Donald Trump, ex-presidente americano

Debate calmo

Quem esperava um último debate acalorado entre Donald Trump e Joe Biden assistiu, na noite de ontem (22), um confronto bastante ponderado e pouco agressivo de ambos os lados.

Sem interrupções e sem troca de farpas mais acentuadas, o debate ficou marcado pela saúde pública, a Covid-19, questões imigratórias e o pacote de estímulos para a economia americana. Do lado dos ataques aos adversários, Trump enfatizou, novamente, a questão de Hunter Biden e seu possível envolvimento com a Ucrânia, além de reiteradamente questionar a atuação de Joe Biden durante os dois governos do presidente Barack Obama. Biden, por sua vez, desferiu críticas sobretudo com relação à pandemia, mas também questionou o atual presidente sobre posições ideológicas, como o racismo e os protestos de americanos contra a violência policial.

Agora, ambos os candidatos devem intensificar suas agendas nos estados mais decisivos, em que a disputa está mais acirrada. Faltando pouco mais de uma semana para o dia D das eleições (dia 3 de novembro), a percepção foi de que não houve vitória substanciosa de nenhum candidato no debate de ontem. Tal desfecho joga a favor de Joe Biden, uma vez que ele ainda está em vantagem nas pesquisas nacionais. Até agora, pouco menos de 50 milhões de americanos já foram às urnas e depositaram seus votos.

Como já ressaltei em diversos relatórios e vídeos, Joe Biden é franco favorito para levar as eleições presidenciais de 2020. A resiliência da sua vantagem de cerca de 8 pontos percentuais em relação a Donald Trump deve consolidar a vitória do democrata, até porque cerca de um terço do eleitorado americano já votou.

Ainda que o debate tenha pouquíssima influência, a essa altura, no resultado final das eleições, os mercados devem reagir positivamente ao último encontro entre os dois candidatos. Afinal, pelo menos contou positivamente o tom mais moderado de ambos os candidatos.

* Este conteúdo faz parte do nosso boletim diário: ‘E Eu Com Isso?’. Todos os dias, o time de analistas da Levante prepara as notícias e análises que impactam seus investimentos. Clique aqui para receber informações sobre o mercado financeiro em primeira mão.

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook

Recomendado para você

Levante Ideias - Federal Reserve
E eu com isso

O que esperar da Super Quarta

Este dia foi apelidado de “Super Quarta”, pois, tanto o Banco Central (BC) quanto o Federal Reserve (Fed), o BC americano, vão revelar suas visões

Read More »
Levante Ideias - Eletrobras
E eu com isso

Sem acordo na Medida Provisória

A Medida Provisória 1.031/21, que trata da desestatização da Eletrobras (ELET3/ELET6), entra em sua reta final faltando apenas seis dias para que seu prazo de

Read More »
Levante Ideias - Roblox
E eu com isso

Dados operacionais da Roblox

A Roblox (RBLX), plataforma para desenvolvedores de games, anunciou nesta terça-feira (15), dados operacionais referentes ao mês de maio. Na comparação anual, os dados vieram

Read More »
Levante Ideias - Ultrapar
E eu com isso

Ultrapar perto de vender Oxiteno

O grupo tailandês Indorama, uma das grandes empresas do setor químico e petroquímico, parece ter avançado nas negociações com a Ultrapar (UGPA3) para a compra

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.

Fechar Menu

Fechar Painel