Levante Ideias - Setor Elétrico

E Eu Com Isso? Semanal (23 a 27 de julho)

EUA mais uma vez em destaque

A semana começou com o presidente americano, Donald Trump, atacando o Irã no Twitter dizendo: “Nunca ameace os Estados Unidos novamente ou você sofrerá consequências de dimensões que poucos na história já sofreram”.

Na quinta-feira (26), o destaque ficou para a alta nos principais índices europeus e emergentes como das consequência do acordo comercial entre Estados Unidos e União Europeia. Apesar de os termos do acordo serem vagos, o objetivo é chegar a “zero tarifas e barreiras”. Já as bolsas americanas tiveram leve queda em função dos resultados corporativos, com destaque para o Facebook, que decepcionou – as ações da companhia chegaram a cair 24 por cento no after market de quarta.

Na sexta, o destaque ficou por conta do aguardado PIB dos EUA do segundo trimestre, que registrou um forte crescimento de 4,1 por cento. Depois da decepção dos investidores com o resultado fraco do Facebook, a Amazon reportou resultado recorde no segundo trimestre.

E Eu Com Isso?

A ameaça de Donald Trump ao Irã é mais uma da lista do presidente americano, que como sempre usa a sua conta no Twitter para movimentar o mercado mundial.

Já o cessar fogo entre EUA e União Europeia também foi bastante positivo para os mercados na última quinta.

Na sexta, os dados econômicos positivos dos EUA também movimentaram positivamente o mercado global.

China anima a terça

A terça-feira foi de alta nos principais mercados globais com a China impulsionando o movimento. O governo chinês anunciou na madrugada do dia 24 uma série de medidas para estimular a economia e o setor de infraestrutura local. Além disso, também afirmou que a política fiscal deve ter uma postura proativa para o sistema de financiamento atender a necessidades da economia.

E Eu Com Isso?

O ânimo injetado pelo governo chinês na economia impulsionou os mercados e animou os investidores, sendo uma notícia muito positiva.

Centrão oficializa apoio a Alckmin

Na última quinta-feira, cinco partidos do chamado Centrão (DEM, PRB, PP, PR e SD) oficializaram seu apoio ao presidenciável do PSDB, Geraldo Alckmin. O grupo tem direito a 14 minutos e 47 segundos de propaganda no rádio e na TV por dia, ou 3 minutos e 6 segundos por bloco. Outro partido que deve entrar na aliança é o PTB, que ainda não definiu quando oficializará a coligação. O empresário Josué Alencar foi convidado para ser vice, mas negou o convite. Com isso, Alckmin segue à procura de um vice para a campanha.

E Eu Com Isso?

Estudos mostram que o meio de comunicação mais importante para a tomada de decisão do eleitor ainda é a TV. Por isso, Alckmin se destaca dos outros candidatos com a aliança e pode somar até quase 24 minutos por dia, enquanto que o PT teria quase 7 minutos, o PDT aproximadamente 1 minuto e meio e o PSL somente 30 segundos. A palavra final sobre o vice será de Alckmin.

Levante Ideias - Bolsonaro Solenidade

Turbulência na candidatura de Bolsonaro

Jair Bolsonaro (PSL), deputado e agora candidato à presidência da República, não passa por um bom momento em sua campanha. Estagnado nas pesquisas eleitorais há algum tempo, o militar também viu suas tentativas de aliança fracassarem e encontra-se isolado politicamente. O presidenciável convidou Janaína Paschoal (também filiada ao PSL) e o general Augusto Heleno para ser a sua vice, mas nenhum dos dois aceitou.

E Eu Com Isso?

Se por um lado Jair Bolsonaro tem uma legião de fãs e eleitores, por outro não consegue atrair a classe política a seu favor. Na prática, isso dificulta sua projeção para o segundo turno agora que as campanhas de rádio e TV estão para começar. Ainda sim, a sua intenção de votos lhe confere grandes chances de conquistar uma vaga no segundo turno. Naturalmente, Bolsonaro terá de começar a aceitar convites para programas e debates e deve tomar cuidado para não se complicar no discurso adotado, que pode custar caro.

Equatorial Energia (EQTL4) vence o leilão da Cepisa

A Equatorial Energia foi a vencedora do leilão da distribuidora do Piauí (Cepisa), realizado na última quinta-feira (26) pela Eletrobras e pelo BNDES.

A companhia ofereceu um ágio sobre o valor de outorga de 5 milhões de reais. Ou seja: o Governo Federal deverá levantar 95 milhões de reais com o tão esperado leilão da primeira distribuidora da Eletrobras. A Equatorial foi única empresa que fez uma oferta no leilão.

E Eu Com Isso?

A notícia é positiva para a companhia e esperamos impacto positivo no preço das ações no curto prazo. Ontem (26), as ações fecharam em alta de 3,3 por cento.

Já para a Eletrobras, o fato de ter apenas um interessado no leilão da Cepisa, que é considerada uma das melhores das seis distribuidoras que serão vendidas, não foi muito bem vista e pode atrapalhar os planos. Isso fezcom que as ações da companhia (ELET3) caíssem 5,97 na quinta.

A administração da empresa tem experiência em reestruturações financeiras e operacionais, com uma cultura empresarial e modelo de gestão voltados para resultados. Dessa forma, acreditamos que a Equatorial irá melhorar a eficiência e produtividade da operação da Cepisa, gerando benefício para 1,2 milhões de consumidores do Piauí distribuídos por 224 municípios do Estado.

