previdência

De olho na Câmara

No início dessa semana, o Senado Federal aprovou o Projeto de Lei (PL) 2.630/2020 – apelidado de Lei das Fake News – que estabelece um marco legal para a liberdade, a responsabilidade e a transparência na internet, versando sobre práticas em redes sociais e serviços de mensagem. No Senado, a votação foi controversa e o placar dividido: foram 44 senadores favoráveis, 32 contrários e 2 abstenções, demonstrando a sensibilidade do tema.

A intenção do projeto é de fortalecer a democracia por meio da redução de desinformação e engano, mas as normas estabelecidas vêm sendo criticadas por especialistas jurídicos, de comunicação e outros atores da sociedade que enxergam ameaças à liberdade de expressão, com a medida. 

Agora, o projeto segue para a Câmara dos Deputados, onde deve ser modificado. O debate na casa será mais longo, justamente para revisitar os pontos polêmicos do projeto, pacificar as discordâncias e poder entregar uma lei mais coesa – muitos especialistas criticaram, inclusive, a rapidez na qual a lei tramitou no Senado.

Tão importante quanto combater a desinformação é preservar a privacidade dos cidadãos brasileiros. O texto ainda precisa decantar para ser, realmente, um marco justo no combate às fake news (que também são poderosas ferramentas) – e tal processo deve ocorrer na Câmara. Assim, a pauta deve tomar algum tempo da agenda legislativa nessas próximas semanas, até meses.

* Este conteúdo faz parte do nosso boletim diário: ‘E Eu Com Isso?’. Todos os dias, o time de analistas da Levante prepara as notícias e análises que impactam seus investimentos. Clique aqui para receber informações sobre o mercado financeiro em primeira mão.

Leia também: Semana movimentada na Câmara

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook

Recomendado para você

Levante Ideias - Cosan
E eu com isso

Fundo da Cosan amplia portfólio

A Cosan (CSAN3), veículo de investimento (holding) com foco em energia, agronegócio e infraestrutura que controla empresas como Raízen (RAIZ4) e Rumo (RAIL3), anunciou via

Read More »
Levante Ideias - Dinheiro
E eu com isso

Acordo para precatórios

Após uma série de discussões de bastidor, os Três Poderes vão caminhando em direção a uma solução para os precatórios no Orçamento de 2022. A

Read More »
Levante Ideias - Evergrande
E eu com isso

A Evergrande não é tão grande

O conglomerado chinês Evergrande (3333.HK) pode, sem exagero, ser considerado um império. É a segunda maior incorporadora chinesa. Emprega 200 mil pessoas e gera 3,8

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.