A Levante traz as melhores ideias de investimento

Desinvestimento pode render 22,8 bilhões de reais ao BNDES

Desinvestimento pode render 22,8 bilhões de reais ao BNDES

O BNDES divulgou, na madrugada desta quarta-feira (22) que fará uma oferta secundária de ações ordinárias da Petrobras que possui. O banco, presidido por Gustavo Montezani, vai oferecer ao mercado 734,2 milhões de ações ordinárias que possui. Considerando-se o fechamento de 31,02 reais da terça-feira (21), a oferta poderá movimentar até 22,8 bilhões de reais. As vendas vão ocorrer tanto no Brasil quanto no Exterior, na forma de American Depositary Receipts (ADR). Depois da venda, o banco ficará com uma participação de ações ordinárias remanescente de 0,16 por cento, detida pela BNDESPar, empresa de participações do BNDES (leia mais abaixo).

No entanto, a terça-feira não foi só de notícias positivas para a estatal petrolífera. O Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (Carf), que analisa os recursos de contribuintes que questionam autuações da Receita Federal, manteve a cobrança de 8,89 bilhões de reais em tributos à Petrobras. A companhia foi autuada por contratos de aluguel (afretamentos) de plataformas em 2011 e 2012. A empresa pretende recorrer à Justiça.

Enquanto isso, em Davos, o ministro da Economia, Paulo Guedes, manteve o tom otimista. Ele disse que, apesar da decepção recente com os dados de atividade econômica referentes a novembro do ano passado, o Brasil voltou à rota de expansão e que o Produto Interno Bruto (PIB) deve crescer 2,5 por cento em 2020. O prognóstico de Guedes está acima da projeção traçada pelo próprio ministério da Economia, que está em 2,4 por cento. O ministro disse estar confiante na aprovação da reforma tributária ainda neste ano. Ele afirmou que o Congresso está “super colaborativo” e disse que as propostas de reforma serão enviadas de forma fatiada para evitar confrontos com os parlamentares.

Tem muita gente me perguntando sobre a Bolsa 3.0, que é a estratégia que visa ganhos no curto prazo. Para explicar tudo, eu preparei uma série grátis com três vídeos onde comento tudo. Na terça-feira (21), inclusive, liberei o primeiro episódio (clique aqui se você ainda não assistiu). Vale lembrar que amanhã tem o 2º episódio. Recomendo fortemente que você acompanhe.

MUNDO 1 – Na terça-feira, o Senado americano realizou a primeira sessão para discutir o impeachment do presidente Donald Trump com uma violenta discussão sobre as regras do julgamento. Os republicanos, que têm maioria, planejaram um processo relâmpago que pode acabar em uma semana. Os democratas reclamam que não há um acordo para que novas testemunhas deponham.

Mitch McConnell, líder republicano, propôs limitar o debate a 48 horas. A oposição democrata teria 24 horas para apresentar seus argumentos, divididas em três dias. A defesa do presidente teria o mesmo tempo para contrapor-se à acusação. Em seguida, os senadores terão 16 horas para fazer perguntas às partes por escrito, pois é proibido falar durante o julgamento. O juiz John Roberts, presidente da Suprema Corte, que é também o supervisor do processo, as lerá em voz alta.

Depois dessa fase, haveria quatro horas de debate para cada parte argumentar a favor ou contra a inclusão de novas testemunhas, o pedido de mais material ou provas. Se a maioria republicana rejeitar os pedidos, o julgamento já passaria à deliberação (a portas fechadas ou abertas) e à votação do veredito final, razão pela qual talvez não dure muito mais que uma semana.

Trump é acusado de abuso de poder por ter pressionado o governo da Ucrânia a investigar o pré-candidato presidencial democrata, Joe Biden. A pressão passou pelo congelamento de quase 400 milhões de dólares (cerca de 1,685 bilhão de reais) de ajuda militar que o Congresso havia prometido ao governo em Kiev, em guerra com os separatistas pró-russos no leste do país. Trump também está sendo julgado por ter obstruído as investigações do Congresso sobre o caso, recusando-se a entregar documentos e proibindo que membros de seu governo depusessem.

MUNDO 2 – Um turista americano que viajou à China foi diagnosticado na terça-feira com o coronavirus que infecto 440 pessoas e fez nove vítimas fatais na província chinesa de Wuhan ao longo dos últimos dias. O governo chinês alertou na noite da terça sobre os riscos de mutação do vírus.

A situação é especialmente grave neste momento, poucos dias antes do feriado do Ano Novo Chinês, cujas comemorações começam na sexta-feira (25). Nessa época ampliam-se viagens pelo país, e a notícia de que a síndrome pode ser transmitida entre humanos ampliou as preocupações com deslocamentos.

A notícia derrubou os mercados na noite da terça-feira, pelo temos das consequências sobre as economias asiáticas. O investidor não se esquece do surto da síndrome respiratória aguda grave (SARS), que vitimou 774 pessoas em 2002.

Apesar do cenário internacional pesado, o fato de o BNDES ter destravado as vendas das ações ordinárias da Petrobras pode animar as ações ordinárias da estatal, que são importantes no índice e vêm sendo negociadas com desconto.

* Esse conteúdo faz parte do nosso boletim diário: ‘E Eu Com Isso?’. Todos os dias, o time de analistas da Levante prepara notícias e análises que impactam seus investimentos. Clique aqui para receber informações sobre o mercado financeiro em primeira mão.

Leia também: Megaleilão da cessão onerosa: a mãe de todos os leilões

Compartilhe

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.

Recomendado para você

Domingo de Valor

Múltiplo P/VPA

Na coluna de hoje eu encerro a série sobre avaliação de empresas (valuation). Irei falar sobre o múltiplo P/VPA, um dos múltiplos de avaliação mais

Read More »
E eu com isso

Alta na fragmentação partidária

A fragmentação partidária, no âmbito do Executivo municipal, aumentou pela quinta vez consecutiva em eleições municipais no Brasil. Em 2004, as cinco principais legendas concentravam

Read More »
E eu com isso

Novidades entre Itaú e XP

Nesta segunda-feira (30), após o fechamento do mercado a XP divulgou um fato relevante anunciando a emissão de um follow-on que deve injetar cerca de

Read More »
Ações do Índice Bovespa em telão.
E eu com isso

Dezembro com lucro

O último mês do ano não costuma ser um período de fortes emoções na bolsa. Explica-se. Os investidores profissionais, que administram recursos de terceiros, costumam

Read More »
E eu com isso

Destaques do Petrobras Day

Nesta segunda-feira (30), a Petrobras realizou o evento virtual anual da companhia, o Petrobras Day, para apresentar maiores detalhes do plano de negócios 2021-2025, divulgado

Read More »
E eu com isso

Resultados do segundo turno

Os resultados do segundo turno das eleições municipais vieram em linha com o esperado. Conforme previmos, Bruno Covas (PSDB) venceu em São Paulo, Eduardo Paes

Read More »
Fechar Menu

Fechar Painel