Centrão

DEM e MDB fora do Centrão

Nos próximos dias, o DEM e o MDB devem deixar oficialmente o bloco do Centrão na Câmara, de olho nas eleições para a Presidência da Casa marcadas para fevereiro de 2021. As duas legendas já atuavam com certa independência, mas acompanhavam as decisões do seu líder, o deputado Arthur Lira (Progressistas-AL).

A decisão vem após divergências quanto à votação do Fundeb, ocorrida na semana passada. Lira tentou tirar de pauta a PEC, a pedido do governo, mas não teve sucesso e acabou irritando partidos como o DEM e o MDB. O requerimento para retirada de pauta é prerrogativa de líderes partidários e de blocos. 

A estratégia do MDB e do DEM é buscar formar uma aliança, apadrinhada por Rodrigo Maia, para promover o candidato à presidência da Câmara. Partidos de oposição ao governo devem ser procurados pelas siglas. Hoje, DEM e MDB têm, juntos, 63 deputados na Câmara e o desembarque do Centrão é relevante para o tamanho do bloco de, aproximadamente, 220 deputados. 

Anteriormente, siglas como PSL, PSDB e Republicanos já haviam deixado o Centrão para ter mais competitividade na disputa por relatorias e comissões relevantes na Câmara. PTB, Pros e Solidariedade também pensam na possibilidade de deixar o bloco com o objetivo de angariar um maior protagonismo nas negociações da Casa.

A saída de dois partidos de peso do Centrão criam mais dificuldades para Arthur Lira, que quer a cadeira presidencial da Câmara e tem o apoio do governo. O deputado já atua como líder informal do governo e está sempre alinhado às vontades do Planalto, tendo sido chave para consolidar essa nova aliança entre Executivo e Legislativo em 2020. 

Ainda que as eleições estejam distantes, é fundamental acompanhar a movimentação dos partidos nestes próximos meses. Para o governo, uma vitória de um candidato pouco alinhado a sua agenda vai atrapalhar bastante o andamento das reformas. No curto prazo, porém, investidores não devem sentir nenhum efeito prático da saída de DEM e MDB do Centrão.

* Este conteúdo faz parte do nosso boletim diário: ‘E Eu Com Isso?’. Todos os dias, o time de analistas da Levante prepara as notícias e análises que impactam seus investimentos. Clique aqui para receber informações sobre o mercado financeiro em primeira mão.

Compartilhe

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.

Recomendado para você

Política Sem Aspas

O desafio do teto – parte I

No Comentário de nº 9 da Instituição Fiscal Independente, “Considerações sobre o teto de gastos da União”, Felipe Salto, Daniel Couri e Josué Pellegrini recortam

Read More »
E eu com isso

Redução de jornada até dezembro

O presidente Jair Bolsonaro assinou, ontem (13) a prorrogação da redução proporcional de jornada e salários e suspensão temporária do contrato de trabalho, medidas previstas

Read More »
Fechar Menu

Fechar Painel