Levante Ideias - eletrobras

Cronograma da privatização

Por ter sido enviada via Medida Provisória, que tem vencimento de 120 dias, a privatização da Eletrobras (ELET3/ELET6) está no radar do Congresso e de investidores. Nesta quinta (6), o secretário especial de Desestatização, Diogo Mac Cord, afirmou que trabalha com a venda da estatal em janeiro de 2022, levando em consideração a aprovação do projeto no Legislativo e todos os trâmites envolvendo publicação de edital, análise do Tribunal de Contas da União, etc.

Segundo cálculos do Ministério da Economia, a venda da Eletrobras pode gerar 100 bilhões de reais aos cofres do governo federal, considerando o valor da outorga, a fatia da União na companhia e a posterior venda de ações no mercado secundário. Com o atual valor de mercado da Eletrobras (pouco menos de 60 bilhões de reais), se a privatização fosse hoje o governo arrecadaria cerca de 80 bilhões, mas a equipe econômica antevê uma forte valorização das ações da companhia até a sua privatização.

Para diminuir a resistência política à privatização, o Executivo fez concessões financeiras às regiões Nordeste e Norte, criando fundos para destinar recursos às regiões, e também criou uma golden share, ação de classe especial que confere ao governo federal o poder de veto em certas decisões da empresa.

Segundo o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), o relatório da MP 1.031/2021 deve ser aprovado já na próxima semana e o texto seguiria para o Senado Federal na semana do dia 17 de maio, dando praticamente um mês para os senadores analisarem e aprovarem a proposta. A MP caduca no dia 25 de junho.

E Eu Com Isso?

Entramos na reta final da tramitação da Medida Provisória e as duas Casas Legislativas parecem estar alinhadas quanto a prazos e o próprio projeto. Sabe-se que a resistência à privatização no Senado Federal é maior, mas as concessões regionais devem garantir o apoio de parte dos parlamentares.

Um impeditivo importante pode ser a CPI da Covid, que tem sido o tema central na Casa e atrapalha os planos do governo, mas o Planalto estuda pedir a prorrogação extraordinária da Medida Provisória por mais 4 meses, estendendo o prazo de vencimento para meados de outubro.

Com a divulgação do cronograma, as ações da Eletrobras (ELET3/ELET6) subiram forte no pregão desta quinta-feira e devem seguir nessa direção no dia de hoje – provavelmente, com uma alta mais branda.

Este conteúdo faz parte da nossa Newsletter ‘E Eu Com Isso’.

Para ficar por dentro do universo dos investimentos de maneira prática, clique abaixo e inscreva-se gratuitamente!

e-eu-com-isso

Leia também: Mandetta na CPI.

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook

Recomendado para você

Levante Ideias - Juros
E eu com isso

A nova narrativa dos juros

A divulgação da edição mais recente do Relatório Focus nesta segunda-feira (26) mostra uma mudança nas expectativas. Não foi um movimento de ruptura. Ao contrário,

Read More »
Levante Ideias - Congresso Nacional
E eu com isso

Bola da vez

Com a reunião entre Bolsonaro e Ciro Nogueira (PI), o Partido Progressistas é a bola da vez em Brasília. O presidente da sigla deve mesmo

Read More »
Levante Ideias - Economia China
E eu com isso

Sell-off prossegue na China

Na madrugada desta segunda-feira (26), o sell-off (movimento forte e generalizado de venda dos ativos) das ações chinesas do setor de educação privada e tecnologia

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.

Fechar Menu

Fechar Painel