Levante Ideias - Copom

Copom vê limite à queda da taxa Selic

Publicada na manhã desta terça-feira (12), a ata da 230ª reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) mostra que os juros no Brasil podem até cair mais um pouco, mas não vão chegar a zero.

Retomando: ao anunciar o corte de 0,75 ponto percentual no dia 6 de maio, o Copom foi além das expectativas, que eram de uma redução de 0,50 ponto percentual. Mais do que isso, deixou em aberto a possibilidade de realizar outro corte dessa magnitude na próxima reunião, marcada para os dias 16 e 17 de junho. 

Também na semana passada começou a especulação se o Federal Reserve (Fed, o banco central americano) poderia passar a praticar taxas de juros negativas nos Estados Unidos. Todo esse cenário apontava para a probabilidade de cortes ainda mais profundos nos juros, tanto brasileiros quanto americanos.

No entanto, aqui como lá, as autoridades monetárias descartaram essa hipótese. Nos Estados Unidos, diversos diretores regionais do Fed declararam, tanto na sexta-feira (8) quanto na segunda-feira (11) que a hipótese de juros negativos nos Estados Unidos está descartada. “Essa é a ferramenta menos eficiente da política monetária”, disse Raphael Boslic, presidente do Fed regional de Atlanta.

A interpretação por aqui é semelhante. Ao divulgar a ata, o Copom deixou claro que há um limite mínimo para a taxa básica de juros. “A maioria dos membros ponderou que o limite seria significativamente maior em economias emergentes do que em países desenvolvidos, devido à presença de um prêmio de risco. Foi ressaltado que esse prêmio tende a ser maior no Brasil, dadas a sua relativa fragilidade fiscal e as incertezas quanto à sua trajetória fiscal prospectiva”, informa a Ata. E, para não deixar dúvidas: “Nesse contexto, já estaríamos próximos do nível onde reduções adicionais na taxa de juros poderiam ser acompanhadas de instabilidade nos mercados financeiros e nos preços de ativos.” 

Tradução: em sua linguagem deliberadamente desassustada, o Copom deixou claro que se os juros caírem demais poderá haver um desequilíbrio muito forte nos preços dos ativos: ações, taxas de câmbio, títulos de renda fixa e até mesmo imóveis e commodities. Assim, os fundamentos da escolha de investimentos continuam valendo. Os juros estão baixos, as taxas reais podem até ficar perto de zero (ou pontualmente negativas em momentos de susto da inflação), mas a maneira de fazer as contas não mudou.

INTERNACIONAL – Os preços dos contratos futuros de S&P 500 começam o dia em leve alta, estimulados pela notícia de que a China vai reduzir tarifas de importação em 696 produtos e serviços americanos, no âmbito da primeira fase do acordo comercial negociado no início deste ano. A primeira fase prevê um aumento das importações chinesas dos Estados Unidos em 77 bilhões de dólares por ano, valor que deve subir para 123 bilhões de dólares por ano na segunda fase.

INDICADORES – O Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M) registrou uma deflação (queda de preços) de 0,32 por cento no primeiro decêndio de maio. No primeiro decêndio de abril, o índice havia indicado uma alta de preços de 1,05 por cento. A principal causa da queda foi a deflação nos preços no atacado. 

O alívio da tensão internacional fará que o dia seja positivo. Com isso, esperamos um dia de alta para os ativos locais. 

* Este conteúdo faz parte do nosso boletim diário: ‘E Eu Com Isso?’. Todos os dias, o time de analistas da Levante prepara as notícias e análises que impactam seus investimentos. Clique aqui para receber informações sobre o mercado financeiro em primeira mão.

Leia também: O que você deveria ter feito para ganhar com a alta do dólar

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Recomendado para você

Crypto 101

Altcoins: A melhor opção para o Halving? | Crypto 101

Participe da Comunidade Levante Crypto agora mesmo e fique por dentro das principais notícias desse mercado: https://lvnt.app/uvwfup

Hoje em dia, com o Bitcoin já tendo ocupado seu espaço de mercado, muitas pessoas buscam outras moedas digitais para investir.

Afinal, criptos mais baratas – e fora do radar – possuem um potencial muito maior que o vovô das criptos.

É aí que entram as Altcoins, que cada vez mais vêm ganhando espaço no mercado cripto.

Read More »
Crypto 101

3 Criptos de Inteligência Artificial com alto potencial em 2024 | Crypto 101

Atualmente, é necessário ir além do Bitcoin e do Ethereum para conseguir lucrar de verdade no mercado Cripto, que já começa a se movimentar como uma indústria cada vez mais robusta.
Neste contexto, o setor de Inteligência Artifical em Criptomoedas se apresenta como um dos mais promissores na nova indústria, e projetos como $OCEAN (Ocean Protocol), $FET (Fetch.ai) e $PAAL (Pluto Protocol) emergem como líderes na integração dessas tecnologias de ponta.

Participe da Comunidade Levante Crypto agora mesmo e fique por dentro das principais notícias desse mercado: https://lvnt.app/uvwfup

Read More »
Crypto 101

Ganhe Criptomoedas DE GRAÇA: Conheça os Airdrops de Criptos | Crypto 101 

Airdrops de Criptomoedas é o assunto que vem parando o mercado cripto. Como assim, é possível ganhar criptomoedas DE GRAÇA?!

Basicamente, Airdrops são caracterizados pela distribuição gratuita de tokens para detentores de uma determinada criptomoeda ou membros de uma comunidade específica.

Pela importância que o assunto vem tomando, no Crypto 101 de hoje, vamos abordar as principais características dos airdrops em artigo exclusivo.

Read More »
Crypto 101

O que é Staking de Criptomoedas e como fazer na prática? | Crypto 101

Staking de criptomoedas é um processo pelo qual os detentores de determinadas moedas digitais participam da validação e do consenso das transações em suas respectivas redes blockchain. Em essência, é a prática de bloquear uma certa quantidade de criptomoedas em uma carteira específica para apoiar as operações da rede.

Hoje em dia, para quem busca novas maneiras de operar Cripto, o Staking de Criptomoedas é uma maneira inovadora e com alto potencial.

Participe da Comunidade Levante Crypto agora mesmo e fique por dentro das principais notícias desse mercado: https://lvnt.app/uvwfup

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.