CCJ

Comissão especial será instalada hoje

Comissão especial será instalada hoje

A criação da Comissão Especial (CE) ocorreu nesta quarta-feira (24). Agora, já existe quórum suficiente de indicados para que ela seja instalada ainda hoje. O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), negociou acordo para iniciar os trabalhos da comissão hoje, às 11 horas. Haverá eleição do presidente e escolha do relator da PEC 6/2019 nessa etapa.

De acordo com a distribuição das 49 vagas de titulares, os partidos independentes (Centrão + DEM e PSDB) devem ser maioria com 26 integrantes – sendo novamente o grupo a ser convencido para que a reforma tramite com celeridade e seja aprovada.

Com relação à Presidência da CE, o franco favorito para o cargo é o deputado Marcelo Ramos (PR-AM), vice-líder do PR na Câmara, e com bom trânsito entre a oposição. Já a relatoria tem alguns nomes sob cogitação: os deputados Eduardo Cury (PSDB-SP), Samuel Moreira (PSDB-SP), Vinícius Poit (Novo-SP) e Pedro Paulo (DEM-RJ). Para esta vaga, espera-se alguma disputa entre o governo e o Centrão. Aparentemente, tanto o Novo quanto o PSDB desagradam os partidos de centro por serem muito favoráveis à proposta. Eles vem gerando resistências automáticas para eventuais alterações no texto.

E Eu Com Isso?

Portanto, Maia vem desempenhando bom trabalho para instalar a comissão com rapidez e não perder mais nenhum tempo. Assim, todo dia agora é cada vez mais precioso à reforma. Independentemente de quem for escolhido presidente e relator, o mais crucial nesta fase é que o governo articule politicamente. Com isso, evitaria o máximo possível de atraso e desidratação do projeto.

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook

Recomendado para você

Levante Ideias - Telecomunicação
E eu com isso

Onda de M&A na telecom

Um estudo publicado pela consultoria RGS Partners mostra que o Brasil movimentou mais US$ 92 bilhões em fusões e aquisições em 95 transações entre 2010

Read More »
Levante Ideias - Banco Central
E eu com isso

Semana decisiva para os juros

A próxima semana será decisiva para a trajetória dos juros brasileiros de agora em diante. Em circunstâncias normais, o prognóstico seria de alta das expectativas

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.

Fechar Menu

Fechar Painel