Centrão pressiona por mais gastos públicos

Deputados e senadores do chamado “Centrão” querem que o governo lance mão de mais recursos para contornar a crise do coronavírus. Segundo locutores do governo, o bloco deve pressionar a equipe econômica por meio de propostas no Congresso – como a tentativa de tornar permanente o auxílio de 600 reais.

A ala política do governo já reconhece que terá de fazer acenos aos parlamentares, a fim de consolidar essa nova aliança. No entanto, as concessões devem ser em doses homeopáticas, para evitar uma “flexibilização radical” que possa ameaçar a agenda liberal da equipe econômica e, consequentemente, a própria permanência de Paulo Guedes no governo. 

A aliança com o Centrão e a delicada situação econômica fazem pressão sobre a agenda de reformas. A sustentabilidade de Guedes no governo passa fundamentalmente em como serão feitas as eventuais concessões para aumentar gastos do governo, que já está praticamente espremido no Orçamento.

Se por um lado, a agenda pode sofrer pressão, o apoio do Centrão é de grande importância para que qualquer pauta seja aprovada. 

* Este conteúdo faz parte do nosso boletim diário: ‘E Eu Com Isso?’. Todos os dias, o time de analistas da Levante prepara as notícias e análises que impactam seus investimentos. Clique aqui para receber informações sobre o mercado financeiro em primeira mão.

Leia também: É sempre mais difícil trocar o pneu com o carro andando

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook

Recomendado para você

Política Sem Aspas

As vantagens competitivas de Brasília

Nesses quase três anos de Levante, pude absorver muitos novos conteúdos relacionados ao mercado financeiro e trocar muito conhecimento relevante com outros membros da equipe.

Read More »
E eu com isso

STF decide reeleição

Como esperado, já se iniciou o julgamento do Supremo Tribunal Federal (STF) para definir se os presidentes da Câmara e do Senado podem concorrer à

Read More »
eletrobras
E eu com isso

Privatização da Eletrobras

Uma das medidas mais urgentes para conter o avanço da dívida pública nos próximos anos é a venda de ativos e privatizações por parte do

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.

Fechar Menu

Fechar Painel