reforma

Câmbio alto deve permanecer, diz Paulo Guedes – 26/11

Câmbio alto deve permanecer, diz Paulo Guedes 

A segunda-feira (25) foi um novo dia de recorde para as taxas de câmbio. Segundo a cotação oficial do Banco Central (BC), a chamada Ptax, a taxa de câmbio encerrou o dia a 4,215 reais, alta de 0,53 por cento, cravando um novo pico nominal. O que catalisou a apreciação da moeda americana na segunda-feira foi a notícia de um déficit de 7,8 bilhões de dólares no saldo de transações correntes de outubro. Foi o pior resultado para este mês desde 2014, e superou até mesmo a expectativa mais pessimista entre os analistas de mercado, que previam um déficit de 6,1 bilhões de dólares. No entanto, há mais fatores para explicar a apreciação da moeda americana em relação ao real.

A lenta recuperação da economia brasileira e a dificuldade de atrair investimentos internacionais têm jogado contra o real. O governo também anunciou dados parciais da balança comercial para novembro, que caminha para fechar no vermelho, o que não acontece desde novembro de 2014.

A melhora da economia brasileira e a redução do ritmo da economia internacional devido à guerra comercial entre China e Estados Unidos (e, no caso brasileiro, devido à crise na Argentina) fez com que o setor externo atuasse como um freio no crescimento econômico. A avaliação dos especialistas do Banco Votorantim é que a contribuição externa líquida sobre o Produto Interno Bruto (PIB) tenha sido negativa em meio ponto percentual sobre o PIB. Esses movimentos também drenaram dólares, pois aumentaram as importações e reduziram tanto as exportações quanto os Investimentos Estrangeiros Diretos (IED), um dos itens mais importantes da conta de transações correntes.

Até há poucos anos, dólar alto representava sinal de problemas. Crise. Fuga de investidores estrangeiros e nacionais, que estavam tentando blindar seu patrimônio contra os solavancos da economia doméstica, reais ou imaginários. E, para piorar as coisas, Paulo Guedes, ministro da Economia, disse na segunda-feira em Washington que “é bom a população e os investidores se acostumarem” com o câmbio valorizado. Este raciocínio vale?

Em termos. Em um regime de câmbio flutuante, como o que vigora há quase 21 anos, o preço do dólar em relação ao real é um excelente amortecedor das diferenças de ritmo entre as economias do Brasil e as de seus principais parceiros comerciais. Claro que um câmbio apreciado quer dizer que há menos dólar na praça.

Isso não é, necessariamente, um mau sinal. A melhora da economia brasileira e a redução do ritmo da economia internacional devido à guerra comercial entre China e Estados Unidos (e, no caso brasileiro, devido à crise na Argentina) fez com que o setor externo atuasse como um freio no crescimento econômico.

Há outros fatores. A queda forte e, ao que tudo indica, sustentável dos juros reduz a diferença entre a rentabilidade dos investimentos no Brasil e em outros países, o que diminui a vinda de capital especulativo. Além disso, também estimula as empresas a quitar suas dívidas em dólar e a captar recursos em reais, para evitar os riscos de mudanças no câmbio e cortar os custos dos mecanismos de hedge. Tudo isso são movimentos naturais da economia, mas eles atuam na mesma direção, de reduzir a oferta de dólar na praça.

E Eu Com Isso?

Os investidores acostumaram-se a pensar que dólar apreciado é, no geral, ruim para a bolsa. Apesar de beneficiar as ações de empresas exportadoras, um real fraco em relação à moeda americana indica menos investidores internacionais, os quais têm sido os compradores finais de ações.

Leia também: De olho no futuro fiscal do Brasil

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Recomendado para você

Crypto 101

Altcoins: A melhor opção para o Halving? | Crypto 101

Participe da Comunidade Levante Crypto agora mesmo e fique por dentro das principais notícias desse mercado: https://lvnt.app/uvwfup

Hoje em dia, com o Bitcoin já tendo ocupado seu espaço de mercado, muitas pessoas buscam outras moedas digitais para investir.

Afinal, criptos mais baratas – e fora do radar – possuem um potencial muito maior que o vovô das criptos.

É aí que entram as Altcoins, que cada vez mais vêm ganhando espaço no mercado cripto.

Read More »
Crypto 101

3 Criptos de Inteligência Artificial com alto potencial em 2024 | Crypto 101

Atualmente, é necessário ir além do Bitcoin e do Ethereum para conseguir lucrar de verdade no mercado Cripto, que já começa a se movimentar como uma indústria cada vez mais robusta.
Neste contexto, o setor de Inteligência Artifical em Criptomoedas se apresenta como um dos mais promissores na nova indústria, e projetos como $OCEAN (Ocean Protocol), $FET (Fetch.ai) e $PAAL (Pluto Protocol) emergem como líderes na integração dessas tecnologias de ponta.

Participe da Comunidade Levante Crypto agora mesmo e fique por dentro das principais notícias desse mercado: https://lvnt.app/uvwfup

Read More »
Crypto 101

Ganhe Criptomoedas DE GRAÇA: Conheça os Airdrops de Criptos | Crypto 101 

Airdrops de Criptomoedas é o assunto que vem parando o mercado cripto. Como assim, é possível ganhar criptomoedas DE GRAÇA?!

Basicamente, Airdrops são caracterizados pela distribuição gratuita de tokens para detentores de uma determinada criptomoeda ou membros de uma comunidade específica.

Pela importância que o assunto vem tomando, no Crypto 101 de hoje, vamos abordar as principais características dos airdrops em artigo exclusivo.

Read More »
Crypto 101

O que é Staking de Criptomoedas e como fazer na prática? | Crypto 101

Staking de criptomoedas é um processo pelo qual os detentores de determinadas moedas digitais participam da validação e do consenso das transações em suas respectivas redes blockchain. Em essência, é a prática de bloquear uma certa quantidade de criptomoedas em uma carteira específica para apoiar as operações da rede.

Hoje em dia, para quem busca novas maneiras de operar Cripto, o Staking de Criptomoedas é uma maneira inovadora e com alto potencial.

Participe da Comunidade Levante Crypto agora mesmo e fique por dentro das principais notícias desse mercado: https://lvnt.app/uvwfup

Read More »
Crypto 101

Como Montar uma Carteira de Criptomoedas | Crypto 101

Com o avanço do universo cripto, saber como montar uma Carteira de Criptomoedas se torna cada vez mais importante.
Afinal, não é só escolher qualquer moeda digital e investir, certo?
Por isso, no Crypto 101 desta semana, vamos passar pelos tópicos mais importantes sobre o assunto.

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.