Denise Campos de Toledo EECI

Copom deixa em aberto algumas possibilidades

O destaque da economia doméstica, nesta semana, foi a decisão do Copom. O Comitê do Banco Central confirmou as expectativas, ao elevar a taxa Selic em 0,50 pp, para 13,75%. Só que no comunicado deu algumas sinalizações não muito previstas, como a possibilidade de mais aumento dos juros básicos, um ajuste residual, de menor magnitude, de 0,25 pp. O Copom também reafirmou o compromisso com a desinflação e com a ancoragem das expectativas em torno da meta. Desinflação que está acontecendo em função dos cortes de tributos, como os que baixaram fortemente o preço da gasolina, apesar de os núcleos seguirem pressionados, com aumentos ainda preocupantes, como de Serviços, fora o índice de disseminação ainda elevado dos aumentos.

De qualquer modo, projeções apontam que o IPCA poderá sair dos atuais 11,89% em 12 meses, até junho, para algo próximo de 7% no final do ano. Problema maior é a ancoragem das expectativas para as metas. O BC prevê 4,6% para o IPCA em 2023 e o mercado já trabalha com variação acima de 5%, com novo estouro do teto da meta. Só que, nesse sentido, veio o recado de uma certa flexibilização de objetivos. Além de prever inflação abaixo do teto para o ano que vem e de 2,27% para 2024, o Comitê fala em estratégia de convergência da inflação para o redor da meta ao longo do horizonte relevante, que inclui o ano de 2023 e, em grau menor, o de 2024. O objetivo da convergência parece estar agora entre o final de 2023 e o primeiro trimestre de 2024. 

Esses sinais trouxeram leituras diferenciadas, dividindo as apostas entre um ajuste de mais 0,25 pp e interrupção do ciclo; continuidade, talvez, com mais um aumento, além do de setembro, pelas projeções em alta para a inflação do próximo ano, tanto pela composição atual do índice como por pressões que podem vir da reversão de medidas que estão garantindo a desaceleração agora; ou, até, uma parada nos 13,75% pela suposta postura dovish quanto ao horizonte da meta. 

Fato é que podemos continuar vendo instabilidade na curva de juros, pelo acompanhamento dos índices de atividade, emprego e contas públicas, que embutem riscos de pressões adicionais na inflação, sem esquecer das eleições e das consequências que poderá ter sobre a política econômica a ser implementada a partir do próximo ano.

No contexto de formação das expectativas ainda é preciso incluir o conturbado cenário externo, com altas dos juros pelos bancos centrais, risco de retração global, com queda de preços das commodities, como tem ocorrido com o petróleo e o minério, o que ajudaria na desinflação, mas comprometendo receitas do País.

O certo é que vamos conviver com juros altos por um bom tempo, em patamar contracionista, jogando na contramão das medidas de estímulo do governo, que por enquanto estão levando vantagem, sem saber o impacto efetivo na inflação. Mas juros que, por outro lado, ainda podem assegurar boa atratividade para o capital externo, pelos diferencial em relação às taxas praticadas no exterior, mesmo que também estejam em alta. O smart money vai continuar buscando oportunidades independentemente das ondas de aversão ao risco, que podem prosseguir diante de cenários, aqui e no exterior, que guardam muitas incertezas. Mas até os balanços das empresas brasileiras, em algumas áreas, podem garantir atratividade e recuperação de preços na Bolsa local. Oportunidades nos vários ativos que os investidores daqui também devem aproveitar.

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Recomendado para você

Crypto 101

Altcoins: A melhor opção para o Halving? | Crypto 101

Participe da Comunidade Levante Crypto agora mesmo e fique por dentro das principais notícias desse mercado: https://lvnt.app/uvwfup

Hoje em dia, com o Bitcoin já tendo ocupado seu espaço de mercado, muitas pessoas buscam outras moedas digitais para investir.

Afinal, criptos mais baratas – e fora do radar – possuem um potencial muito maior que o vovô das criptos.

É aí que entram as Altcoins, que cada vez mais vêm ganhando espaço no mercado cripto.

Read More »
Crypto 101

3 Criptos de Inteligência Artificial com alto potencial em 2024 | Crypto 101

Atualmente, é necessário ir além do Bitcoin e do Ethereum para conseguir lucrar de verdade no mercado Cripto, que já começa a se movimentar como uma indústria cada vez mais robusta.
Neste contexto, o setor de Inteligência Artifical em Criptomoedas se apresenta como um dos mais promissores na nova indústria, e projetos como $OCEAN (Ocean Protocol), $FET (Fetch.ai) e $PAAL (Pluto Protocol) emergem como líderes na integração dessas tecnologias de ponta.

Participe da Comunidade Levante Crypto agora mesmo e fique por dentro das principais notícias desse mercado: https://lvnt.app/uvwfup

Read More »
Crypto 101

Ganhe Criptomoedas DE GRAÇA: Conheça os Airdrops de Criptos | Crypto 101 

Airdrops de Criptomoedas é o assunto que vem parando o mercado cripto. Como assim, é possível ganhar criptomoedas DE GRAÇA?!

Basicamente, Airdrops são caracterizados pela distribuição gratuita de tokens para detentores de uma determinada criptomoeda ou membros de uma comunidade específica.

Pela importância que o assunto vem tomando, no Crypto 101 de hoje, vamos abordar as principais características dos airdrops em artigo exclusivo.

Read More »
Crypto 101

O que é Staking de Criptomoedas e como fazer na prática? | Crypto 101

Staking de criptomoedas é um processo pelo qual os detentores de determinadas moedas digitais participam da validação e do consenso das transações em suas respectivas redes blockchain. Em essência, é a prática de bloquear uma certa quantidade de criptomoedas em uma carteira específica para apoiar as operações da rede.

Hoje em dia, para quem busca novas maneiras de operar Cripto, o Staking de Criptomoedas é uma maneira inovadora e com alto potencial.

Participe da Comunidade Levante Crypto agora mesmo e fique por dentro das principais notícias desse mercado: https://lvnt.app/uvwfup

Read More »
Crypto 101

Como Montar uma Carteira de Criptomoedas | Crypto 101

Com o avanço do universo cripto, saber como montar uma Carteira de Criptomoedas se torna cada vez mais importante.
Afinal, não é só escolher qualquer moeda digital e investir, certo?
Por isso, no Crypto 101 desta semana, vamos passar pelos tópicos mais importantes sobre o assunto.

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.