Vale (VALE3) em alta

A agência Moody’s elevou a nota da Vale para Grau de Investimento. A notícia ocorre em um dia positivo para as mineradoras ao redor do mundo em função das medidas positivas anunciadas pelo governo chinês.

Além disso, na última quarta (25), a Vale divulgou um bom resultado após o fechamento do pregão. Os números vieram acima do esperado em termos de lucro líquido recorrente. Os destaques positivos ficaram com a redução do endividamento líquido, o anúncio de pagamento de dividendos e o programa de recompra.

E Eu Com Isso?

O panorama é positivo para as ações da Vale (VALE3) no curto prazo. Esperamos impacto positivo no preço das ações.

A Moody’s está vendo como positivo o processo de melhora na geração de caixa, que permitiu uma redução dos índices de endividamento. Além disso, o desfecho do desastre da Samarco gerou uma forte redução de potenciais responsabilidades para a companhia.

A Vale vive um momento bem positivo: elevação da classificação de risco para grau de investimento, aumento da liquidez das ações, redução no endividamento (muito perto da meta) e foco na qualidade do produto em detrimento de volumes de produção.

Banco Itaú (ITUB3 e ITUB4) – Banco Central decide que Itaú deverá ser minoritário na XP

O Banco Central definiu que o banco Itaú terá de se manter como um acionista minoritário da XP e limitou o tamanho dessa fatia minoritária.

A primeira etapa do negócio permanece sem alterações: o banco Itaú adquire 30,1 por cento das ações ordinárias (ON) e 49,9 por cento do capital total, com a XP avaliada em 12 bilhões de reais e com pagamento de 6,3 bilhões de reais na etapa inicial.

O que mudou são as fases seguintes do negócio. O Itaú não poderá mais chegar a 74,9 por cento de participação do capital total e 49,9 por cento das ações ordinário (ON) da XP, previstos para serem alcançadas em 2022.

No novo modelo de negócio, o Itaú poderá ter participação máxima de 64,2 por cento do capital total e 40 por cento das ações ordinárias (ON).

E Eu Com Isso?

A notícia é negativa para as ações do banco Itaú no curto prazo, pois o Banco Central em decisão inédita decidiu alterar o negócio fechado (entre Itaú e XP) e impediu que o Itaú se tornasse o possível controlador da XP em 2022, ao limitar a participação do banco nas ações ordinárias (ON).

Onde está o seu Tesouro?

Após dez meses consecutivos de saída líquida de recursos no Tesouro Direto, o programa registrou aplicações líquidas de 188,9 milhões de reais em junho. De acordo com balanço divulgado ontem pelo Tesouro Nacional, as vendas de títulos aos investidores da modalidade somaram 1,35 bilhão de reais no mês passado, enquanto os resgates de papéis totalizaram 1,161 bilhão de reais.

E Eu Com Isso?

Desde julho do ano passado as vendas não eram superiores aos resgates. Os títulos mais demandados foram os indexados à Selic (39,9 porcento), seguido pelo papeis atrelados à inflação (34,4 por cento) e pelos prefixados (25,7 por cento).

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Recomendado para você

Crypto 101

Altcoins: A melhor opção para o Halving? | Crypto 101

Participe da Comunidade Levante Crypto agora mesmo e fique por dentro das principais notícias desse mercado: https://lvnt.app/uvwfup

Hoje em dia, com o Bitcoin já tendo ocupado seu espaço de mercado, muitas pessoas buscam outras moedas digitais para investir.

Afinal, criptos mais baratas – e fora do radar – possuem um potencial muito maior que o vovô das criptos.

É aí que entram as Altcoins, que cada vez mais vêm ganhando espaço no mercado cripto.

Read More »
Crypto 101

3 Criptos de Inteligência Artificial com alto potencial em 2024 | Crypto 101

Atualmente, é necessário ir além do Bitcoin e do Ethereum para conseguir lucrar de verdade no mercado Cripto, que já começa a se movimentar como uma indústria cada vez mais robusta.
Neste contexto, o setor de Inteligência Artifical em Criptomoedas se apresenta como um dos mais promissores na nova indústria, e projetos como $OCEAN (Ocean Protocol), $FET (Fetch.ai) e $PAAL (Pluto Protocol) emergem como líderes na integração dessas tecnologias de ponta.

Participe da Comunidade Levante Crypto agora mesmo e fique por dentro das principais notícias desse mercado: https://lvnt.app/uvwfup

Read More »
Crypto 101

Ganhe Criptomoedas DE GRAÇA: Conheça os Airdrops de Criptos | Crypto 101 

Airdrops de Criptomoedas é o assunto que vem parando o mercado cripto. Como assim, é possível ganhar criptomoedas DE GRAÇA?!

Basicamente, Airdrops são caracterizados pela distribuição gratuita de tokens para detentores de uma determinada criptomoeda ou membros de uma comunidade específica.

Pela importância que o assunto vem tomando, no Crypto 101 de hoje, vamos abordar as principais características dos airdrops em artigo exclusivo.

Read More »
Crypto 101

O que é Staking de Criptomoedas e como fazer na prática? | Crypto 101

Staking de criptomoedas é um processo pelo qual os detentores de determinadas moedas digitais participam da validação e do consenso das transações em suas respectivas redes blockchain. Em essência, é a prática de bloquear uma certa quantidade de criptomoedas em uma carteira específica para apoiar as operações da rede.

Hoje em dia, para quem busca novas maneiras de operar Cripto, o Staking de Criptomoedas é uma maneira inovadora e com alto potencial.

Participe da Comunidade Levante Crypto agora mesmo e fique por dentro das principais notícias desse mercado: https://lvnt.app/uvwfup

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.