Levante Ideias - Banco Central

Chancela do STF

O Supremo Tribunal Federal julgou a ação de inconstitucionalidade que tratava da autonomia do Banco Central, rejeitando-a por 8 votos a 2 e, portanto, mantendo válida a lei que deu formalmente autonomia à autarquia.

Para a maioria dos ministros, não houve vício formal – como se alegava na ação, impetrada por partidos de oposição – durante o processo de tramitação do Projeto de Lei no Congresso Nacional. Votaram contra a autonomia apenas o relator, ministro Ricardo Lewandowski, e a ministra Rosa Weber.

A tese defendida pela maioria dos ministros foi de que não cabe ao Poder Judiciário interferir sobre o modo como o Congresso interpreta e aplica as regras de seu regimento interno.

Também houve, entre a corrente vencedora, ministros defendendo a importância de o Bacen funcionar com mandato fixo de quatro anos e de modo intercalado com as eleições presidenciais.

Com o fim do julgamento, que se arrastava desde o início deste ano e somente nesse mês foi colocado para votação no plenário, ficam pacificadas quaisquer tentativas de reverter a autonomia formal da autoridade monetária do país.

E Eu Com Isso?

O placar favorável à autonomia do Banco Central era esperado com alguma folga, conforme adiantamos em outras edições deste boletim.

Este conteúdo faz parte da nossa Newsletter ‘E Eu Com Isso’.

e-eu-com-isso

Leia também: Está mais difícil fazer prognósticos otimistas | Denise Campos de Toledo.

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook

Recomendado para você

Política sem Aspas, por Felipe Berenguer
Política Sem Aspas

Qual Terceira Via? | Política sem Aspas

Expressão largamente utilizada nos noticiários e na política brasileira, especialmente nesta última década, a “Terceira Via” foi consagrada a partir de teoria elaborada por um

Read More »
Levante Ideias - Câmara dos Deputados
E eu com isso

Rumo ao plenário

Na esteira do que antecipamos nesta quinta-feira (23), a comissão especial da Câmara dos Deputados aprovou a PEC (Proposta de Emenda à Constituição) 32/2020, que

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.