A Levante traz as melhores ideias de investimento

Corte de juros não é necessário

Corte de Juros não é necessário

Todas as atenções estão voltadas ao banco central americano. Pode ser anunciado o primeiro corte de juros dos EUA em mais de dez anos. O comunicado está marcado para às 15h. O mercado precifica uma grande chance de isso ocorrer.

No entanto, com uma economia crescendo +2,1 por cento ao ano, desemprego em baixa recorde de -3,6 por cento e inflação de +2 por cento, consistente com a meta do Fed, se tem uma coisa que os EUA não precisam neste momento é um corte de juros.

A redução teria uma razão principal:

O Fed antecipa uma queda na atividade econômica que ainda não ocorreu de verdade. Haja vista os números acima e as referências de solidez econômica presentes em recentes declarações de seu presidente Jerome Powell.

E Eu Com Isso?

Cenário 1, corte das taxas:

Esperemos um movimento de alta nas bolsas tanto nos EUA como em países emergentes.

Cenário 2, manutenção das taxas:

Esta medida pegaria o mercado um pouco de surpresa e poderíamos ver uma queda das bolsas, e maior volatilidade para as próximas semanas. Investidores poderiam reagir e se proteger comprando ouro, por exemplo.

Cenário 3, aumento das taxas:

O resultado é extremamente improvável e contrariaria o consenso dos investidores. Nesse caso, poderíamos ver uma queda mais brusca nos mercados internacionais e uma fuga para o dólar. Isto acarretaria, portanto, uma desvalorização das moedas de países emergentes, como o real.

Mas, como diria Joseph Zilde, estrategista-chefe da Blackstone, uma das maiores empresas de investimentos do mundo, o mercado tem um péssimo histórico em prever as decisões do FED. Geralmente, o consenso está equivocado.

Assim, aguardamos o desenrolar dessa saga das taxas de juros, que tem sido o fator determinante dos movimentos financeiros em 2019. 

Confira

“Grau de Investimento” de volta: fluxo de dólares na Bolsa brasileira

Como acompanhar as notícias do mercado financeiro? Veja aqui!

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook

Recomendado para você

Levante Ideias - Federal Reserve
E eu com isso

O Fed e a incerteza

A muito aguardada reunião do Federal Reserve (Fed), o banco central americano, que se encerrou na quarta-feira (28) manteve os investidores na incerteza em relação

Read More »
Senado - Levante Investimentos
E eu com isso

Para além da CPI da Covid-19

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), tem se movimentado para organizar a retomada de pautas econômicas na Casa, ainda mais após acordo para indicar

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.