Jair Bolsonaro

Demite ou não demite?

Demite ou não demite?

Na tarde deste domingo (5), o presidente Jair Bolsonaro voltou a atacar seu ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta. Dessa vez, o presidente deu o recado de forma indireta: afirmou que “algo subiu na cabeça” de certas pessoas de seu governo, mas que a “hora deles vai chegar”, referindo-se à possibilidade de demissão de Mandetta. “A minha caneta funciona”, complementou.

Durante a última semana, o presidente deixou claro o descontentamento com o ministro ao declarar que faltaria humildade a Mandetta. O atrito entre os dois se dá principalmente em função das divergências sobre o combate ao novo coronavírus – Bolsonaro é a favor de um afrouxamento das medidas assim que possível. O ministro da Saúde, por sua vez, não vem respondendo as declarações do presidente.

Bolsonaro também tem de lidar com a alta aprovação do ministro nas pesquisas recentes de opinião. Até mesmo entre o núcleo bolsonarista, o ministro da Saúde tem melhor desempenho que o presidente. Isso justificaria os esforços de Bolsonaro para fritar Mandetta, mas o impediria de demiti-lo.

Diante dessa situação, Bolsonaro não parece poder demitir o ministro – apesar de ter demonstrado, em suas declarações, clara intenção. Os brasileiros apoiam tanto o isolamento social quanto Mandetta. Assim, as ações de Bolsonaro ficam limitadas por receio de perda de popularidade. Tentar fritar o ministro seria uma tentativa de colocá-lo em uma zona de desconforto de tal forma que seu trabalho não pudesse mais ser realizado na pasta, culminando em um pedido de demissão. Por enquanto, não é a intenção de Mandetta.

* Este conteúdo faz parte do nosso boletim diário: ‘E Eu Com Isso?’. Todos os dias, o time de analistas da Levante prepara as notícias e análises que impactam seus investimentos. Clique aqui para receber informações sobre o mercado financeiro em primeira mão.

Leia também:Dificuldade na compra de testes

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook

Recomendado para você

Levante Ideias - Eletrobras
E eu com isso

Medida Provisória aprovada

Foi com um placar apertadíssimo, mas a Medida Provisória 1.031/21, que trata da desestatização da Eletrobras, foi aprovada no Senado Federal. Teve atraso na entrega

Read More »
Levante Ideias - Commodities
E eu com isso

Commodities em alta

A semana se encerra com os investidores refazendo as contas sobre o comportamento dos preços dos ativos físicos, especialmente as commodities. O que está em

Read More »
Levante Ideias - Eletrobras
E eu com isso

Senado aprova MP da Eletrobras

Nesta quinta-feira (17), foi aprovada no Senado a medida provisória (MP) 1.031, que viabiliza a privatização da Eletrobras (ELET3/ELET6). A votação foi apertada, tendo 42

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.

Fechar Menu

Fechar Painel