto, é negativo para as ações da empresa no longo prazo, pois a impressão que ficou é que os dividendos servirão mais para a holding controladora. Os controladores da CSN, que possuem 51 por cento do capital, têm muitas dívidas no mercado.

 

Eletrobras (ELET3 e ELET6) – TST libera venda de ativos de distribuição

Em mais uma das idas e vindas da vendas das distribuidoras, uma nova decisão do Tribunal Superior do Trabalho (TST) derrubou uma das liminares concedidas com o objetivo de impedir a venda das concessionárias de distribuição de energia da Eletrobras.

Dessa forma, por ora, o leilão de privatização de três distribuidoras da Eletrobras (Acre, Rondônia e Amazonas) segue confirmado para o dia 30 de agosto.

E Eu Com Isso?

Esperamos impacto positivo no preço das ações (ELET3 e ELET6) no curto prazo.

Como é natural num processo de privatização de estatais, sempre surgem liminares contra o processo. A data do leilão foi mantida e a principal questão será a quantidade de empresas interessadas nos ativos.

Acreditamos que o interesse das empresas poderá ser menor sem a aprovação do projeto de lei no Senado que traria mais segurança jurídica ao processo.

Na última sexta-feira (17), o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) informou que a venda da Amazonas Energia vai ficar para o fim de setembro.

Serão mais capítulos de uma “novela” em que o mais importante serão quais empresas estarão interessadas e qual preço será pago pelos ativos.

Petrobras (PETR3 e PETR4) – Acidente em Paulínia

Na última segunda-feira (20), um incêndio na refinaria de Paulínia (Replan), a maior da Petrobras no Brasil, fez com que a planta fosse totalmente paralisada. Segundo um comunicado do sindicato da companhia, ainda não há previsão para a volta da operação, visto que partes importantes foram afetadas pelo acidente.

O acidente se insere em um cenário misto para a estatal. Por um lado, a incerteza política com a definição do próximo presidente gera uma instabilidade no futuro da companhia. Por outro, o aumento da cotação do dólar, que ontem subiu 2 por cento e atingiu 4,04, melhora a receita da companhia que tem grande correlação positiva com a moeda. Inclusive, uma parte do bom resultado do segundo trimestre da Petrobras foi em função da cotação média do período ter sido alta.

E Eu Com Isso?

Esperamos impacto neutro no preço das ações (PETR3 e PETR4) no curto prazo.

A companhia tem estoque de combustível (gasolina e diesel) de aproximadamente uma semana para atender ao mercado doméstico. O reinício do refino de combustíveis poderá demorar até 7 dias desde o momento do acidente.

Será necessário manter a atenção se a companhia voltará a operar dentro do prazo esperado, visto que a Replan responde por 20 por cento de todo petróleo processado no Brasil.

A Levante traz as melhores ideias de investimento

B2W (BTOW3) – concessão de crédito para o lojista do marketplace

A B2W começou a oferecer financiamento para os lojistas do marketplace, o shopping virtual em que a B2W intermedia as vendas de terceiros. A empresa ainda estuda a possibilidade de oferecer crédito para os seus clientes nos seus sites (Americanas, Submarino, entre outras).

E Eu Com Isso?

Esperamos impacto positivo no preço das ações da B2W (BTOW3) no curto prazo.

A B2W segue o mesmo caminho do Mercado Livre, principal concorrente no varejo eletrônico, que começou a oferecer crédito aos seus lojistas seis meses atrás.

A B2W realizou o seu evento Seller Day 2018 ontem (22), em São Paulo, e detalhou mais sobre a sua estratégia: o crédito para lojistas se chama “Credit Seller” e o novo canal com empresas será operacionalizado através da parceria com a fintech BMP Money Plus. Nesse caso, quem financia o lojista é o Money Plus, e a B2W recebe um percentual sobre a operação.

Acreditamos que a estratégia da B2W é acertada e vai de encontro com a meta da companhia de que as vendas do marketplace (3P) representem mais de 50 por cento das vendas brutas totais (GMV) da companhia. O crédito aos lojistas do shopping virtual da B2W tem o objetivo de fomentar o crescimento dos lojistas e as suas vendas.

O futuro do varejo eletrônico está não somente na logística da entrega dos produtos, mas também nos produtos financeiros e na experiência do usuário.

Em abril de 2018, a B2W lançou a sua plataforma de pagamentos: a AME Digital. Acreditamos que a empresa está no caminho certo para se tornar uma empresa de soluções completas no varejo eletrônico no Brasil, buscando se tornar a “Amazon Brasileira”.

 

Agora vai?

A gestora Mirae Asset Global Investments vai liderar o primeiro fundo de índice de renda fixa negociado em Bolsa no Brasil. Está previsto para estrear na B3 na semana do dia 10 de setembro.

O ETF vai replicar o S&P/B3 Índice de Futuros de Taxas de Juros, que mede o desempenho de uma carteira hipotética composta por contratos futuros de DI de três anos. Já o fundo Tesouro será atrelado ao IMA-B (índice de títulos públicos que asseguram renda prefixada mais a correção pela inflação).

E Eu Com Isso?

A espera por ETFs de renda fixa é aguardada por investidores há muito tempo e, sem dúvidas, representará um avanço para o mercado de capitais brasileiro com novas oportunidades para ganhar com maior facilidade.

 


Compra a toda hora

Segundo a Secretaria do Tesouro Nacional, os investidores do Tesouro Direto já podem aplicar ou resgatar mesmo durante os períodos em que o mercado estiver suspenso.

Os resgates e aplicações serão liquidados quando o mercado voltar a funcionar, pelos novos preços definidos pelo Tesouro Nacional – mas sem ultrapassar o valor em reais pedido pelo investidor. Ou seja, se o preço do título subir, o investidor poderá levar uma quantidade menor.

E Eu Com Isso?

Durante os últimos meses, vimos diversas suspensões de negociações de títulos devido às oscilações do mercado. Mas o problema da compra durante as suspensões é que não se sabe quando o mercado voltará. Agora, é só fazer a operação e aguardar a liquidação.

Por ora, acreditamos ser melhor realizar as compras em horários de negociação normal para evitar uma surpresa com o valor a ser pago.

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook

Recomendado para você

Empresa Vale
E eu com isso

Vale (VALE3): Resultado do 4T20

Na noite desta quinta-feira (25), a mineradora Vale divulgou seus resultados referentes ao 4T20 e do ano consolidado de 2020. A divisão de minério de

Read More »
Localiza - E Eu Com Isso - Levante
E eu com isso

Localiza (RENT3): Resultado do 4T20 

A companhia Localiza (RENT3) divulgou seus números referentes ao quarto trimestre de 2020 na noite de quinta-feira (25). A companhia apresentou resultados sólidos, com lucro

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.

Fechar Menu
Fechar Painel