Levante Ideias - Congresso Nacional

Dança das cadeiras

O governo Bolsonaro deve trocar cerca de 40% de sua equipe ministerial em abril do ano que vem, data em que expira o prazo para desincompatibilização eleitoral (afastamento de certas funções ou cargos para se tornar candidato) visando o pleito de 2022.

Entre os nomes que devem deixar a Esplanada, estão: Braga Netto, da Defesa (possível vice de Bolsonaro); Fábio Faria, das Comunicações (Senado pelo RN); Flávia Arruda, da Secretaria de Governo (Senado pelo DF); João Roma, da Cidadania (governo do estado da Bahia); Onyx Lorenzoni, da Previdência e Trabalho (governo do RS); Tarcísio de Freitas, da Infraestrutura (governo de SP); entre outros nomes que ainda estão sendo ventilados para algumas posições no Executivo estadual ou Legislativo federal.

Ciente dos projetos políticos diversos, Bolsonaro comentou que deve pedir sugestões aos auxiliares que estiverem de saída das pastas, mas nenhum nome foi definido ainda. As mudanças devem dar uma nova cara à gestão e à articulação política do governo, apesar do limitado tempo restante do atual mandato. É provável que partidos da base aliada e eleitoral sejam contemplados na nova distribuição ministerial.

O Planalto tem incentivado ministros a concorrerem para cargos eletivos, de modo a fortalecer os seus quadros no Congresso Nacional – em especial, no Senado, Casa onde o governo teve dificuldades durante a atual legislatura. Alguns nomes, contudo, ainda aguardam mais indicadores sobre a conjuntura eleitoral e a popularidade do presidente.

E Eu Com Isso?

De olho nas eleições de 2022 e novas alianças políticas, principalmente regionais, o atual governo deve promover uma considerável dança das cadeiras na Esplanada. A tendência é de, ao contrário do que foi a primeira legislatura, ocupar muito mais pastas com chefias de natureza política.

Este conteúdo faz parte da nossa Newsletter ‘E Eu Com Isso’.

e-eu-com-isso

Leia também: Guedes alerta para reajuste.

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook

Recomendado para você

Levante Ideias - Combustível
E eu com isso

Alta dos combustíveis

Com novas altas nos preços do barril de petróleo nas praças internacionais, o governo definiu como prioridade total a entrega de uma PEC (Proposta de

Read More »
Levante Ideias - Netflix
E eu com isso

Resultados da Netflix (NFLX) do 4T21

A Netflix (NFLX) apresentou, nesta quinta-feira (20), após o fechamento do mercado, o seu resultado referente ao quarto trimestre de 2021. Os números apresentados foram

Read More »
Levante Ideias - Criptomoedas
E eu com isso

Entenda a queda das criptomoedas

A semana está se encerrando com as cotações das criptomoedas desabando. Nas últimas 24 horas, as cotações do Bitcoin (BTC) recuaram cerca de 7%, para

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.