Levante Ideias - Grupo Dasa EECI

Dasa concede desconto no “RE-IPO”

Na noite desta terça-feira (06), a Diagnósticos da América S.A., mais conhecida como DASA (DASA3) definiu o preço da sua oferta de ações (Re-IPO), que ficou abaixo do piso da faixa indicativa inicial.

A oferta inicial previa uma ampla faixa de preço entre 64,90 e 84,50 reais por ação, similar à amplitude de Rede D’Or (RDOR3), que implicava em um valor de mercado entre 36 bilhões e 47 bilhões de reais, uma diferença de 30 por cento entre o preço mínimo e o máximo.

A precificação foi revista na segunda-feira (05) para uma faixa mais baixa entre 56,75 e 60,00 reais por ação, com o preço definido no meio desta faixa em 58,00 reais por ação. O valor da oferta deverá ser de 3,8 bilhões de reais, o que implica em valor de mercado de 32,2 bilhões de reais para a companhia.

Com a oferta a Dasa (DASA3) esperava levantar em torno de 5 bilhões de reais, que seria utilizada para pagamento do hospital LeForte em São Paulo, investimentos em aquisições e crescimentos orgânicos e capital de giro para financiar suas operações, em um montante de 1/3 cada.

Com a nova precificação a dinâmica de uso dos recursos deverá ser alterada, com a oferta sendo fechada com um desconto em torno de 14 por cento em relação ao valor esperado.

A negociação com a nova injeção de ações em bolsa está marcada para o dia 08 de abril, quinta-feira, com as ações DASA3 voltando a operar com liquidez.

E Eu Com Isso? 

A família Bueno, a controladora, não satisfeita com a avaliação obtida na reestreia da companhia depois de 2 anos e meio (fechamento de capital em setembro de 2017), injetou cerca de 500 milhões de reais na oferta para não ser diluída em volume maior, a preço indesejado.

Com o preço de 58 reais por ação, a companhia obtém um múltiplo EV/Ebitda (Valor da Firma por Potencial de geração de caixa operacional) em torno de 16,5 vezes para 2021, abaixo dos pares de maior porte como Hapvida (HAPV3), Notredame Intermédica (GNDI3) e Rede D’Or (RDOR3), estes negociados a múltiplos EV/EBITDA entre 23-25 vezes.

Embora venha sendo ventilado que o grupo Dasa (DASA3) pelo seu tamanho seja comparável às empresas citadas acima, a sua operação se assemelha muito mais a empresas do segmento de diagnósticos e rede de laboratórios como Fleury (FLRY3) e Hermes Pardini (PARD3), estes operando com múltiplos EV/Ebitda na casa das 10 vezes, com a DASA possuindo um amplo portfólio de laboratórios e clínicas especializadas de renome por todo o país.

Recentemente a companhia anunciou a aquisição de dois hospitais de grande porte, o LeForte em São Paulo e o Hospital São Domingos no Amazonas, entrando de vez com o plano de diversificação e verticalização de suas operações, porém ainda longe de ser comparável com um player hospitalar. Além do mais, a rentabilidade da Dasa ao longo dos últimos 10 anos não superou os 5 por cento de margem líquida enquanto seus pares do setor operam com consistência na casa dos 10 por cento.

Acreditamos que o mercado ainda precifica um desconto em relação à essa diferença na rentabilidade e há uma desconfiança na recuperação de margens da companhia, após uma série de aquisições nos últimos anos, refletindo essa rentabilidade histórica menor.

Este conteúdo faz parte da nossa Newsletter ‘E Eu Com Isso’.

Para ficar por dentro do universo dos investimentos de maneira prática, clique abaixo e inscreva-se gratuitamente!

e-eu-com-isso

Leia mais sobre a empresa: Dasa (DASA3) faz aquisição.

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook

Recomendado para você

Levante Ideias - Domingo de Valor
Domingo de Valor

A importância de uma palavra

Ao afirmar que o termo “transitória” deixou de se aplicar à inflação americana, Jerome Powell, presidente do Fed, provocou um terremoto no mercado   Além

Read More »
Levante Ideias - Bolsa de Valores
Artigos

Ibovespa fecha a semana em alta

Mercado Local → Ibovespa 105.069 pontos +0,58% Em dia de alta volatilidade nos mercados, as bolsas americanas viveram uma sexta-feira de quedas, após os dados

Read More »
Levante Ideias - Suzano
E eu com isso

Suzano divulga projeções de capex

A Suzano (SUZB3), maior produtora mundial de celulose, divulgou na noite desta quinta-feira (02) suas projeções de capex (investimentos em capital fixo) para 2021 e

Read More »
Levante Ideias - Braskem
E eu com isso

Braskem e Novonor

A Braskem (BRKM5) informou que recebeu da sua controladora, a Novonor (ex-Odebrecht), a informação da possibilidade da realização de uma oferta subsequente de ações (follow-on),

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.