Levante Ideias - Brasilia

Centrão chega à Esplanada

O governo publicou, na noite desta última quarta-feira (10), Medida Provisória (MP) recriando o Ministério das Comunicações e nomeou o deputado Fábio Faria (PSD-RN) para o comando da pasta. Anteriormente, a pasta estava ligada ao Ministério da Ciência e Tecnologia, mas com o desmembramento, agora o governo passa a ter 23 ministérios.

A Secretaria de Comunicação, sob o comando de Fábio Wajngarten, passa a compor a nova pasta e o ex-chefe da Secom será secretário-executivo das comunicações. O deputado Fábio Faria está em seu quarto mandato federal e é genro do apresentador Sílvio Santos – fato que justificaria, segundo Bolsonaro, sua nomeação.

Segundo aliados do Planalto, havia um desejo de recriar o ministério por dois principais motivos: a) o desempenho de Marcos Pontes na área de Comunicação não estaria convencendo o presidente nas últimas semanas; b) a Secom, antes ligada diretamente ao gabinete de Bolsonaro, era considerada uma “fábrica de problemas”, na visão dos militares.

Ainda que Bolsonaro formalmente não admita, a indicação de um deputado do PSD, que compõe o Centrão, para comandar um ministério é um passo à frente nas negociações políticas para angariar apoio no Congresso. Até agora, o governo somente distribuía cargos de segundo e terceiro escalões. A indicação de Fábio Faria agrada especialmente a bancada evangélica, da qual o deputado faz parte, e deve reforçar a estratégia de combater as acusações envolvendo o inquérito das fake news no Supremo Tribunal Federal (STF). O deputado tem bom trânsito no setor de telecomunicações e também é próximo de Rodrigo Maia (DEM-RJ), devendo azeitar ainda mais a relação entre Executivo e Legislativo.

* Este conteúdo faz parte do nosso boletim diário: ‘E Eu Com Isso?’. Todos os dias, o time de analistas da Levante prepara as notícias e análises que impactam seus investimentos. Clique aqui para receber informações sobre o mercado financeiro em primeira mão.

Leia também: Centrão é oficialmente da base do governo

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook

Recomendado para você

Levante Ideias - Cosan
E eu com isso

Fundo da Cosan amplia portfólio

A Cosan (CSAN3), veículo de investimento (holding) com foco em energia, agronegócio e infraestrutura que controla empresas como Raízen (RAIZ4) e Rumo (RAIL3), anunciou via

Read More »
Levante Ideias - Dinheiro
E eu com isso

Acordo para precatórios

Após uma série de discussões de bastidor, os Três Poderes vão caminhando em direção a uma solução para os precatórios no Orçamento de 2022. A

Read More »
Levante Ideias - Evergrande
E eu com isso

A Evergrande não é tão grande

O conglomerado chinês Evergrande (3333.HK) pode, sem exagero, ser considerado um império. É a segunda maior incorporadora chinesa. Emprega 200 mil pessoas e gera 3,8

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.