Levante - Gráfico representando a subida e descida de ativos

Começa um novo ciclo

O trimestre que se encerrou na quarta-feira (31) foi um dos melhores da história. Os investidores foram tomados por uma onda de quase euforia com as perspectivas positivas para a economia e para a pandemia do coronavírus. No dia 8 de janeiro, o Ibovespa bateu seu recorde histórico e fechou a 125.077 pontos. Algumas das ações do índice avançaram muito. Braskem PNA (BRKM5) subiu mais de 68 por cento, e Embraer ON (EMBR3) avançou mais de 58 por cento.

O trimestre que se encerrou na quarta-feira (31) foi um dos piores da história. Os investidores quase entraram em pânico devido à piora dos números da pandemia e à turbulência política. No pior momento, o Ibovespa recuou 12 por cento em relação a seu pico. E sem contar as ações do Pão de Açúcar, que caíram por motivos técnicos devido à separação dos negócios da rede Assaí, ações do índice como Via Varejo, EzTec e IRB Brasil Re caíram mais de 25 por cento.

Qual das versões explica melhor o que ocorreu durante o primeiro trimestre de 2021? Nenhuma. Ou ambas. Ou algo no meio termo.

Há muitos anos, um grande jornal realizou uma campanha publicitária premiada cujo slogan era “é possível contar um monte de mentiras dizendo só a verdade”. O mesmo raciocínio vale para uma descrição do comportamento do mercado acionário nos três primeiros meses de 2021. Dependendo das ações e dos números que entrarem no raciocínio, é possível construir qualquer narrativa, absolutamente otimista ou totalmente pessimista. Qual será verdadeira?

De novo, ambas e nenhuma. A narrativa “verdadeira” para cada investidor dependerá de sua jornada pessoal no mercado e das decisões – certas ou erradas – que tomou. Só para voltarmos ao exemplo do Pão de Açúcar, cujas ações recuaram mais de 46 por cento no trimestre devido à cisão do Assaí. Quem comprou os papéis no dia 1º de março, logo depois do spin-off, embolsou um generoso retorno de 42,2 por cento em março. Os assinantes do Domingo de Valor, relatório semanal escrito pelo competente Eduardo Guimarães, receberam um relatório no dia 7 de março explicando a operação.

Se formos fazer um balanço dos três primeiros meses do ano, notaremos que, apesar de toda a volatilidade, o Ibovespa encerrou o primeiro trimestre com uma queda discreta de apenas 2 por cento. Que muitas empresas divulgaram resultados bastante positivos. E que os investidores optaram por não dar muita atenção às turbulências políticas dos últimos dias.

Assim, vale mais do que nunca a regra de que vale a pena procurar boas empresas para investir. Compensa buscar es companhias com modelos de negócio sustentáveis e que apresentam resultados sólidos. E que esses papéis, desde que comprados por preços adequados, fornecem ao investidor um barco para atravessar os mares de qualquer mercado, dos dias calmos aos tempestuosos. E para isso você pode contar com a Levante Ideias de Investimentos. Juntos, teremos muito sucesso no trimestre que se inicia.

Indicadores

A produção industrial nacional recuou 0,7 por cento em fevereiro em relação ao mês anterior, interrompendo uma sequência de nove altas consecutivas. O setor se encontra agora 13,6 por cento abaixo do patamar recorde alcançado em maio de 2011 e 2,8 por cento acima do nível pré-pandemia, de fevereiro de 2020. No ano, a indústria acumula alta de 1,3 por cento e, em 12 meses, queda de 4,2 por cento. As informações são da Pesquisa Industrial Mensal (PIM), divulgada nesta quinta-feira pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

E Eu Com Isso?

O primeiro pregão do quarto trimestre começa com estabilidade nos contratos futuros de Ibovespa e um movimento de alta nos contratos futuros do índice americano S&P 500, devido ao otimismo com o plano de investimentos de 2 trilhões de dólares em infraestrutura anunciado na quarta-feira (31) pelo presidente americano Joe Biden. Isso também fez o rendimento dos títulos do Tesouro americano recuar para 1,709 por cento no começo dos negócios, abaixo dos picos registrados durante a semana.

Este conteúdo faz parte da nossa Newsletter ‘E Eu Com Isso’.

Para ficar por dentro do universo dos investimentos de maneira prática, clique abaixo e inscreva-se gratuitamente!

e-eu-com-isso

Leia também: MGLU3 — As Ações da Magazine Luiza Ainda Valem O Investimento?

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook

Recomendado para você

Levante Ideias - Juros
E eu com isso

A nova narrativa dos juros

A divulgação da edição mais recente do Relatório Focus nesta segunda-feira (26) mostra uma mudança nas expectativas. Não foi um movimento de ruptura. Ao contrário,

Read More »
Levante Ideias - Congresso Nacional
E eu com isso

Bola da vez

Com a reunião entre Bolsonaro e Ciro Nogueira (PI), o Partido Progressistas é a bola da vez em Brasília. O presidente da sigla deve mesmo

Read More »
Levante Ideias - Economia China
E eu com isso

Sell-off prossegue na China

Na madrugada desta segunda-feira (26), o sell-off (movimento forte e generalizado de venda dos ativos) das ações chinesas do setor de educação privada e tecnologia

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.

Fechar Menu

Fechar Painel