Levante Ideias - Emprego EUA

Calote na China e empregos nos EUA

A semana se encerra com os investidores atentos às notícias no mercado internacional. Os pregões chineses retornaram às atividades nesta sexta-feira (08) após uma semana fechados, devido às comemorações da Semana Dourada.

A retomada foi positiva, com o índice SSE da bolsa de Xangai fechando com alta de 0,67%. No entanto, há uma forte expectativa com relação ao que vai ocorrer com os títulos da incorporadora Evergrande.

No fim de setembro a empresa resolveu o vencimento de um título em que se esperava um calote por meio de “negociações privadas” com os credores – leia-se um adiamento.

A Evergrande perdeu visibilidade nos noticiários nos dias em que se seguiram. No entanto, à medida que os detalhes dos contratos eram divulgados, os investidores descobriram que há um período de tolerância de 30 dias, que se encerra na última semana de outubro.

Pelas contas de uma associação de possuidores de títulos assessorada pelo banco de investimentos Moelis, os pagamentos “adiados” somam US$ 131 milhões. É pouco perto do passivo total da Evergrande, estimado em US$ 305 bilhões, mas pode ser o início de uma longa série de declarações de inadimplência.

Para piorar a situação, a subsidiária do Moelis em Hong Kong informou que um calote é “iminente”, o que deverá movimentar o noticiário ao longo dos próximos dias.

Os problemas na China não são o único fator a chamar a atenção dos investidores. Nesta manhã será divulgada a criação de empregos não-agrícolas (“non farm payroll”) dos Estados Unidos referente a setembro. O prognóstico é da abertura de 500 mil novas vagas, o que poderá indicar uma recuperação da economia americana.

O indicador terá de ser interpretado com cuidado pelos investidores, uma vez que a pandemia provocou uma desorganização razoável do mercado de trabalho.

Além da redução da oferta de mão de obra de baixa qualificação devido aos auxílios emergenciais, as medidas de restrição levaram à criação de pequenas empresas, ao home office e a outras medidas que tornaram menos nítida a separação entre empregados e desempregados.

Além disso, a alta nos mercados de ações e de criptomoedas enriqueceram vários americanos, os quais podem se dar ao luxo de passar algum tempo sem trabalhar. Daí a indefinição com o indicador, que terá de ser analisado com cuidado.

Inflação

O IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo), que baliza a meta de inflação, indicou uma alta de preços de 1,16% em setembro, a maior para o mês desde 1994, quando o índice foi de 1,53%.

Com isso, o indicador acumula altas de 6,90% no ano e de 10,25% nos últimos 12 meses, acima do registrado nos 12 meses imediatamente anteriores (9,68%). Em setembro do ano passado, a variação mensal foi de 0,64%, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

E Eu Com Isso?

Os contrato futuros de Ibovespa e do índice americano S&P 500 estão em leve alta na manhã desta sexta-feira. No entanto, os preços podem oscilar dependendo da divulgação do nível de emprego nos Estados Unidos e de outras notícias sobre a Evergrande.

As notícias são positivas para a bolsa em um cenário de volatilidade.

Este conteúdo faz parte da nossa Newsletter ‘E Eu Com Isso’.

e-eu-com-isso

Leia também: Excesso de incertezas exige mais informações e planejamento para investir.

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook

Recomendado para você

Levante Ideias - Congresso Nacional
E eu com isso

Auxílio aprovado

A Medida Provisória 1.061/21, publicada no início de agosto para instituir o programa Auxílio Brasil, foi aprovada nesta quinta-feira (25) na Câmara dos Deputados, por

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.