Suamy Beydoun/Estadão Conteúdo

Câmara já discute sucessão de Maia

A Câmara dos Deputados já começa a articulação nos bastidores para a eleição da Presidência da Casa, que ocorrerá em fevereiro do ano que vem. O deputado escolhido pelos seus pares irá substituir Rodrigo Maia, que não pode, pela Constituição, concorrer à reeleição. 

As discussões se intensificaram após o Planalto se aproximar de líderes do Centrão, sinalizando que Bolsonaro tentará promover um candidato governista para o comando da Casa. Parlamentares da oposição e grupos não ligados ao governo já se movimentam para criar uma alternativa ao nome do governo. 

Entre os nomes ventilados para a cadeira, estão o de Marcos Pereira (SP), presidente do Republicanos, do líder do PP, Arthur Lira (AL), e do líder da Maioria da casa, Aguinaldo Ribeiro (PP-PB). Bolsonaro vem conversando com os dois primeiros nomes, enquanto Aguinaldo é mais ligado ao grupo de Maia. O Partido Progressista, inclusive, segue dividido internamente quanto à escolha de nome. Nomes como Capitão Augusto (PL-SP), Fábio Ramalho (MDB-MG) e Alessandro Molon (PSB-RJ) também aparecem nos bastidores.

O adiantamento precoce das discussões sobre a sucessão de Maia mostra a importância dada pelo governo à cadeira. De fato, o Presidente da Câmara tem competências fundamentais no processo legislativo e pode ser o melhor aliado, ou o pior pesadelo, de um governo. O nome vencedor terá importante peso para os dois anos restantes de atuação do governo no Legislativo, mas ainda é muito cedo projetar qualquer cenário do pleito.

* Este conteúdo faz parte do nosso boletim diário: ‘E Eu Com Isso?’. Todos os dias, o time de analistas da Levante prepara as notícias e análises que impactam seus investimentos. Clique aqui para receber informações sobre o mercado financeiro em primeira mão.

Leia também: Conclusões precipitadas

Compartilhe

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.

Recomendado para você

E eu com isso

Parecer da reforma tributária

O parecer da reforma tributária já tem data para ser apresentado na Comissão Mista, formada por deputados e senadores. O relator da reforma, deputado Aguinaldo

Read More »
E eu com isso

Sinqia faz nova aquisição

A Sinqia (SQIA3) anunciou nesta quarta-feira (25), após o fechamento do mercado, a aquisição da Fromtis, uma fornecedora de softwares para o mercado financeiro no

Read More »
E eu com isso

Plano estratégico da Petrobras

Na noite desta quarta-feira (25), após o fechamento do mercado, o Conselho de Administração da Petrobras (PETR3/PETR4) aprovou o Plano Estratégico para o período de

Read More »
Fluxo de indicadores
E eu com isso

Contra fluxo não há argumentos

Os números da B3, divulgados na quarta-feira (25), não deixam margem a dúvidas. Até o dia 23 de novembro, a entrada líquida de recursos internacionais

Read More »
Votação em Senado
E eu com isso

Votação da Lei de Falências

A nova Lei de Recuperação Judicial e Falência, apelidada de Lei de Falências no Congresso, será pautada nesta quarta (25) em plenário no Senado Federal.

Read More »
Fechar Menu

Fechar Painel