lockdown eeci

Combate à crise

O governo deve reforçar a reedição de medidas para fazer frente à crise da Covid-19, após uma deterioração significativa da pandemia no Brasil. Segundo o ministro da Economia, para além do auxílio emergencial, medidas como a antecipação do abono salarial e o décimo terceiro para idosos devem ser implementadas assim que o Orçamento de 2021 for aprovado.

O Programa de Preservação de Renda e Emprego (BEm), que esteve em vigor durante todo o ano passado, deve voltar a valer por quatro meses, podendo empresários e trabalhadores suspenderem contratos de trabalho e reduzirem jornadas de trabalho em comum acordo. O impacto fiscal, segundo balanço do ministério da Economia, da extensão do BEm seria de cerca de 51 bilhões de reais. A prorrogação do fim da carência do Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Pronampe) também está sendo analisada.

O governo também espera que a Câmara dos Deputados aprove a PEC Emergencial ainda essa semana. O relator da proposta, deputado Daniel Freitas (PSL-SC), deve apresentar uma minuta do parecer ainda nesta segunda-feira (8). O relatório pode sofrer mudanças, mas a tendência é de somente retirada eventual de alguns trechos para que o texto não precise voltar para análise no Senado Federal.

E Eu Com Isso?

Com o recrudescimento da pandemia, o Executivo se vê obrigado a estender novamente as medidas econômicas de combate à Covid-19. Inicialmente, essa não seria uma realidade para 2021, mas o ritmo de vacinação e as novas variantes do vírus tornam os novos gastos praticamente obrigatórios.

A tendência é, portanto, de mais um ano sem que a meta de resultado primário tenha de ser atingida e a continuidade de uma perigosa trajetória da dívida pública. Lembrando que a PEC Emergencial promove ajustes no âmbito fiscal, mas eles só devem ter início no médio prazo. Investidores ficarão de olho nos novos gastos decorrentes da extensão de programas de auxílio, a fim de projetar qual será o rombo nas contas públicas para este ano.

Este conteúdo faz parte da nossa Newsletter ‘E Eu Com Isso’.

Para ficar por dentro do universo dos investimentos de maneira prática, clique abaixo e inscreva-se gratuitamente!

e-eu-com-isso

Leia mais: Balanço macropolítico | Política sem Aspa.

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook

Recomendado para você

Brasília - E Eu Com Isso - Levante
E eu com isso

O tempo não para em Brasília

A semana em Brasília será bastante movimentada, mesmo com o feriado nacional de Tiradentes nesta próxima quarta-feira (21). No radar, dois acontecimentos bastante importantes do

Read More »
Lojas Renner - LREN3 - Levante Investimentos
E eu com isso

Follow-on da Lojas Renner (LREN3)

Na tarde de sexta-feira (16), a Lojas Renner confirmou o planejamento de uma oferta subsequente de ações (follow-on), em resposta à notícia veiculada mais cedo

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.

Fechar Menu

Fechar Painel