bolsa de valores

Cenários instáveis – 09/04

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

Cenários instáveis

Há algum tempo que não comento sobre polêmicas de Trump. Dessa vez, não tem como fugir. Agora, ele ameaçou impor novas tarifas contra a Europa… Com uma eventual tensão com o velho continente, o temor que ocorra algum problema na fase final da negociação entre China e EUA também aumenta. Ameaças diplomáticas são desestabilizadoras. Em 2018, sentimos na pele como uma guerra comercial pode ser prejudicial para os ativos financeiros e para a economia como todo.

O outro pesadelo que assombra investidores é o risco de desaceleração global. Então, olhos atentos ao relatório sobre as perspectivas globais em dia de encontro de primavera do Banco Mundial e FMI.

Tudo isso ocorre quando as commodities seguem em valorização. O petróleo mantém em forte alta e atingiu a máxima recente depois da escalada de conflitos na Líbia. O minério de ferro atingiu o maior nível na China nos últimos 4 anos e meio, na esteira da redução da oferta mundial do minério. Apesar de ruim para muitos países, a notícia é positiva para o Brasil, visto que somos um grande exportador de commodities.

Em Brasília, hoje é dia da leitura do parecer da reforma previdenciária na CCJ, que não deve trazer grandes surpresas. Ainda assim, esse é um ponto positivo porque representa o avanço da tramitação da proposta. A votação na CCJ deve ocorrer na próxima semana.

O que mais afeta daqui para frente é o efeito da desidratação da reforma. Ou seja, o quanto será reduzido da economia de um trilhão de reais projetada por Paulo Guedes. Cada disse me disse é motivo para instabilidades no curto prazo, ainda que a chance de aprovação da reforma seja o que esteja segurando os ativos brasileiros.

E Eu Com Isso?

O cenário externo é delicado e com sinais mistos. Ainda, clima mais negativo e tenso do lado político. Ambos os cenários devem fazer com que a terça-feira seja levemente negativa para os ativos locais.

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

Recomendado para você

Resultados da CVC

A CVC (CVCB3) apresentou nesta quarta-feira (30), após o fechamento do mercado, os seus resultados do 1T20. Como era de se esperar, os resultados vieram

Petrobras: STF decidirá sobre refinarias

Nesta quarta-feira (30) recomeça o processo de julgamento e votação dos ministros do Supremo Tribunal Federal a respeito da legalidade do processo de venda da

Risco fiscal e aumento da dívida pública

Na coluna de hoje, vou falar sobre a deterioração das contas públicas do Governo Federal, o aumento do déficit público, a consequente alta nas taxas

Fechar Menu

Fechar Painel